UNEMAT Editora

Histórico

UNEMAT EDITORA

A criação da UNEMAT Editora ocorreu por meio do Decisum n.002/97-CONSUNI de 09 de setembro de 1997. O Projeto de Criação da Editora foi elaborado pelos professores: Jociane Rosa de M. Costa e Luziano Pereira Mendes de Lima e apresentado ao Conselho Universitário juntamente com o Estatuto. Esse processo permaneceu como estava até o ano de 2001, quando o CONSUNI homologou, pela Resolução n. 032/2001, o ato de criação da Editora pelo AD REFERENDUM- RESOLUÇÃO n.004/2001, tendo na presidência o sr. Arno Rieder como Reitor da Universidade. Esta Resolução estabeleceu a estrutura da Editora e a composição do Conselho Editorial. A Portaria n.249/2001 instituiu o primeiro Conselho Editorial que tive como atribuições: Revisar o projeto da Editora; estabelecer a política editorial; selecionar os títulos a serem publicados; estabelecer critérios para as publicações. Neste ano, foi solicitado aos professores que enviassem textos para publicação, o que foi atendido e a editora recebeu vários textos em forma de artigos, dissertações e teses do corpo docente da universidade. Três livros foram publicados em Co-edição com a Pontes Editores: História das Idéias Lingüísticas, Sociedade e Discurso e Fronteira, Memória e Linguagem. Os demais textos foram arquivados.

Em 2003, a Portaria n.255 designou a professora Marilda Fátima Dias Pereira para ser a Coordenadora da editora. O novo Conselho Editorial foi instituído pela Portaria 767/2003. Esta Portaria instituiu, também, o Conselho Temático Consultivo, composto por professores da universidade das diferentes áreas de pesquisa e ensino. Neste ano, editamos e publicamos o livro "Processos participativos na construção do conhecimento em sala de aula" e a Revista da FAED n.01.

No ano de 2004, editamos e publicamos 15 Livros. Em 26 de setembro a Portaria n.1363/2004 instituiu os seguintes membros para o Conselho Editorial: Agnaldo Rodrigues da Silva; Jocineide Macedo Karin; Almir Arantes; Marcos Figueiredo; Marco Antonio Aparecido Barelli; Jociane Rosa de Macedo Costa; Evanil de Almeida Cardoso; Maria do Horto S. Tiellet; Marilda F. Dias Pereira; Marvin G. O. Bonilla; Maria Zoraide M. C. Soares; Paulo Alberto dos Santos Vieira, os membros do Conselho Temático continuaram os mesmos.

A Portaria n.1538/2004 designou a professora Marilda Fátima Dias Pereira para continuar na Coordenação da UNEMAT Editora durante o ano de 2005 e outras portarias a designou para os anos de 2006 e 2007.

Para o ano de 2006, promovemos a publicação de catorze(14) obras, sendo sete(07) da CEACD - Sinop. Várias obras encontram-se diagramadas, somente esperando a impressão e sete obras estão em processo de diagramação. Outras, já revisadas, foram encaminhadas aos autores e organizadores para adequações. Algumas obras encontram-se registradas e protocoladas na editora, para futuras publicações.

O trabalho da Editora não se restringe à edição de livros, mas de muitos materiais produzidos pelos projetos e por professores da universidade e da comunidade, e outros serviços, como: revisão dos textos escritos, diagramação e criação da arte pela divisão de design.

Fale Conosco: coordecom@unemat.br