Biblioteca de Cáceres

Perguntas Frequentes

  • 1 - Qual é o horário de funcionamento da Biblioteca?
  • A biblioteca atende ao público de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h e das 15:00 às 21:00.

  • 2 - Qual é o endereço da biblioteca?
  • E-mail:
    Telefone:

  • 3 - Quem pode utilizar a biblioteca?
  • A consulta é permitida ao público em geral, contudo o empréstimo é restrito aos alunos de graduação ou pós-graduação, regularmente matriculados e vinculados ao Campus de Cáceres e ainda a todos os professores efetivos e contratados da Unemat.

  • 4 - Como faço para renovar um livro?
  • Acesse o endereço eletrônico http://biblioteca.unemat.br e clique no item Renovação, informe seu usuário e sua senha e confirme. Selecione as obras desejadas e clique no botão Renovar. A data de devolução será alterada automaticamente. Lembre-se que existem limites de renovação web e nem sempre será possível renová-la.

  • 5 - Como faço para reservar uma obra?
  • Após realizar a pesquisa, clique no icone em formato de "livro" - "Reservar", clique no botão Confirmar e aparecerá a mensagem Reserva efetuada com sucesso! Lembre-se que a reserva só é possível quando não existe exemplar no acervo.

  • 6 - Por quanto tempo a obra que reservei ficará disponível após sua liberação?
  • A reserva ficará disponível por um dia útil a partir da sua liberação ou 24 horas. Expirado o prazo, a obra será encaminhada para o próximo usuário da fila de reservas ou será devolvida ao acervo.

  • 7 - Como gerar o boleto de multas?
  • Acesse http://biblioteca.unemat.br/multas/ ou gere seu boleto no balcão de atendimento da biblioteca. É necessário o número do CPF e o valor da multa.

  • 8 - Posso pedir para outra pessoa pagar minha multa?
  • Sim. Para isto basta que seja apresentado o comprovante de pagamento do boleto e o número da matrícula.

  • 9 - Posso pagar minha multa sem devolver as obras atrasadas?
  • Não, pois o valor da multa só é gerado após a devolução dos materiais atrasados.

  • 10 - Como posso saber mais sobre o regulamento de empréstimo da biblioteca?
  • Veja mais informações em http://biblioteca.unemat.br/download/ e baixe da Resolução 020/2006 - Consuni. Veja também outros documentos informativos sobre a biblioteca.

  • 11 - Serei avisado do vencimento do prazo de empréstimo?
  • Sim, se possuir email cadastrado. O Sistema Gnuteca envia automaticamente aos usuários um e-mail de aviso de vencimento do prazo de empréstimo. No entanto, o não recebimento desse aviso, por qualquer motivo que seja, não isenta o usuário de pagamento de multa por atraso. Portanto, esteje atento aos prazos de vencimento dos seus empréstimos.

  • 12 - Sou ex-aluno. Posso retirar materiais da biblioteca?
  • Não. O empréstimo é um serviço exclusivo para alunos, professores e funcionários. Mas a pesquisa e a leitura local é aberta a todos.

  • 13 - O que é SciELO?
  • SciELO - Scientific Electronic Library Online é um portal de revistas brasileiras que organiza e publica textos completos de revistas na Internet. Produz e divulga indicadores do uso e impacto desses periódicos.

  • 14 - O que são periódicos científicos?
  • Periódicos são publicações editadas em fascículos, com encadeamento numérico e cronológico, em intervalos regulares ou irregulares, por um tempo indeterminado, trazendo a colaboração de vários autores, sob a direção de uma ou mais pessoas, mas geralmente de uma entidade responsável, tratando de assuntos diversos, porém dentro de uma temática relativamente definida. (SOUZA, D. H. F. Publicações periódicas:processos técnicos, circulação e disseminação seletiva da informação. Belém:UFPA, 1992).

  • 15 - Como faço para sugerir a aquisição de um livro?
  • Os departamentos e programas de pós-graduação são os responsáveis pela composição e atualização do acervo, ou seja, a sugestão de obras a serem adquiridas devem ser feitas diretamente com o departamento. Acesse http://biblioteca.unemat.br/sugerir-aquisicao/, para obter a lista de emails dos departamentos.

  • 16 - O que é referência?
  • De acordo com a ABNT (NBR 6023, 2002), referência é o "conjunto de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual", ou seja, é um conjunto de elementos que identificam um determinado documento, não importando o formato em que se apresenta.

  • 17 - Como conseguir a ficha catalográfica da minha monografia, dissertação ou tese?
  • Leia as informações necessários, preencha os campos no formulário e envie. Sua solicitação será respondida em torno de 7 a 15 dias utéis. Esse serviço é exclusivo para quem possui vínculo com o Campus de Cáceres - UNEMAT. Acesse aqui.,

  • 30 - Como posso aprender a utilizar os recursos da biblioteca?
  • A biblioteca mantém um bibliotecário(a) à disposição para orientação aos usuários. Para aprender a usar fontes de informação, oferecemos treinamentos ou visitas, mediante agendamento prévio por meio do endereço eletrônico http://biblioteca.cac.unemat.br/visitas-orientadas/.

  • 31 - Qual o valor da multa diária dos materiais?
  • Independente do tipo de material, a multa a ser cobrada é de R$ 1,00 por dia útil (que existe atendimento) e por item. Sábados, domingos e Feriados não são computados.

  • 32 - Quantos obras posso retirar?
  • Depende do grupo de usuário:
    Alunos: 5 itens por 7 dias
    Pós-graduação e Professores: 5 itens por 10 dias;
    Funcionários: 5 itens por 7 dias.

  • 33 - Posso retirar materiais sem carteirinha da Biblioteca?
  • Não! A apresentação da carteirinha da biblioteca é obrigatória no ato do atendimento, tanto para empréstimo, quanto para reservas, nada consta e outros tipos de serviços. Na devolução das obras não é necessário à apresentação desta.

  • 34 - Posso renovar e/ou retirar material se estou com prazo de devolução em atraso?
  • Não. O sistema bloquea automaticamente a renovação e/ou empréstimo caso o usuário esteja com material em atraso.

  • 35 - Posso renovar obras pela internet?
  • Depende. A renovação de revistas não registradas no sistema da Biblioteca não é possível via on-line. Estas devem ser apresentadas e renovadas no balcão de empréstimos. Revistas registradas no sistema da Biblioteca podem ser renovadas via on-line, sendo permitidas três renovações consecutivas, caso o material não tenha reserva.

  • 36 - Quantas renovações posso fazer pela internet?
  • São permitidas de uma a três renovações web consecutivas, se a obra não estiver reservada. Após estourar o limite, a obra só poderá ser renovada no balcão de atendimento. Para saber mais sobre renovações web, acesse http://biblioteca.cac.unemat/tutoriais/.

  • 37 - Serei comunicado que minha reserva está disponível?
  • O sistema de empréstimos enviará um e-mail para o primeiro solicitante da lista de espera da reserva, após o material ter sido devolvido na Biblioteca, comunicando que a sua reserva estará disponível para retirar. O prazo para retirar o material é de 48 horas após o aviso do e-mail. Contudo é necessário que esteja com email cadastrado para receber este aviso.

  • 38 - Posso verificar minhas reservas solicitadas?
  • Sim, por meio do sistema da biblioteca pela internet e/ou no balcão de empréstimo. Para saber mais sobre reservas web, acesse http://biblioteca.cac.unemat.br/tutoriais/.

    Fale Conosco: coordecom@unemat.br