Revista ECOS

Edição Atual


Revista Ecos Vol. 13 Nº 02 (2012)


Capa


Expediente



Sumário

Artigos Texto Completo
LITERATURA

POESIA DA DOR: LUTO E MELANCOLIA EM EDGAR ALLAN POE E CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Adolfo José de Souza Frota

O objetivo de nosso artigo é analisar como se configura o tema da melancolia em dois poetas distantes, temporalmente, por mais de um século: Edgar Allan Poe e Carlos Drummond de Andrade. Sendo um estudo comparativo, o intuito é ressaltar alguns poemas dos autores e discutir aproximações e distanciamentos em relação ao tratamento do assunto, como o tema se apresenta e quais imagens (...)

LITERATURA E HISTÓRIA: INTERSECÇÕES COM O PASSADO

Agnaldo Rodrigues da Silva

Este artigo é um estudo comparativo entre a literatura e a história, a partir do confronto de ideias de autores que discutem o passado. Esse confronto de teorias reuniu pontos de vistas fundamentais para que o passado pudesse ser compreendido à luz dessas duas grandes áreas do conhecimento, partindo do pressuposto de que o escritor de ficção ou o historiógrafo tendem a buscar pistas em (...)

MIL’ TONS: UMA IDENTIDADE CULTURAL MUSICAL MIL’ TONS: A MUSICAL CULTURAL IDENTITY

Alberto Carlos de Souza

Estudo que busca discutir os lugares de memória nas obras fonográficas “Minas” e “Geraes”, de Milton Nascimento, lançadas em 1975 e 1976, respectivamente; vistas pela crítica da época como as mais representativas do “movimento” Clube da Esquina. Tais obras foram engendradas num contexto em que o Brasil vivia um momento de forte repressão política, circunstância na qual Milton e seus (...)

A PERSONAGEM CONFIDENTE E A CRISE DE IDENTIDADE NO TEATRO DE NELSON RODRIGUES E AUGUSTO SOBRAL

Claudiomar Pedro da Silva

Neste trabalho, propusemos uma reflexão acerca de dois textos cênicos que têm alcançado um significativo destaque nos estudos literários e culturais de dois países, cuja língua oficial é o português: trata-se de Portugal e Brasil. A produção teatral brasileira e portuguesa conta com nomes que se apresentam em destaque pela crítica, como Nelson Rodrigues, com a peça Vestido de Noiva e Augusto (...)

O REALISMO SUJO E AS ARTES PLÁSTICAS EM RUBEM FONSECA

Daniele Ribeiro Fortuna

O presente artigo aborda a questão do realismo sujo, explicando suas características, seu surgimento e influências. Trata ainda das artes plásticas, principalmente, no que diz respeito aos artistas da vertente pop – dando ênfase à obra de Andy Warhol – por uma nova forma de se aproximar da realidade, valorizando fontes antes desprezadas, como o lixo, os detritos urbanos, os objetos comuns e (...)

UTOPIA E CRÍTICA POLÍTICA EM AVENTURAS DE TELÊMACO DE FÉNELON

Helvio Moraes & Marília Gabriela Malavolta

Este estudo tem como objetivo uma análise do pensamento utópico do escritor e teólogo francês François Fénelon, a partir de duas passagens centrais de Aventuras de Telêmaco (1699), em que o autor descreve duas cidades utópicas, Salento e Bética, sendo possível, por meio de tal descrição, perceber tanto seu descontentamento em relação à França de seu tempo quanto sua idéia de superação desta ordem.

ENTRE DOIS MUNDOS: UMA LEITURA DE O LIVRO DOS RIOS DE JOSÉ LUANDINO VIEIRA

Liliane Batista Barros

Este estudo acompanha a viagem de KeneVua pelo rio Kwanza em direção ao mar e neste percurso ele busca de respostas para os conflitos que travessa que são agravados pela aparição da Jamanta negra e dos fuzileiros portugueses. O espaço percorrido pela personagem chama atenção pelo deslocamento que o autor faz da cidade de Luanda, espaço privilegiado em suas obras anteriores, para o interior (...)

A SOCIEDADE EM LITERATURA, REFLEXÕES MULTIPERSPECTIVADAS

Madalena Machado

A reflexão empreendida da Literatura com o dado social, solicita um olhar perscrutador em que predomine a atitude reflexiva. Nossa abordagem com vários textos da Literatura Brasileira, centra sua atenção no entrelaçamento da sociedade na trama literária. O equilíbrio de encontrarmos na forma junto do conteúdo a inquietante procura do homem em se situar no mundo em meio às coisas, faz desta (...)

RELAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, MITO E TRADIÇÃO EM MIA COUTO

Neila Salete G. Froehlich

A utilização da linguagem do mito por parte dos escritores africanos fundamentase no fato de que a sobrevivência do pensamento folclórico-mitológico é uma realidade histórica no meio cultural desses escritores, a exemplo da oralidade, já mencionada anteriormente, tradição inegável e presente nas narrativas de Mia Couto.

10°

O BESTIÁRIO MEDIEVAL E A LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENS: UM DIÁLOGO LITERÁRIO E CULTURAL ENTRE ANA MARIA MACHADO E JOSÉ JORGE LETRIA.

Rosemar Coenga & Fabiano Tadeu Grazioli

Partindo de uma conceituação teórica em torno da monstruosidade e da constância deste topos na tradição literária, pretende-se, com neste trabalho, realizar uma análise da construção do bestiário medieval num conjunto de obras portuguesa e brasileira destinadas à infância.

LINGUÍSTICA
11°

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE CONTAR HISTÓRIAS NA ESCOLA

Ana Maria S. Zilles & Jeferson R. Kern

Diversas áreas de conhecimento têm destacado a importância das narrativas, tanto de cunho ficcional quanto de experiências pessoais, nas sociedades humanas. Elas são abordadas, por um lado, relativamente ao caráter autobiográfico de constituição do eu, e por outro, como prática social, mediando a interação constitutiva entre o eu e o outro, num processo que se estende à criação e manutenção (...)

12°

ENSINO DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA: REVOLVENDO CRENÇAS E AERANDO DISCURSOS

Delvânia Aparecida Góes dos Santos & Ana Antônia de Assis-Peterson

Neste estudo, apresentamos e discutimos alguns dos dados de pesquisa sobre crenças de professores de Inglês da escola pública, que atuam no Ensino Médio em Mato Grosso sobre o papel que os professores atribuem ao ensino de inglês nos dias de hoje e às suas próprias práticas pedagógicas. O principal objetivo do estudo foi identificar crenças que indicassem evidências semânticas de um (...)

13°

GRAMÁTICA E LEITURA APLICADAS PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS: UMA FERRAMENTA EFICAZ

Jusimeire Auxiliadora Pinto; Beatriz Viana; Maria de Lourdes Conceição; Ivani Souza Mello; Raélita Oliveira Souza Resende

É importante falar e escrever adequadamente e uma pesquisa sobre a “Produção de Texto” junto a alunos do Ensino Médio da Escola Estadual “André Avelino Ribeiro” foi de extrema importância desenvolver este trabalho. Teve como objetivo principal auxiliar e demonstrar aos discentes que para se produzir bons textos devem-se estudar gramática e ler constantemente. Autores relatam que o estudo da (...)

14°

DICIONÁRIO REGIONAL - VERBETES QUE SE PARTICULARIZAM

Marilda F. Dias

A tecnologia dicionarística possibilitou e ainda possibilita o conhecimento sobre a formação da língua portuguesa falada no Brasil. Após a instituição da escrita como prática a todo cidadão, a necessidade de se conhecer o léxico da língua escrita foi o estopim para os estudos sobre a formação léxica das línguas. No Brasil, várias foram as tentativas de se organizar, em dicionários, listas de (...)

15°

A LÍNGUA INGLESA NA FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Salete Dubra Paes

Este trabalho traz reflexões sobre a pesquisa realizada com estudantes de língua inglesa em cursos para jovens e adultos, tendo como base teórica os estudos de Ortiz (2006) sobre a mundialização, além de Freire (2007) e de Bakthin (1995). O universo da pesquisa são estudantes de nível universitário e de ensino médio, que buscam completar sua formação em língua inglesa para qualificação (...)

LINGUAGEM E MÍDIA
16°

AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE NA MÍDIA TELEVISIVA

Danielle Tavares Teixeira

Este artigo apresenta resultados parciais de projeto concebido com o objetivo de analisar, subsidiado pela Análise de Conteúdo, como o Pantanal Mato-grossense é caracterizado pelo programa jornalístico de televisão, Globo Repórter, que toma o meio ambiente como uma de suas principais pautas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com o auxílio de pesquisa bibliográfica e documental. Tomam-se (...)





ISSN:
1806-0331
(impressa)

ISSN:
2316-3933
(online)

Fale Conosco: coordecom@unemat.br