Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagem

Projetos de pesquisa

1- AS FORMAS URBANAS NOS ESPAÇOS DA CIDADE

Vigência: 2014 a 2016

Resumo do projeto:

As cidades, de modo geral, se contrastam ou se assemelham pelas formas de arquitetura, de urbanismo, de planejamento, pelos aspectos históricos e culturais, além das formas emergentes que se impõem, e são especializadas na/ pela linguagem, e por sujeitos que nelas trafegam, convivem, as constroem e as transformam. As formas urbanas, o que nas cidades se edificam, se desenham e organizam o tecido urbano, se por um lado, são reguladas invisivelmente por um conjunto de leis/normas, por outro, constituem o espaço simbólico que diz, no qual se diz e para quem se diz. Nesta pesquisa, vamos tomar a cidade como forma urbana material e histórica, que se movimenta na/ pela linguagem dos sujeitos, tomando como foco as ruinas nos espaços urbanos, enquanto vestígios, fragmentos, “restos de um corpo disperso pelo tempo, um corpo que escreve, que se escreve, que se deixa escrever” (VENTURA, 2007), examinando como o IPHAN, órgao de preservação dos bens culturais, da memória coletiva e da identidade cultural dos grupos sociais, intervém na relação que estabelece com os bens públicos e particulares ameaçados pela descaracterização e destruição, na perspectiva de que a língua para se significar se inscreve na memória dos sentidos.

 

Equipe:

Coordenadora: Neuza Benedita da Silva Zattar

Pesquisadores: Elisandra Benedita Szubris (Professor UNEMAT), Neuza Benedita da Silva Zattar, Wolber Sebastião Pereira (Professor UNEMAT)

Discentes: Giseli Veronêz da Silva (Bolsista IC), José Roberto (Mestrando PPGL/bolsista CAPES)

 

2 - ASPECTOS LINGUÍSTICOS E CULTURAIS DA COMUNIDADE MATO-GROSSENSE

Vigência: 2014 a 2016

Resumo do projeto:

Propomos neste projeto de pesquisa, descrever e medir a frequência de usos linguísticos característicos do falar mato-grossense, identificadores da comunidade, que chamam a atenção do falante de outras regiões brasileiras. Os usos linguísticos serão observados sob a influência dos fatores extralinguísticos (faixa-etária, sexo e grau de escolaridade). Além da descrição desses usos, pretende-se ainda compreender o comportamento social dos informantes em relação à variedade local, observando suas avaliações e crenças a respeito de sua própria língua e sua cultura. Nesse contexto se incluem as atitudes de aceitação ou de rejeição, consideradas positivas ou negativas, que influenciam o modo como o nativo percebe a língua e a cultura do seu grupo e do grupo de pessoas vindas de fora. A abordagem que daremos ao estudo está centrada nas regras sociais que regem a interação comunicativa, na perspectiva da variante de prestígio e variante desprestigiada, de acordo com o significado social que as variantes dialetais demarcadas geograficamente assumem no âmbito da comunidade linguística brasileira em contraponto com a comunidade linguística específica, assumindo, assim, que a língua se revela como o instrumento principal da interação do homem com sua comunidade. Para isso, utilizaremos duas cidades amostrais para representar os usos linguísticos em estudo no Estado, Cáceres, e Poconé, considerando o fato de que os fenômenos linguísticos são próprios das cidades mais antigas de Mato Grosso e que foram colonizadas por bandeirantes europeus e paulistas. A escolha dessas cidades justifica-se, por terem as mesmas características, ou seja, a mesma formação cultural - foram fundadas a partir do século XVIII sob o domínio das coroas portuguesa e espanhola.

Equipe:

Coordenadora: Jocineide Macedo Karim

Pesquisadores: Gislaine Aparecida de Carvalho, Jocineide Macedo Karim


 

3 - CIDADE E MEMÓRIA

Vigência: 2013 a 2015

Resumo do projeto:

