Biblioteca de Cáceres

Gnuteca

Gnuteca é um sistema para automação de todos os processos de uma biblioteca, independente do tamanho de seu acervo ou da quantidade de usuários. O sistema desenvolvido pela Solis – Cooperativa de Soluções Livres foi criado de acordo com critérios definidos a validados por um grupo de bibliotecários e foi desenvolvido tendo como base de testes uma biblioteca real, a do Centro Universitário Univates, no qual está em operação desde fevereiro de 2002.

O Gnuteca é um software livre, isto é, pode ser copiado, distribuído e modificado livremente. O software é aderente a padrões conhecidos e utilizados por muitas bibliotecas, como o ISIS (Unesco) e o MARC21 (LOC - Library Of Congress). Por ter sido desenvolvido em um ambiente CDS/ISIS, o Gnuteca prevê a fácil migração de acervos deste tipo, além de vários outros.

O sistema pode ser utilizado tanto na gestão de pequenos acervos particulares, como para acervos de mais de 100 mil exemplares. Por ser um software livre, e utilizar como base apenas outros softwares livres, não há limite prático no número de estações de atendimento, ilhas para consulta ou acesso através da Internet.

A Biblioteca Regional do Campus Universitário "Jane Vanini", adotou o GNUTECA - Sistema de gestão, empréstimo e colaboração para Bibliotecas, como software de gestão de acervo. Atualmente o acervo encontra-se em processo de informatização e atualização de suas obras, contudo, sua maior parte está devidamente na base do software.

O acadêmico pode realizar consultas on-line de obras cadastradas no acervo, através de terminal exclusivo na biblioteca para esse fim ou por qualquer computador que tenha acesso a internet.

O Gnuteca visa contribuir para o gerenciamento eletrônico de nossas atividades; facilitar a busca do conhecimento por parte do usuário; diminuir o tempo entre a chegada do item na biblioteca (aquisição ou doação) e sua disponibilidade no acervo. Além da facilidade na obtenção de dados bibliográficos e outras informações para gerar relatórios.

Mais informações em Solis – Cooperativa de Soluções Livres

Fale Conosco: coordecom@unemat.br