O Instituto de Ciências Naturais
e Tecnológicas, ICNT, é responsável pelo acompanhamento
e supervisão didático, político e pedagógico
de todos os cursos oferecidos pela Unemat nas áreas de Ambiente,
Científico-tecnológico e da Saúde.
A meta principal do ICNT é desenvolver a integração
acadêmica, envolvendo os docentes, discentes, técnico-administrativos
e representantes da sociedade civill organizada nas discussões,
elaborações e execuções de propostas que
visem a garantia da indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão.
Para tanto é de fundamental importância fomentar a produção
acadêmico-científico, possibilitando aos professores e
alunos participarem de eventos regionais e nacionais, inclusive com
publicações de artigos, demonstrando à sociedade,
um dos papéis da Universidade.
Um grande esforço tem sido empreendido por parte do ICNT para
melhorar a qualidade de seus cursos, bem como o desenvolvimento da pesquisa.
Assim, priorizou-se a qualificação dos docentes ligados
às áreas de atuação do ICNT e hoje a maioria
de seus professores já cursaram mestrado, doutorado ou estão
em fase final de conclusão desses cursos.
A direção do ICNT, em conjunto com os departamentos e
com o apoio das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação,
Ensino de Graduação e Extensão e Cultura, visa
consolidar a pesquisa na Unemat e vem reestruturando as matrizes curriculares
de seus cursos, flexibilizando a estrutura curricular e possibilitando
o desenvolvimento da pesquisa e da extensão, ao mesmo tempo em
que se desenvolvem as atividades de ensino.
Ao todo são 15 cursos, oferecidos em 10 municípios: licenciatura
em Biologia nas modalidades regulares e diferenciadas (Parceladas e
Módulos Temáticos), e licenciatura em Ciências Naturais
e Matemática, este oferecido especificamente para professores
indígenas. Na modalidade bacharelado são oferecidos os
cursos de Biologia, Agronomia, Engenharia Florestal, Zootecnia e Enfermagem.
O apoio dado aos departamentos vinculados tem possibilitado aos professores
e alunos participarem dos principais eventos científicos das
áreas afins, inclusive com a publicação de vários
artigos dos próprios alunos, fortalecendo, assim, a iniciação
científica no meio acadêmico.
OBJETIVOS
1-GERAL
Desenvolver a integração acadêmica, envolvendo os
docentes, discentes, técnico-administrativos e representantes
da sociedade civil organizada nas discussões e elaborações
de propostas que visem a garantia da indissociabilidade entre o ensino,
pesquisa e extensão.
2-ESPECÍFICOS
1.Elaborar e definir o Plano de Trabalho Anual, PTA, em conjunto com
os departamentos e cursos diferenciados;
2.Viabilizar a contratação de profissionais especializados
para atuarem nas áreas da Biologia, Saúde e Agro-ambientais,
que integram o Instituto;
3.Formar banco de dados com informações de todos os departamentos
vinculados ao ICNT;
4.Incentivo à participação de discentes e docentes
em eventos regionais e nacionais;
5.Fomentar a produção acadêmico-científica,
com vistas ao fortalecimento pelo Programa de Bolsas de Iniciação
Científica, PIBIC e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
a Extensão, Pibiex;
6.Buscar parcerias para implementação e estruturação
de laboratórios de Biologia,, Enfermagem e Ciências Agro-ambientais;
7.Promover discussões junto aos departamentos sobre a semana
pedagógica,; implementar atividades didático-pedagógicos
junto às modalidades diferenciadas (Parceladas e Módulos
Temáticos), na busca da regularização e reconhecimento
de cursos;
8.Viabilizar a implantação de cursos de pós-graduação
lato sensu aos cursos regulares e aos cursos diferenciados;
9.Promover a participação dos acadêmicos das Parceladas
e dos Módulos Temáticos nos grupos de pesquisa dos cursos
regulares;
10.Orientação/visitas aos projetos de pesquisa, ensino
e extensão dos departamentos;
11.Firmar convênio com conselhos regionais (CRBio, COREN, CREA
e CRMV) e Federais;
12.Divulgação de fontes de recursos (MEC, MMA-FNMA, MS,
CNPq, CAPES, FAPEMAT, FAESPE, EMBRAPA, IBAMA, ONGs) para financiamento
de projetos, bolsas de estudo (iniciação científica),
cursos de formação e convênios;
13.Orientação aos professores e acadêmicos sobre
avaliação institucional (PROVÃO);
14.Elaborar calendário interdepartamental, rotativo, para realização
de eventos de ensino, pesquisa, extensão e cultura;
15.Estreitar relações com outras Instituições
de Ensino Superior do país, como troca de experiências.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PARA O ANO
DE 2003
I SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Data: 27 E 28/03/2003
Local: Alta Floresta
A Educação Ambiental
é tarefa muldisciplinar, conforme os Parâmetros Curriculares
Nacionais, PCNs, e deve ser trabalhada em todas as disciplinas do ensino
fundamental e médio. Nos cursos de graduação, muitas
monografias tratam da educação ambiental nos aspectos
que levem em consideração os fatores biológicos,
econômicos, sociais e culturais de forma interrelacionada. Embora
sabe-se a tempos dessa discussão, ela está ainda de maneira
incipiente e , na maioria das vezes, restrita aos próprios locais.