O Projeto “Cidade e Memória” toma como lugar de pesquisa a cidade, entendendo-a como sentido, espaço de dispersão de textos, discursos, acontecimento de linguagem. O objetivo do grupo é construir uma reflexão teórica sobre a língua, a interpretação valendo-se de estudos de textos jornalísticos, documentários, discursos institucionais, ecológicos, pedagógico e sobre acessibilidade. O projeto abarca a área da linguística compreendendo os estudos da Análise de Discurso francesa e da Semântica da Enunciação. Pensar a cidade, dizer sobre a cidade tem sido algo que mobiliza diferentes questões requerem que a questione, que a interprete. Do ponto de vista teórico da Análise de Discurso, entendemos que a cidade é constituída de sentidos, de normas, e que a lei traz, pela ordem do discurso, a projeção imaginária de cidade e do sujeito de direito. No aspecto semântico, a Semântica da Enunciação se constitui em disciplina que trata a significação ao mesmo tempo linguística, histórica e relativa ao sujeito que enuncia. Os estudos dessa Semântica foram desenvolvidos, no Brasil, por Eduardo Guimarães, a partir da filiação à Teoria da Enunciação de Émile Benveniste, à Teoria Polifônica da Enunciação, de Oswald Ducrot, e à Teoria da Análise de Discurso, de linha francesa (Michel Pêcheux e Eni Orlandi), da qual mobiliza os conceitos de discurso e interdiscurso, que são cruciais para afirmar que a enunciação (o dizer) tem uma determinação histórica e social. O fato de tomarmos a cidade, como lugar de interpretação, já delimita um lugar de interesse e particulariza o gesto do pesquisador da área da linguagem, em relação à cidade. Isto é, o estudioso da língua/linguagem tem na corporeidade urbana uma forma de pensar a cidade enquanto sentido, materialidade densa que entrecruza diferentes discursos, dada a própria constituição do urbano, da espessura semântica das palavras que falam a/na cidade. Indiscutivelmente, há um trabalho do político que amarra o movimento da cidade ao funcionamento da linguagem e que teoricamente é preciso referir em sua dimensão teórica a significância entre a ordem e a organização. Nesse sentido, a distinção entre a ordem e a organização (ORLANDI, 1999) pode nos levar a compreender como essas expressões se distinguem no estudo da cidade, pela língua. A ordem tem a ver com o simbólico, o real da cidade em seu ser. Já a organização volta-se para as estruturas internas organizacionais da cidade, o processo de individualização do sujeito, o planejamento, a escrita das Leis, uma espécie de dilatação do espaço citadino, pelo discurso jurídico que normatiza a cidade. Este trabalho converge para uma discussão com o urbano a partir de um aporte teórico da Semântica Histórica da Enunciação, Análise de Discurso, com a interface com as Ciências Sociais: a Sociologia Urbana, considerando também a Sociologia Ambiental.

 

Equipe:

Coordenadora: Ana Luiza Artiaga Rodrigues da Motta

Pesquisadores: Ana Luiza Artiaga Rodrigues da Motta, Judite Gonçalves Albuquerque, Vera Regina Martins e Silva, Neuza Benedita da Silva Zattar

Discentes: Glicélio Corrêa dos Santos (Mestrando/Linguística)

Neures Batista de Paula Soares (Mestrando/Linguística)

Amilton Flávio Leal (Mestrando/Linguística)

Renata Lemes (Graduação/Letras)


 

4 - CIÊNCIA, LÍNGUA E ENSINO

Vigência: 2012 a 2016

Órgão financiador: CNPq

 

Resumo do projeto:

No que tange à ampliação do Programa de interiorização da pós-graduação, o nosso pensamento é o de que a execução do projeto Ciência, Língua e Ensino, em parcerias com outros grupos de pesquisa na área, se constitui numa oportunidade para o levantamento de questões sobre a nossa prática científica. Sob esta perspectiva, grupos de docentes e discentes têm-se articulado, formando grupos de estudos que tentam responder às suas questões profissionais. Entretanto, as ações de pesquisa necessitam se expandir em outros contextos. Enquanto profissionais devemos ser habilitados para abordar o tema que nos inquieta sob a perspectiva científica, seja no aspecto teórico e/ou prático. Através da valorização e capacitação do corpo docente, discente e técnico fomentaremos a melhoria dos cursos de graduação em Letras, o que lhes dará uma melhor visão do ensino superior, produzindo uma melhoria na autoestima.

