VI Enalihc

APRESENTAÇÃO

A Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - vem se consolidando como espaço privilegiado de produção do conhecimento no Centro-Oeste do país, com vistas a atender à demanda de uma das regiões ainda consideradas como periféricas no âmbito da pesquisa.

Os 11 campi da UNEMAT, distribuídos por toda a extensão do Estado de Mato Grosso, empenham-se em investigar a grande diversidade sociocultural e ambiental que caracteriza as regiões em que estão inseridos, estabelecendo interlocução e parceria com pesquisadores de outras IES, em âmbito nacional e internacional, de forma a integrar a UNEMAT ao escol científico com qualidade e proficiência.

Na grande área de conhecimento da linguagem, os estudos em linguagem são notáveis. Os avanços dda UNEMAT, nesse sentido, vão desde a massiva qualificação do quadro docente em nível de Pós-graduação stricto sensu nas mais conceituadas universidades do país à recente criação dos cursos de Mestrado em Linguística e em Literatura, a participação do Profletras em dois Campi da Universidade, e com a perspectiva da iminente criação do Programa de Doutorado em Linguística.

Neste cenário, destaca-se a atuação do Centro de Estudos e Pesquisa em Linguagem - CEPEL -, que nasceu como meta do Mestrado Interinstitucional em Linguística (convênio UNEMAT/UNICAMP/CAPES), com o fim de fomentar a pesquisa na Instituição, agregar pesquisadores da área da linguagem em âmbito nacional e internacional e difundir o conhecimento científico.

Entre as várias realizações do CEPEL, está o ENALIHC - Encontro Nacional de Linguagem, História e Cultura -, que, neste ano, em sua 6ª. edição, ocorrerá na cidade de Cáceres, MT, sede da UNEMAT, de 28 a 31 de agosto.

O ENALIHC é um evento bianual, que visa a congregar pesquisadores dos cinco campi da UNEMAT que oferecem o curso de Letras e convidados de todos os cantos do país. Nas cinco edições anteriores, o evento revelou-se profícuo, com uma participação intensa e ativa da comunidade universitária da UNEMAT, agraciado com presenças ilustres e significativas no campo da pesquisa em linguagem e enriquecido com a apresentação de trabalhos de grande vulto, que resultaram na publicação de livros-coletânea, ação que se constitui hoje numa prática regular que sucede cada ENALIHC.

Fale Conosco: coordecom@unemat.br