Avaliação Institucional 2011

Este CD contém os resultados da Avaliação Institucional da UNEMAT coletados no período de 05/11 a 22/12 de 2011 e estão assim organizados: dados Gerais da Instituição, por Campus, por Curso e por disciplina. Nesta etapa está sendo disponibilizado para a comunidade universitária os dados ainda brutos para discussão sob a coordenação das Comissões de Apoio a Avaliação – CAs. O processo avaliativo se completa e se consolida com as discussões em espaços democráticos e participativos onde a comunidade universitária identifica a partir do debate os pontos fortes e as fragilidades e propõe ações visando melhorias. Essas discussões, que deverão ocorrer nos diversos setores da Instituição, sustentarão a elaboração do relatório conclusivo. É com base nos resultados da avaliação que a gestão planeja as ações, o que leva a consolidação e legitimação da Avaliação Institucional e produz melhorias da qualidade das atividades de ensino, pesquisa, extensão e da gestão universitária.

Apresentamos a seguir algumas considerações sobre os dados que serão importantes para a compreensão e discussão dos mesmos.

1 – Quanto à organização dos dados - Os dados estão assim organizados no CD: Geral (consolidados da Instituição), por Campus (consolidado por Campus); por Curso (sistematizado por curso) e por Disciplina (resultado de cada disciplina disponibilizado apenas para as coordenações dos respectivos cursos).

2 – Quanto às alternativas das respostas - As alternativas: excelentes, bom, regular e insatisfeito não aparecem nas planilhas de dados sempre na mesma ordem. Em algumas planilhas a alternativa excelente aparece primeiro em outras por último. Problema que já está sendo corrigido para a próxima coleta de dados da avaliação.

3 – Quanto à avaliação das disciplinas - Os resultados referentes a avaliação das disciplinas, contam apenas com as opiniões dos alunos. Vale ressaltar a importância das opiniões dos docentes para o cruzamento dos dados. A CPA sugere que estes dados sejam apresentados aos professores das respectivas disciplinas e discutidos com os alunos não de forma a realizar um encontro de opiniões, mas no sentido de se compreender a opinião dos discentes em relação ao ensino nos cursos. Assim, sugerimos que cada professor analise os resultados e faça uma discussão com os alunos em sala de aula.

Clique aqui e acesse o resultado da avaliação institucional