 

Equipe:

Coordenadora: Ana Maria Di Renzo

Pesquisadores: Ana Luiza Artiaga da Motta, Ana Maria Di Renzo, Claudia R. C. Pfeiffeir, Gislaine Aparecida Carvalho, Maristela Sariam, Nilce Maria da Silva, Leila Salomão Jacob Bisinoto, Luiz Francisco Dias, Vera Regina Martins e Silva

Discentes: Amilton Flávio Coleta Leal, Cristiane Pereira dos Santos, Erisvânia Gomes da Silva, Renilce Miranda Cebalho Barbosa, Francieli Carolina Santos Durigon, Verônica Silva de Albuquerque, Gislaine Camargo, Izaildes Cândida de Oliveira Guedes, Edineth França, Eliane Cristina Dalcico, Beatriz da Silva Oliveira (IC - FAPEMAT), Luiz Gabriel Martins (IC - PROBIC), Rayani da Cruz Oliveira (IC - FAPEMAT)


5- COGNIÇÃO E REPRESENTAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE ADJETIVOS

Vigência: 01/05/2013 a 30/04/2016

Resumo do projeto:

Este projeto assume a inserção do homem e de toda a sua complexidade no estudo de um conteúdo específico: as línguas naturais. Essa compreensão da dimensão humana se sustenta por uma definição de linguagem como uma atividade de representação, referenciação e regulação acessível somente através de sequências textuais, isto é, através do agenciamento de marcadores que são traços de operações subjacentes, e das línguas como sistemas simbólicos de representação de significado que apresentam variações no tempo, no espaço, de uma cultura a outra, entre falantes, e intra-falantes. Para este projeto, o dado linguístico relevante não é o valor, o significado, o funcionamento de uma unidade léxico-gramatical ou de um enunciado, mas encontrar as operações e esquemas abstratos que sustentam a trajetória (do interior - nível cognitivo - para o exterior - língua) que o sujeito faz ao atribuir tal valor, tal significado, tal explicação quando chega a produzir textos numa língua dada, no nosso caso, a língua portuguesa. Nesse sentido, temos formalizado metodologicamente um conjunto de análises que, partindo de enunciados produzidos por sujeitos enunciadores em situações de interlocução, explicitam tanto o movimento de um sujeito em direção ao outro, ao diferente, quanto a transformação, o diálogo, como resultado do movimento do sujeito (pesquisador) em direção ao objeto de conhecimento (línguas).

Equipe:

Coordenador: Albano Dalla Pria

Pesquisadores: Albano Dalla Pria, Maira Brás Costa (aluna/orientanda/mestrado), Elaine Aguiar Florêncio Figueiredo (aluna/orientanda/mestrado)


 

6 - CONTATO DE LÍNGUAS: O PORTUGUÊS E O GUARANI NO CENTRO-OESTE

Vigência: 04/01/2012 a 03/01/2015

Órgão financiador: CNPq

 

Resumo do projeto:

Com a pesquisa linguística de campo, temos por meta analisar o repertório linguístico das comunidades indígenas guarani do Centro-Oeste brasileiro, especificando situações de influência linguística decorrentes dos processos de empréstimo que, em geral, resultam em interferência fonética sujeita a adaptação e a acomodação, e em alterações no padrão morfológico e sintático na língua receptora, além das influências linguísticas participadoras de processos e recursos de criação léxica (neológica) que, por fim, nos darão indícios sobre a vitalidade linguística do guarani (língua receptora). Desde já, vale enfatizar que relacionaremos esses tipos de influência linguística ao tipo de situação de contato íntimo estabelecido entre o guarani (língua receptora) e o português (língua fonte).

 

Equipe:

Coordenadora: Valéria Faria Cardoso-Carvalho

Pesquisadores: Angel Humberto Corbera Mori (Unicamp), Edileusa Gimenes Moralis (Unemat), Ilda de Souza (convidada da UFMS), Valéria Faria Cardoso-Carvalho

Bolsista de IC: Miriam Soares de Araujo (CNPq)


 

7 - DISCURSO, LÍNGUA E SUJEITO: TRAÇOS DE MEMÓRIA E IDENTIFICAÇÕES

Vigência: 2011 a 2015

Resumo do projeto:

Este projeto tem por objetivo compreender a relação língua/sujeito/história materializada em recortes de língua(gem), cujos traços de memória se atualizam enquanto definição de processos identificatórios do sujeito que habita a fronteira Brasil/Bolívia. Pretendemos, assim, com esses estudos: a) fortalecer a linha de pesquisa Subjetivação e processos de identificação, do GT de Análise do Discurso da ANPOLL – Associação Nacional de Pós-graduação em Linguística e Letras – e, com isso, a produção do conhecimento nessa região oeste do Estado, articulando interesses da Análise do Discurso e da Fonética/Fonologia como espaço de descrição e interpretação; b) construir um arquivo que acolha as diferentes discursividades sobre a relação língua/sujeito na/da fronteira, a partir de diferentes materialidades; c) articular uma pequena rede de pesquisadores interessados em recortar e compreender o funcionamento dos traços linguísticos que marcam a relação língua, sujeito e a história em Mato Grosso.