Muitos esforços têm sido feitos para minimizar esse problema,
uma vez que muitos desses trabalhos sequer saem das prateleiras do campus
ou núcleo. Em vista disso e das distâncias geográficas,
além da elevada proposta de abertura de cursos de pós-graduação
nos referidos locais, torna-se necessário uma discussão
junto com pesquisadores, acadêmicos e profissionais ligados à
educação ambiental para divulgação dos trabalhos
que a Instituição vem realizando e a viabilidade da implementação
de um programa de educação ambiental que contemple os
anseios multicampi e que promova uma formação continuada
dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão.
Pensando nisso, propõem-se a realização do I Seminário
de Educação Ambiental como a primeira temática
de discussão do Programa Institucional de Educação
Ambiental.
O público alvo do seminário será acadêmicos,
professores, profissionais que atuam nas áreas da educação
ambiental e outros interessados.
Com este encontro, buscará-se conhecer as pesquisas em educação
ambiental na Unemat; promover e divulgar trabalhos realizados pela Instituição
abordando a educação ambiental; integrar os pesquisadores
dos campi e núcleo para a implementação de um programa
de educação ambiental.
I SEMINÁRIO SOBRE O
EXAME NACIONAL DE CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Data: 25/04/2003
Local:Nova Xavantina
A Universidade do Estado de Mato Grosso,
por meio dos cursos regulares em Ciências Biológicas em
Cáceres, Alta Floresta e Nova Xavantina, Módulos Temáticos
em Guarantã do Norte e licenciaturas plenas Parceladas em Araputanga,
que são cursos que ainda terão que passar pelo exame,
torna relevante apresentar a dimensão deste sistema de avaliação
a fim de avaliar em contrapartida o papel do Exame Nacional de Cursos,
ENC, para o aprimoramento dos cursos de Biologia e se o mesmo leva em
conta as particularidades dos cursos da Instituição
Com a realização do I Seminário sobre o Exame Nacional
de Cursos de Ciências Biológicas, a Unemat pretende informar
a importância do provão como forma de melhoria na qualidade
de ensino
O público alvo do seminário será os acadêmicos
que se submeterão ao provão em 2003, chefes de departamento,
coordenadores de cursos, pais de alunos e professores interessados.
Objetiva-se com o encontro informar sobre o ENC; aprofundar o conhecimento
sobre a formulação de suas diretrizes; estimular a comunidade
acadêmica a se comprometer, cotidianamente, com a qualidade da
formação dos futuros profissionais; encarar o processo
de avaliação dos cursos como uma oportunidade a mais para
repensar os projetos pedagógicos; difundir a cultura da avaliação
e lograr desempenho condizente com a qualidade de ensino dos cursos
de Ciências Biológicas da Unemat.
I SEMINÁRIO DAS CIÊNCIAS
AGRO-AMBIENTAIS
Data: Junho
Local: Alta Floresta
Este encontro será realizado
anualmente. Inicialmente será realizada uma reunião com
o chefe de departamento do curso de Ciências Agro-ambientais para
discutir e definir as prioridades do curso. A partir desta reunião,
pretende-se formatar o projeto do seminário aqui apresentado.
I SIMPÓSIO DE BIOLOGIA
DE MATO GROSSO
Data: Setembro
Local:Tangará da Serra
Este encontro será realizado
anualmente, em diferentes campi da Instituição. Inicialmente
será realizada uma reunião com chefes de departamentos
para discutir e definir as prioridades dos cursos de Ciências
Biológicas. A partir desta reunião, pretende-se formatar
o projeto do smpósio ora apresentado.
