Reitor e Vice-Reitor

O Professor Taisir Mahmudo Karim é hoje Reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, instituição onde se graduou e construiu sua carreira profissional. Foi eleito Reitor da Unemat pela primeira vez em 2002 e em setembro de 2006 foi reeleito ao cargo, com 74% de aprovação para um mandato de quatro anos.
Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1990) e Mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2000), com a pesquisa “Israel e Palestina: na Folha de São Paulo”. Atualmente é Professor Assistente Mestre Nível III da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Semântica.
Ingressou na Unemat em 1994, como professor do Departamento de Letras. Em 1998 já era Chefe de Departamento de Letras e, três anos depois, diretor do Instituto de Linguagem. Em 2006, viu seu trabalho pela cidade e Estado ser reconhecido, quando recebeu o título de "Cidadão Cacerense".
Hoje, Taisir Karim tem o grande desafio de estar à frente de uma das instituições que mais contribuem para o desenvolvimento científico e cultural de Mato Grosso. O trabalho constante e inovador busca integrar e fortalecer os 11 campi e 15 núcleos pedagógicos da Universidade, espalhados por todo o Estado. Eficiência e eficácia na gestão, sem perder de vista a razão fim da Instituição: qualidade no ensino, pesquisa e extensão.


Vice-Reitor Elias Renato da Silva Januário é graduado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) com a tese: "Caminhos da Fronteira: Educação e Diversidade em Escolas da Fronteira Brasil - Bolívia (Cáceres/MT)", concluído em 2002. Cursou mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na Linha de Pesquisa Educação e Meio Ambiente, com a dissertação “As Vidas do Ribeirinho -Meio Ambiente, Cotidiano e Educação na Comunidade Ribeirinha de São Gonçalo, Cuiabá, Mato Grosso”.

Desde 1998, é professor efetivo do Departamento de História da Unemat. Em cargos administrativos e didático-científicos, exerceu a função de vice-presidente do Conselho de Educação Escolar Indígena de Mato Grosso (1999 a 2003), coordenador do Núcleo de Assuntos Indígenas, do campus da Unemat em Cáceres (1998 a 2000). Também atuou como diretor do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (2005) e coordenador pedagógico do Projeto Terceiro Grau Indígena, desde 2001. Em 2006, foi nomeado como Conselheiro Titular por quatro anos a vaga destinada às Instituições de Ensino Superior Públicas, na Câmara de Educação Profissional Superior (CEPS) do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso.

Elias Januário é autor de uma vasta publicação de artigos, comunicação, além de três livros: "As Vidas do Ribeirinho" (2006). "Memórias do Beira-Rio" (2006) e "Caminhos da Fronteira" (2004), todos pela UNEMAT Editora.

<< Página Inicial
Fale Conosco: coordecom@unemat.br