Palavras-chave: língua, sujeito, arquivo, memória, Fonética/Fonologia, Análise do Discurso.

Equipe:

Coordenadora: Eliana de Almeida

Pesquisadores: Eliana de Almeida, Olimpia Maluf, Sílvia Regina Nunes, Wellington Quintino

 

8 - ESTUDO DA SIGNIFICAÇÃO: NOMES PRÓPRIOS

Vigência: 2013 a 2016

Órgão financiador: UNEMAT/FAPEMAT

 

Resumo do projeto:

Procuramos desenvolver, neste trabalho, uma reflexão sobre o processo de nomeação de um lugar particular no mundo. Um acontecimento que constitui os espaços sócio-histórico-urbanos – as cidades. A partir deste acontecimento, analisamos o movimento semântico do nome atribuído ao lugar no seu funcionamento enunciativo. Tomamos, como materialidade linguística, para as análises, os nomes dados ao Estado e às cidades do Mato Grosso. Vamos considerar desse modo, o processo de semantização desses nomes através do qual os sentidos passam a construir e significar a identidade do lugar e dos que ali vivem. Para tanto, nossa análise se fará, levando-se em consideração o estudo das designações constitutivas do sentido dos nomes, buscando compreender os sentidos construídos na relação do nome com aquilo que foi nomeado (a relação da linguagem com a exterioridade). Procuramos mostrar o processo de construção dos nomes das cidades, apresentando seu relevo semântico (os sentidos do nome que se constituem e se movimentam no acontecimento), primeiro as suas descrições linguísticas e, em segundo, a sua constituição sócio-histórica. De um lado vamos tratar das estruturas formais dos nomes, compreender o modo e a forma de como uma palavra ou expressão se constitui em um nome (o funcionamento de sua construção morfossintática), de outro, vamos analisar o funcionamento semântico-enunciativo, considerando nos espaços de enunciação os direitos de dizer e aos modos de dizer. Dessa forma, pretendemos mostrar o processo de nomeação desses lugares, considerando o político próprio da linguagem, o lugar da disputa, do conflito marcado por uma incessante (re)divisão do real, e, a partir desse movimento, compreender em que medida palavras ou expressões, ao significarem na tensão deste conflito, se constituem nomes de cidades pelo apagamento de outras. Ou seja, como os sentidos que se instalam no conflito passam a fazer parte das narrativas de significação das histórias que constroem a identidade sócio-histórica dos cidadãos mato- grossenses a partir da nomeação do Estado e das cidades que o constituem.


 

Palavras-chave: Semântica do Acontecimento; Acontecimento do dizer; Cidade; Nomeação; Designação.

Equipe:

Coordenador: Taisir Mahmudo Karim

Colaboradores: Eduardo Guimarães (UNICAMP), Luis Francisco Dias (UFMG)

Pesquisadores: Almir Arantes, Edileusa Gimenes Moralis, Gleide Amaral dos Santos, Jociane Rosa de Macedo, Jocineide Macedo Karim, Joelma Aparecida Bressanin, Neuza Benedita da Silva Zattar, Sandra Raquel de A. Cabral Hayashida, Wolber Sebastião Pereira, Maria José Landivar, Geisa Gimenes, Rosimar Regina de Oliveira, Taisir Mahmudo Karim

Discentes: Ariane Noelle Ramos dos Santos (IC), Gisseli Maria Melo dos Santos (IC), Monica de Matos Oliveira (IC)

 

9 - MEMÓRIA E LEITURA: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES

Vigência: 2014 a 2016

 

Resumo do projeto:

