Instituto de Ciências Naturais

O Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas, ICNT, é responsável pelo acompanhamento e supervisão didático, político e pedagógico de todos os cursos oferecidos pela Unemat nas áreas de Ambiente, Científico-tecnológico e da Saúde.
A meta principal do ICNT é desenvolver a integração acadêmica, envolvendo os docentes, discentes, técnico-administrativos e representantes da sociedade civill organizada nas discussões, elaborações e execuções de propostas que visem a garantia da indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão.
Para tanto é de fundamental importância fomentar a produção acadêmico-científico, possibilitando aos professores e alunos participarem de eventos regionais e nacionais, inclusive com publicações de artigos, demonstrando à sociedade, um dos papéis da Universidade.
Um grande esforço tem sido empreendido por parte do ICNT para melhorar a qualidade de seus cursos, bem como o desenvolvimento da pesquisa. Assim, priorizou-se a qualificação dos docentes ligados às áreas de atuação do ICNT e hoje a maioria de seus professores já cursaram mestrado, doutorado ou estão em fase final de conclusão desses cursos.
A direção do ICNT, em conjunto com os departamentos e com o apoio das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, Ensino de Graduação e Extensão e Cultura, visa consolidar a pesquisa na Unemat e vem reestruturando as matrizes curriculares de seus cursos, flexibilizando a estrutura curricular e possibilitando o desenvolvimento da pesquisa e da extensão, ao mesmo tempo em que se desenvolvem as atividades de ensino.
Ao todo são 15 cursos, oferecidos em 10 municípios: licenciatura em Biologia nas modalidades regulares e diferenciadas (Parceladas e Módulos Temáticos), e licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, este oferecido especificamente para professores indígenas. Na modalidade bacharelado são oferecidos os cursos de Biologia, Agronomia, Engenharia Florestal, Zootecnia e Enfermagem.
O apoio dado aos departamentos vinculados tem possibilitado aos professores e alunos participarem dos principais eventos científicos das áreas afins, inclusive com a publicação de vários artigos dos próprios alunos, fortalecendo, assim, a iniciação científica no meio acadêmico.

OBJETIVOS

1-GERAL
Desenvolver a integração acadêmica, envolvendo os docentes, discentes, técnico-administrativos e representantes da sociedade civil organizada nas discussões e elaborações de propostas que visem a garantia da indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão.

2-ESPECÍFICOS
1.Elaborar e definir o Plano de Trabalho Anual, PTA, em conjunto com os departamentos e cursos diferenciados;
2.Viabilizar a contratação de profissionais especializados para atuarem nas áreas da Biologia, Saúde e Agro-ambientais, que integram o Instituto;
3.Formar banco de dados com informações de todos os departamentos vinculados ao ICNT;
4.Incentivo à participação de discentes e docentes em eventos regionais e nacionais;
5.Fomentar a produção acadêmico-científica, com vistas ao fortalecimento pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica, PIBIC e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Extensão, Pibiex;
6.Buscar parcerias para implementação e estruturação de laboratórios de Biologia,, Enfermagem e Ciências Agro-ambientais;
7.Promover discussões junto aos departamentos sobre a semana pedagógica,; implementar atividades didático-pedagógicos junto às modalidades diferenciadas (Parceladas e Módulos Temáticos), na busca da regularização e reconhecimento de cursos;
8.Viabilizar a implantação de cursos de pós-graduação lato sensu aos cursos regulares e aos cursos diferenciados;
9.Promover a participação dos acadêmicos das Parceladas e dos Módulos Temáticos nos grupos de pesquisa dos cursos regulares;
10.Orientação/visitas aos projetos de pesquisa, ensino e extensão dos departamentos;
11.Firmar convênio com conselhos regionais (CRBio, COREN, CREA e CRMV) e Federais;
12.Divulgação de fontes de recursos (MEC, MMA-FNMA, MS, CNPq, CAPES, FAPEMAT, FAESPE, EMBRAPA, IBAMA, ONGs) para financiamento de projetos, bolsas de estudo (iniciação científica), cursos de formação e convênios;
13.Orientação aos professores e acadêmicos sobre avaliação institucional (PROVÃO);
14.Elaborar calendário interdepartamental, rotativo, para realização de eventos de ensino, pesquisa, extensão e cultura;
15.Estreitar relações com outras Instituições de Ensino Superior do país, como troca de experiências.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PARA O ANO DE 2003
I SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Data: 27 E 28/03/2003
Local: Alta Floresta

