Projeto Parceladas - PROEG

APRESENTAÇÃO


O Programa Parceladas foi criado em 1992 como uma modalidade diferenciada de ensino, com o objetivo de atender inúmeras demandas de formação docente em diferentes regiões do estado de Mato Grosso. Os cursos são presenciais, alguns em regime parcelado e outros em regime contínuo, ofertados em rede continuada, para a formação em serviço de servidores públicos da educação básica do Estado de Mato Grosso. O Programa Parceladas contemplou também os egressos de ensino médio e comunidade.

A segunda licenciatura surge como uma opção de formação para professores que já atuam na rede de ensinos municipal e estadual, além de responderem de forma eficiente às demandas no interior do Estado, tais como os campi/núcleos de Luciara, Vila Rica, Alta Floresta, Araputanga, Comodoro, Colíder, Barra do Bugres, Poconé e Rosário Oeste. Além disso, o Programa Parceladas, atualmente, contempla cursos de bacharelado com o bjetivo de atender as demandas de formação para mercado de trabalho.

Dentre os cursos já ofertados estão Pedagogia, Letras, Ciências Biológicas, Geografia, Matemática e História, sendo ministrados por professores que integram a Diretoria de Gestão Parceladas, cursos dos vários campi da UNEMAT, além de professores da rede pública de ensino e de outras IES, de forma a integrar vários olhares que somam teoria e prática para uma formação voltada para a diversidade.

Cerca de mais de mil professores do ensino básico de Mato Grosso, dos quais muitos já estão em nível de mestrado e doutorado, já passaram pelo Programa Parceladas e contribuem para a qualidade de ensino dos cursos da UNEMAT.

Apesar das distâncias entre os diversos campi/núcleos atendidos pelo Programa Parceladas, vários alunos dos nossos cursos participam projetos de pesquisa, como bolsistas de várias modalidades oferecidas pela instituição, tais como FOCCO, Apoio e Pibid nos cursos de licenciatura plena, para que exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico, aprimorando a formação dos alunos do interior de Mato Grosso.

Em consonância com os objetivos do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), a UNEMAT, por meio do Programa Parceladas, tem como meta induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no País.




1- Atualmente Aposentado.



Fale Conosco: coordecom@unemat.br