Trata-se de um projeto de caráter epistemológico e interface interdisciplinar, que tem como finalidade, utilizando os princípios e procedimentos da Análise de Discurso, a compreensão do funcionamento do "papel da memória", a partir da análise de estudos realizados pela Psicologia Social/Cognitiva (Cognição Social), Ciências Biológicas/Neurofisiologia, Psicolinguística, Psicanálise e a própria Análise de Discurso. Pretende-se produzir conhecimentos sobre a concepção e funcionamento da memória nestas áreas/subáreas de conhecimento e compreender o modo como o conceito de memória se materializa nas práticas de leitura contemporâneas, em diferentes materiais. O projeto congregará pesquisadores interessados na temática, bem como alunos de graduação (IC) e pós-graduação (M/D) a eles vinculados.

 

Equipe:

Coordenadora: Silvia Regina Nunes

Pesquisadores: Eliana de Almeida, Silvia Regina Nunes

Estudantes: Cleiton de Souza Sales (mestrando), Giselda Dorilêo (mestranda), Julyene Teixeira (aluna/IC), Marlene Machado da Cruz (mestranda)


 

10 - MULTILETRAMENTOS E TECNOLOGIA: FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE

Vigência: 2013 a 2016

Resumo do projeto:

O projeto tem como meta desenvolver uma investigação a partir de propostas de formação continuada assistida desenvolvidas com professores da rede pública de ensino, tendo como suporte metodológico a pesquisa colaborativa e como aporte teórico estudos que discutem a formação do professor atuante na área da linguagem, ancorados, especialmente, nos princípios crítico-reflexivos (SCHÖN, 1983; Zeichner, 2003). Também pretende compreender como os multiletramentos e tecnologias interferem nas práticas sociais. O termo formação continuada assistida encerra em seu significado mais amplo o trabalho realizado pelo Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro), unidades administrativas da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC) e pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu PROFLETRAS/Unidade da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Campus de Sinop). A formação continuada “assistida” é compreendida pelos integrantes deste estudo como o trabalho realizado por estes dois segmentos que priorizam o acompanhamento sistemático e permanente das ações de formação em estreito relacionamento com a concepção de investigação ação-reflexão-ação, ou seja, com a responsabilidade de promover mudanças no contexto educacional por meio de ações interventivas.

Equipe:

Coordenadora: Leandra Ines Seganfredo Santos

Pesquisadores: Adriana Lins Precioso, Antonio Aparecido Mantovani, Genivaldo R. Sobrinho, Henrique R. Aarestrup Alves, Leandra Ines Seganfredo Santos, Luzia Aparecida O. dos Santos, Sandra Luzia Wrobel Straub, Mônica Cidele da Cruz, Rosana Rodrigues da Silva, Tânia Pitombo de Oliveira, Arlete Tavares Buchardt, Cassia Aparecida do Vale, Eliane Carvalho de Oliveira, Élidi P. Pavanelli Zubler, Ketheley Leite Freire Rey, Lucineide da Silva, Marli Cichelero, Sara Cristina Gomes Pereira, Luiz Garcia Junior, Ademir Juvêncio da Silva, Alessandra de Oliveira, César Vicente da Costa, Cleunice Fernandes da Silva, Denis Alves Farias, Edivaldo Aparecido Mazolini, Elaine Xavier Lima Babinski, Elen Cristina Freire, Elisangela Dias Saboia, Marcia Maria Silva de Souza, Marcia Weber, Maria Salete Dias Antônio, Maríndia Becker, Miguel Rodrigues de Oliveira, Nilze Maria Malaguti, Polyana Sampaio da Silva, Sérgio Cervieri, Sidnei Alves da Rocha

 

11 - O LITÍGIO ENTRE O DISCURSO OFICIAL E NÃO OFICIAL NAS MANIFESTAÇÕES DA COPA DO MUNDO 2014

Vigência: 19/05/2014 a 19/05/2016

 

Resumo do projeto:

A investigação que propusemos realizar incorpora dois tipos de discursos produzidos em decorrência da copa do Mundo 2014 no Brasil. De um lado teremos um discurso não oficial – produzido por diferentes sujeitos, quer seja na mídia impressa, falada e redes sociais, de outro lado teremos um discurso oficial produzido em condições de legitimidade jurídica pela Presidência da República do Brasil e pela Fifa. Ambos constituem sentidos ao criarem uma situação de litígio entre o oficial e o não oficial. Interessa-nos ainda lidar com noções importantes como: o sujeito, a ideologia, a noção de discurso e a história. Para tanto, os registros da história da política e da imprensa, em diversas áreas nos subsidiarão na compreensão e produção de novos sentidos. A nossa tarefa tratará a linguagem numa perspectiva histórica, que considera que ela funciona segundo condições socialmente estabelecidas. Para tanto, filiamo-nos no quadro da Semântica do Acontecimento em diálogo com outras áreas. Isto posto fica evidente que o nosso objetivo se pauta pela produção de uma interpretação sobre as relações e os sentidos que estabelecem um discurso político oficial e um não oficial.