A Educação Ambiental é tarefa muldisciplinar, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, PCNs, e deve ser trabalhada em todas as disciplinas do ensino fundamental e médio. Nos cursos de graduação, muitas monografias tratam da educação ambiental nos aspectos que levem em consideração os fatores biológicos, econômicos, sociais e culturais de forma interrelacionada. Embora sabe-se a tempos dessa discussão, ela está ainda de maneira incipiente e , na maioria das vezes, restrita aos próprios locais.
Muitos esforços têm sido feitos para minimizar esse problema, uma vez que muitos desses trabalhos sequer saem das prateleiras do campus ou núcleo. Em vista disso e das distâncias geográficas, além da elevada proposta de abertura de cursos de pós-graduação nos referidos locais, torna-se necessário uma discussão junto com pesquisadores, acadêmicos e profissionais ligados à educação ambiental para divulgação dos trabalhos que a Instituição vem realizando e a viabilidade da implementação de um programa de educação ambiental que contemple os anseios multicampi e que promova uma formação continuada dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão.
Pensando nisso, propõem-se a realização do I Seminário de Educação Ambiental como a primeira temática de discussão do Programa Institucional de Educação Ambiental.
O público alvo do seminário será acadêmicos, professores, profissionais que atuam nas áreas da educação ambiental e outros interessados.
Com este encontro, buscará-se conhecer as pesquisas em educação ambiental na Unemat; promover e divulgar trabalhos realizados pela Instituição abordando a educação ambiental; integrar os pesquisadores dos campi e núcleo para a implementação de um programa de educação ambiental.

I SEMINÁRIO SOBRE O EXAME NACIONAL DE CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Data: 25/04/2003
Local:Nova Xavantina

A Universidade do Estado de Mato Grosso, por meio dos cursos regulares em Ciências Biológicas em Cáceres, Alta Floresta e Nova Xavantina, Módulos Temáticos em Guarantã do Norte e licenciaturas plenas Parceladas em Araputanga, que são cursos que ainda terão que passar pelo exame, torna relevante apresentar a dimensão deste sistema de avaliação a fim de avaliar em contrapartida o papel do Exame Nacional de Cursos, ENC, para o aprimoramento dos cursos de Biologia e se o mesmo leva em conta as particularidades dos cursos da Instituição
Com a realização do I Seminário sobre o Exame Nacional de Cursos de Ciências Biológicas, a Unemat pretende informar a importância do provão como forma de melhoria na qualidade de ensino
O público alvo do seminário será os acadêmicos que se submeterão ao provão em 2003, chefes de departamento, coordenadores de cursos, pais de alunos e professores interessados.
Objetiva-se com o encontro informar sobre o ENC; aprofundar o conhecimento sobre a formulação de suas diretrizes; estimular a comunidade acadêmica a se comprometer, cotidianamente, com a qualidade da formação dos futuros profissionais; encarar o processo de avaliação dos cursos como uma oportunidade a mais para repensar os projetos pedagógicos; difundir a cultura da avaliação e lograr desempenho condizente com a qualidade de ensino dos cursos de Ciências Biológicas da Unemat.

I SEMINÁRIO DAS CIÊNCIAS AGRO-AMBIENTAIS
Data: Junho
Local: Alta Floresta

Este encontro será realizado anualmente. Inicialmente será realizada uma reunião com o chefe de departamento do curso de Ciências Agro-ambientais para discutir e definir as prioridades do curso. A partir desta reunião, pretende-se formatar o projeto do seminário aqui apresentado.

