Biblioteca de Cáceres

História da Biblioteca Regional de Cáceres

A Biblioteca Regional do Campus de Cáceres (BRC) originou-se em 1978, com a criação do IESC – Instituto de Ensino Superior de Cáceres, pessoa jurídica de direito privado, através de doação de livros pela comunidade, de gincanas realizadas para arrecadar obras e mediante um convênio junto à prefeitura municipal de Cáceres. Foram disponibilizados 300 (trezentos) exemplares, os quais davam suporte para as atividades acadêmicas na época.

No que tange a regulamentação, a biblioteca é gerida pela Resolução Consuni 020/2006 que aprova o Regulamento das Bibliotecas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). De acordo com esta resolução, as bibliotecas regionais estão administrativamente subordinadas à Coordenação Regional do seu respectivo Campus, na qual emanam as diretrizes para a execução dos serviços e atividades.

A biblioteca regional têm dessa forma, a missão de organizar e disponibilizar o acervo bibliográfico, dividido em diversos suportes de informação para estudo, pesquisa e extensão, atendendo os cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e professores da instituição e também toda a comunidade externa composta pela rede estadual e municipal de educação, apenas para consulta ao acervo.

No dia 16 de agosto de 2008 é inaugurada a nova estrutura de uma das maiores bibliotecas do interior de Mato Grosso, a qual funcionava em um espaço logisticamente desfavorável a atividade acadêmica. A nova e atual estrutura física de aproximadamente 2.100 metros quadrados, instalada no Campus Universitário de "Jane Vanini" - Cáceres, possui um espaço projetado com dois andares: no térreo funcionam os setores de periódicos, produção científica de acadêmicos e professores, obras raras, além de 11 salas de estudo para grupos e laboratórios. A rampa de acesso leva ao pavilhão superior, no qual está localizado o acervo principal, referências e dicionários, além de uma ampla área para estudo.

Com o novo prédio da Biblioteca, o índice de usuários aumentou consideravelmente, face à sua localização no Campus Universitário "Jane Vanini", o qual possui doze cursos regulares com entrada semestral de quarenta acadêmicos por curso, passando a atender a média diária estimada de 1000 (mil) usuários, distribuídos entre acadêmicos, funcionários, docentes, alunos de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu e a comunidade externa.

Fale Conosco: coordecom@unemat.br