 

Equipe:

Coordenadora:

Pesquisadores: Edileusa Gimenes Moralis, Gislaine Aparecida de Carvalho Taisir Mahmudo Karim

Estudantes: Euzélia Dias David (mestranda/orientanda), Elaine Regina Franco Magro (mestranda/orientanda)

 

12 - POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS DE LINGUAGEM NO CENTRO-OESTE

Vigência: 01/07/2013 a 30/06/2016

Resumo do projeto:

Pensando a relação do sujeito com a linguagem enquanto parte de sua relação com o mundo, em termos sociais e políticos, queremos refletir sobre a relação entre a produção do conhecimento e o seu funcionamento institucional. Nessa direção, o objetivo deste projeto é discutir sobre as políticas públicas e as práticas de linguagem na região Centro-Oeste, analisando documentos referentes às políticas institucionais, educativas, culturais, linguísticas e tecnológicas relativas à escola. Destacamos que a compreensão das formas históricas das relações entre Ciência e Educação, que se materializam em instituições específicas, produzem seus efeitos nos processos de individuação do sujeito. Desse modo, colocaremos em evidência as diferentes práticas científicas e pedagógicas em torno de um arquivo que recorta o saber escolarizado em Mato Grosso, tendo como referencial teórico e metodológico a Análise de Discurso.

 

Palavras-chave: Ciência; Educação; Linguagem; Políticas públicas de ensino.

Equipe:

Coordenadora: Joelma Aparecida Bressanin

Colaboradora: Claudia Castellanos Pfeiffer (UNICAMP)

Pesquisadores: Gleide Amaral dos Santos, Jocineide Macedo Karim, Joelma Aparecida Bressanin, Maristela Cury Sarian, Nilce Maria da Silva, Sandra Raquel de A. Cabral Hayashida, Silvia Regina Nunes, Taisir Mahmudo Karim

Discentes: Adriane Tomichá Balestrin (Bolsista Extensão), Cristina Kessia Medeiros de Oliveira (TCC), Letícia Tavares Martins (IC), Márcia Regina de Souza (IC), Nilce Ferreira Lemes (TCC e IC), Thayara Camila da Silva Magalhães (Bolsista Extensão), Sebastiana da Silva Pereira (TCC)

 

13 - PROCESSOS DE AUTONOMIA, DE PRODUÇÃO E DE IDENTIDADE INTELECTUAL: A ANÁLISE DE DISCURSO NO CENTRO-OESTE

Vigência: 2014 a 2016

 

Resumo do projeto:

