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Workshop de Pesquisa e Pós-Graduação Indígena






Data:
Dias 07 a 09 de outubro de 2009.


Faculdade Indígena Inter-Cultural

Histórico

A Faculdade Indígena Inter-cultural é resultado de discussões iniciadas no ano de 1997 envolvendo vários segmentos da sociedade civil, representantes indígenas, órgãos governamentais e não-governamentais, no ano de 2001 teve início o Projeto de Formação de Professores Indígenas – 3° Grau Indígena. As aulas tiveram inicio no mês de julho, para a 1ª Turma dos Cursos de Licenciatura Específica para a Formação de Professores Indígenas. Em janeiro de 2005 tiveram início as aulas para a 2ª Turma dos cursos.

Em junho de 2006, a 1ª Turma concluiu as atividades do curso, sendo realizada a Colação de Grau e a entrega dos diplomas de licenciados a 186 professores indígenas. Em agosto de 2007, considerando a necessidade de fortalecer as ações desenvolvidas pela UNEMAT em prol da Educação Superior indígena em Mato Grosso, o Projeto 3° Grau Indígena foi transformado no Programa de Educação Superior Indígena Inter-cultural – PROESI. Em janeiro de 2008 iniciaram as aulas para a 3ª Turma dos cursos de licenciatura. 

Além disso, no período entre 2002 e 2004 foi ofertada uma especialização Lato Sensu em Educação Escolar Indígena. Atualmente encontra-se em andamento uma nova turma do referido curso, com a oferta de 60 vagas específicas para professores indígenas egressos da UNEMAT e de outras IES. 
Em dezembro de 2008, durante o II Congresso Universitário da UNEMAT, realizado foi aprovada a criação da Faculdade Indígena Inter-cultural, incorporando as ações relacionadas a Educação Superior Indígena. 
Em janeiro de 2009, tiveram início as aulas da primeira turma, específica para indígenas, do Curso de Especialização em Educação Escolar Indígena. 

Face ao exposto, o I Workshop de Pesquisa e Pós-Graduação Indígena tem como objetivo identificar mecanismos para implantação de um programa de pós-graduação indígena na Universidade do Estado de Mato Grosso, uma vez que esta atende a 32 etnias de Mato Grosso e mais 14 etnias de outros Estados da Federação (Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins), além de atender 340 professores índios que atuam nas escolas indígenas do Ensino Fundamental e Médio. 


Prof. Dr. Elias Januário e Profª. Drª. Carolina Joana da Silva 
Coordenadores
 
 
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