QUADRO DE PROFESSORES
CAMPUS |
GRAD. |
ESP. |
MESTRANDO |
MESTRES |
DOUTORANDO |
DOUTOR |
TOTAL |
ALTA FLORESTA
|
9
B)
3 (A) |
8(B)
7 (A) |
4(A) |
7(B)
9(A) |
6(B)
4(A) |
1(A) |
58 |
CÁCERES |
11 |
|
1 |
12 |
5 |
2 |
31 |
NOVA XAVANTINA
|
2
B) |
7
B) |
1
B) |
7
B) |
4
B) |
4
B) |
25 |
PONTES E LACERDA |
14
(TOTAL): Z 14 |
TANGARÁ
DA SERRA |
6
(A) |
|
|
1
(AG) 2(A) |
|
5
(A) |
14
|
TOTAL |
45
|
22
|
6
|
38
|
19
|
12
|
142
|
OBS.: B (Ciências Biológicas),
A(Agro-ambientais), Z (Zootecnia); AG (Agronomia)
PROJETOS
CAMPUS |
PESQUISA |
ENSINO |
EXTENSÃO |
ENSINO/EXTENSÃO |
ENSINO/PESQUISA/EXTENSÃO |
TOTAL |
ALTA FLORESTA |
5
(B) 3 (A) |
1
(A) |
2
(B) |
2
(A) |
2
(A) |
15 |
CÁCERES |
13 |
|
|
2 |
|
15 |
NOVA XAVANTINA |
3
(B) |
|
|
4
(B) |
|
7 |
PONTES E LACERDA |
2
(Z) |
|
|
|
|
2 |
TANGARÁ
DA SERRA |
5 |
|
1 |
|
|
6 |
TOTAL |
32 |
1 |
2 |
8 |
2 |
45 |
OBS.: B (Ciências Biológicas),
A(Agro-ambientais), Z (Zootecnia)
CONVÊNIOS
CAMPUS |
Número
de Convênios |
TOTAL |
ALTA FLORESTA |
11
(B) 8 (A) |
19 |
CÁCERES |
|
|
NOVA XAVANTINA |
2
(B) |
2 |
PONTES E LACERDA |
2
(Z) |
2 |
TANGARÁ
DA SERRA |
10 |
10 |
TOTAL |
|
|
OBS.: B (Ciências Biológicas), A(Agro-ambientais), Z (Zootecnia)
LABORATÓRIOS
LABORATÓRIO |
ALTA
FLORESTA |
CÁCERES |
NOVA
XAVANTINA |
PONTES
E LACERDA |
TANGARÁ
DA SERRA |
TOTAL |
Citologia e
Histologia |
|
1 |
|
|
|
1 |
Biologia |
|
1 |
5 |
5 |
|
11 |
Ecologia |
1 |
|
|
|
|
1 |
Análise
de Solo |
1 |
|
|
|
|
1 |
Botânica |
|
1 |
|
|
|
1 |
Ensino/ Extensão |
|
|
5 |
|
|
5 |
Anatomia |
|
1 |
|
|
|
1 |
Zoologia |
|
1 |
|
|
|
1 |
Anatomia 2 |
|
1 |
|
|
|
1 |
Enfermagem 2 |
|
1 |
|
|
|
1 |
Fitopatologia
e Microbiologia |
|
|
|
|
1 |
1 |
Zoologia, Invertebrados
e Entomologia |
|
|
|
|
1 |
1 |
Botânica
Geral e Forragicultura |
|
|
|
|
1 |
1 |
Desenho Técnico,
Topografia e Construções rurais |
|
|
|
|
1 |
1 |
Biologia Geral
e Biologia Molecular |
|
|
|
|
1 |
1 |
Bioquímica,
Química, Física, Biofísica e Nutrição
Animal |
|
|
|
|
1 |
1 |
Total |
2 |
7 |
10 |
5 |
6 |
30 |
NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS
CAMPUS |
NÚMERO DE ALUNOS MAtrICULADOS |
CONCORRÊNCIA DO VESTIBULAR |
TOTAL |
ALTA FLORESTA |
279 (B) 179 (A) |
|
458 |
CÁCERES |
247 (2002/2) |
|
|
NOVA XAVANTINA |
298 |
2002 /1: 6.7 2003 /1: 9,2 |
298 |
PONTES E LACERDA
|
73 |
2001: 3.4 2002: 2,1 |
73 |
TANGARÁ DA SERRA |
40 (AG)- 1o. Ano 36 (AG)- 2 o. Ano 40 (B) |
2001/2: 4,63 2002/2: 4,1 |
116 |
TOTAL |
|
|
|
OBS.: B (Ciências Biológicas),
A(Agro-ambientais), AG (Agronomia); E (Enfermagem)
INFORMAÇÕES
Telefone:0(XX)65 221- 0048- Cáceres-MT
Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas (ICNT)
Diretor: Ms. Antonio Francisco Malheiros
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