A pesquisa em Análise de Discurso na região centro-oeste é ainda considerada insipiente, pois além de a região ser considerada como periférica no país, principalmente no que concerne à pesquisa e à pós-graduação, apresenta peculiaridades que, se por um lado, dificultam os trabalhos aqui realizados, por outro, é uma região propícia à pesquisa, uma vez que tudo ainda está por se fazer. As dificuldades de um trabalho de cooperação entre os pesquisadores em AD no centro-oeste se faz em razão de os Estados, que compõem a região, possuírem dimensões territoriais, o que dificulta a nossa locomoção em espaços tão amplos, servidos, muitas vezes, por transportes terrestres, em rodovias inseguras e não duplicadas. Em decorrência dessa situação, as pesquisas que estão sendo desenvolvidas são, em grande parte, individualizadas e solitárias. Nossa interlocução, importante e necessária, se fez/faz principalmente com universidades já consolidadas das regiões sudeste e sul do país, nas quais fizemos nossas formações em nível de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado, o que favoreceu a implantação/implementação dos nossos próprios programas de pós-graduação. Além disso, dessa parceria resultou ainda as composições em bancas, as publicações conjuntas e as composições em grupos e em projetos de pesquisa. Contudo, apesar de reconhecermos os ganhos que essas parcerias representaram/representam, sentimos a necessidade de estreitarmos relações de cooperação com instituições do centro-oeste, visto que os nossos problemas e dificuldades são comuns e que podemos, conjuntamente, estabelecer relações que sejam produtivas para as partes. A nossa história de pós-graduação é recente e a nossa formação se deu em diferentes instituições, que contemplam diferentes modalidades de Análise de Discurso. Esse ponto, no entanto, mais do que entravar nossas relações, devem servir de diferencial para a rede de cooperação que pretendemos estabelecer. O déficit educacional do centro-oeste é palpável, assim, queremos estabelecer no centro-oeste uma ampla rede de trabalhos conjuntos que devem, em última instância, trazer melhorias na forma de leitura e de escrita dos nossos alunos dos cursos de graduação, especialmente os da licenciatura, pois são eles que formam os futuros alunos dos nossos cursos de graduação e de pós. Assim, o nosso objetivo é o de estabelecer uma ampla rede de colaboração entre professores e alunos pesquisadores em AD do centro-oeste (de graduação e de pós), de modo a favorecer a instalação de uma autonomia e de uma identidade intelectual, de uma produção consistente, de modo a nos tornarmos uma referencia nacional e internacional para os trabalhos desenvolvidos na área. Para a consecução desse objetivo faremos, em primeiro lugar, um mapeamento dos trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos pesquisadores em AD no centro-oeste, de maneira a estabelecermos uma rede de cooperação entre nossos trabalhos, estendendo os efeitos dessa parceria aos alunos da licenciatura; aos da pós-graduação e aos professores da rede pública de ensino, particularmente os alunos egressos das nossas universidades, que, em sua maioria, não tiveram em sua formação a oportunidade de conhecer os benefícios que os novos modos de leitura, propiciados pela AD, podem representar para o ensino-aprendizagem. Para o alcance desse propósito, o grupo de pesquisadores deve promover, na região de abrangência da sua universidade, eventos que visem a envolver os professores da rede com essa nova proposta de leitura. O grupo de pesquisadores do centro-oeste farão encontros periódicos de avaliação e publicarão conjuntamente os resultados dessa parceria de pesquisa.

Palavras-Chave: Análise de Discurso; Pesquisa; Região Centro-Oeste.

Equipe:

Coordenadora: Olimpia Maluf Souza

Pesquisadores:

Águeda Aparecida da Cruz Borges (UFMT-B. do Garças), Aline Saddi Chaves (UEMS-Campo Grande), Beatriz Eckert (UDF-Brasília; UNICSUL-São Paulo), Eliana de Almeida (UNEMAT-Pontes e Lacerda), Elizete Beatriz Azambuja (UEG-Aparecida de Goiânia), Fernanda Surubi Fernandes (IFMT/UNEMAT-Cáceres), Maria Luceli Batistote (UFMS-Campo Grande), Marlon Leal Rodrigues (UEMS-Campo Grande), Olimpia Maluf Souza(UNEMAT-Cáceres), Sílvia Regina Nunes (UNEMAT-Pontes e Lacerda)

 

Alunos: Alcilene Câmara Almeida (PROBIC), Ana Claudia de Moraes Salles (PIBIC e TCC), Andréia Garcia de Souza (TCC), Dayaline de Alencar Carvalho (Voluntária e TCC), Elaine Wagner (Voluntária), Elda Cintra Leite (Voluntária), Enilce Pereira de Souza Gil (Mestranda), Gabriella Duarte dos Reis (PROBIC), Keila Delsiele (TCC), Leonardo Pereira Souto (TCC), Lucinéia Ferreira da Silva (Voluntária), Manuely Regina Almeida Antoniassi (PROBIC), Maria Emanoeli dos Santos (TCC), Marlene Mendes de Oliveira Holanda (TCC), Patrícia Aparecida da Silva (Mestranda), Poliani Aparecida Silva (TCC), Suzana Garcia (TCC), Welliton Martins Bindandi (Mestrando), Wellington Marques da Silveira (FAPEMAT), Verônica da Silva Albuquerque (Mestranda), Zirlei Carvalho Ramos (PROBIC)