I SIMPÓSIO DE BIOLOGIA DE MATO GROSSO
Data: Setembro
Local:Tangará da Serra

Este encontro será realizado anualmente, em diferentes campi da Instituição. Inicialmente será realizada uma reunião com chefes de departamentos para discutir e definir as prioridades dos cursos de Ciências Biológicas. A partir desta reunião, pretende-se formatar o projeto do smpósio ora apresentado.

QUADRO DE PROFESSORES

CAMPUS GRAD. ESP. MESTRANDO MESTRES DOUTORANDO DOUTOR TOTAL
ALTA FLORESTA
9 B)
3 (A)
8(B)
7 (A)
4(A)
7(B)
9(A)
6(B)
4(A)
1(A)
58
CÁCERES
11
 
1
12
5
2
31
NOVA XAVANTINA
2 B)
7 B)
1 B)
7 B)
4 B)
4 B)
25
PONTES E LACERDA
14 (TOTAL): Z 14
TANGARÁ DA SERRA
6 (A)
   
1 (AG) 2(A)
 
5 (A)
14
TOTAL
45
22
6
38
19
12
142

OBS.: B (Ciências Biológicas), A(Agro-ambientais), Z (Zootecnia); AG (Agronomia)

PROJETOS

CAMPUS
PESQUISA
ENSINO
EXTENSÃO
ENSINO/EXTENSÃO
ENSINO/PESQUISA/EXTENSÃO
TOTAL
ALTA FLORESTA
5 (B) 3 (A)
1 (A)
2 (B)
2 (A)
2 (A)
15
CÁCERES
13
2
15
NOVA XAVANTINA
3 (B)
4 (B)
7
PONTES E LACERDA
2 (Z)
2
TANGARÁ DA SERRA
5
1
6
TOTAL
32
1
2
8
2
45

OBS.: B (Ciências Biológicas), A(Agro-ambientais), Z (Zootecnia)

CONVÊNIOS

CAMPUS
Número de Convênios
TOTAL
ALTA FLORESTA
11 (B) 8 (A)
19
CÁCERES
NOVA XAVANTINA
2 (B)
2
PONTES E LACERDA

2 (Z)

2
TANGARÁ DA SERRA
10
10
TOTAL

OBS.: B (Ciências Biológicas), A(Agro-ambientais), Z (Zootecnia)

LABORATÓRIOS

LABORATÓRIO ALTA FLORESTA CÁCERES NOVA XAVANTINA PONTES E LACERDA TANGARÁ DA SERRA TOTAL
Citologia e Histologia  
1
     
1
Biologia  
1
5
5
 
11
Ecologia
1
       
1
Análise de Solo
1
       
1
Botânica  
1
     
1
Ensino/ Extensão    
5
   
5
Anatomia  
1
     
1
Zoologia  
1
     
1
Anatomia 2  
1
     
1
Enfermagem 2  
1
     
1
Fitopatologia e Microbiologia        
1
1
Zoologia, Invertebrados e Entomologia        
1
1
Botânica Geral e Forragicultura        
1
1
Desenho Técnico, Topografia e Construções rurais        
1
1
Biologia Geral e Biologia Molecular        
1
1
Bioquímica, Química, Física, Biofísica e Nutrição Animal        
1
1
Total
2
7
10
5
6
30

NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS

CAMPUS NÚMERO DE ALUNOS MAtrICULADOS CONCORRÊNCIA DO VESTIBULAR TOTAL
ALTA FLORESTA 279 (B)
179 (A)
  458
CÁCERES 247 (2002/2)    
NOVA XAVANTINA 298 2002 /1: 6.7
2003 /1: 9,2
298
PONTES E LACERDA 73 2001: 3.4
2002: 2,1
73
TANGARÁ DA SERRA 40 (AG)- 1o. Ano
36 (AG)- 2 o. Ano
40 (B)
2001/2: 4,63
2002/2: 4,1
116
TOTAL      

OBS.: B (Ciências Biológicas), A(Agro-ambientais), AG (Agronomia); E (Enfermagem)

INFORMAÇÕES

Telefone:0(XX)65 221- 0048- Cáceres-MT
Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas (ICNT)
Diretor: Ms. Antonio Francisco Malheiros

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