14 - TOPOGRAFIA DICURSIVA: UMA HISTÓRIA DAS IDEIAS EM MATO GROSSO

Vigência: 2011 a 2015

Resumo do projeto:

Este projeto, de natureza multidisciplinar e em rede, visa trazer para os estudos da história das ideias linguísticas no Brasil uma reflexão sobre a constituição de sentidos para o Mato Grosso, no espaço discursivo de diferentes materialidades de linguagem, que circularam e circulam nesse estado da federação, a partir da segunda metade do XIX. Tomando da relação língua(gens), memória e sujeito como eixo articulador desse Projeto, constituímos espaço de nossas reflexões: 1- produções linguajeiras e oficiais sobre a Bolsa Família para comunidades indígenas; Inquéritos policiais referentes à Operação “Aldeia Livre” - Barra do Graças – MT; 2- Quadros e painéis de pintura naif produzidos e estampados nas cidades de Cuiabá – MT e Cáceres - MT, por diferentes artistas matogrossenses; 3- As produções literárias: Terra Natal (1919), de Dom Aquino (poesia); A cavalhada, (1928) José de Mesquita (conto); Areotorare, (1936); Lobivar Matos (poesia; A Japa e outros croni-contos, de Silva Freire ( edição de 2008) e O Livro de pré-coisas (1985), de Manoel de Barros; 4- A arquitetura do centro histórico de Cáceres-MT: a constituição de sujeitos e sentidos; 5- Os jornais matogrossenses que circularam desde o XIX; 6- A obra de Teresa Albues; 7- A proposta do GESTAR II; 8- A formulação desenvolvimento sustentável em circulação no estado; e, 9- As práticas simbólicas de linguagem nas redes midiáticas na/sobre o urbano. Consideramos que o recorte desses materiais, ao recobrir diferentes períodos de história da sociedade e da cultura matogrossenses, visa compreender os diferentes processos de constituição desse sujeito brasileiro, numa relação com as fronteiras discursivas que o constituem no modo como se significa pela linguagem.

Equipe:

Coordenadora: Marinei Almeida

Pesquisadores: Águeda Aparecida Borges, Eliana de Almeida, Marinei Almeida, Maria Inês Parolin, Leonice Rodrigues Pereira, Leila Jacob Salomão Bisinoto, Olimpia Maluf, Tânia Pitombo, Sílvia Regina Nunes, Valdir Silva, Walmira Austríaco Sodré


15 - DIVERSIDADE E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM MATO GROSSO DIVALIMT

Vigência: 2014 a 2016

Instituição Financiadora: UNEMAT

Resumo do projeto:

O projeto, que se fundamenta nos princípios da Geolinguística contemporânea e da Sociolinguística Variacionista, dá continuidade às atividades de investigação desenvolvidas nas mesmas linhas de pesquisa na UFMT e USP, desde 2010. Dentre os principais objetivos destacam-se refletir sobre a língua portuguesa e línguas minoritárias faladas em Mato Grosso e sintetizar resultados de pesquisa geo-sociolinguísticas em áreas geográficas mato-grossenses distintas, assim como em temáticas também distintas Para tanto, busca observar o comportamento linguístico regional e compor um banco de dados on-line, com ênfase em contatos de variedades, línguas minoritárias, crenças, atitudes linguísticas, incorporação de anglicismos e história do português em contexto de migração, especialmente de sulistas. O presente projeto, atualmente, mantém estreita relação de diálogo com o projeto Para a História do Português Brasileiro-Mato Grosso-PHPB-MTem andamento na UFMT. Como resultados, além do banco de dados on-line, têm surgido orientações na graduação, pós-graduação, iniciação científica e produções bibliográficas.

Equipe:

Coordenadora: Neuza Inês Philippsen

Pesquisadores: Manoel Mourivaldo S. Almeida (USP), José Leonildo Lima (UNEMAT), Olandina Della Justina (UNEMAT), Juliana Schweikart (UNEMAT), Terezinha Della Justina (UNEMAT), Selmo Ribeiro Figueiredo Júnior (USP), Grasiela Veloso dos Santos (UNEMAT), Antônio Tadeu de Azevedo (UNEMAT), Fernando Hélio Tavares de Barros (UFRGS).S

Bolsista: Andressa Farias, Daniella Corrêa Alvarenga, Solange Dias

Fale Conosco: coordecom@unemat.br