Revista ECOS

Edição Atual


Revista Ecos Vol. 11 Nº 02 (2011)


Capa


Expediente


Revista Completa


Sumário

Artigos Texto Completo
LITERATURA

A POÉTICA DE HOMERO PELA VISÃO DE GIAMBATTISTA VICO

Agnaldo Rodrigues da Silva

Esta pesquisa pretende discutir aspectos sobre a poética de Homero, baseada em uma perspectiva de Giambattista Vico, reconhecido escritor italiano. A perspectiva desse historiador-filósofo quebra a imagem clássica e os conceitos que foram construídos sobre o poeta e sua obra no decorrer dos esses séculos.

LUZ E SOMBRAS, DE FELICIANO GALDINO DE BARROS: O FENÔMENO LITERÁRIO E A DIALÉTICA DA REALIDADE

Bruna Marcelo Freitas, Dante Gatto

Tomando como suporte o pensamento de Aristóteles no que se refere à Poética (mimeses e verossimilhança), a concepção de arte para o marxismo e a forma do romance de George Lukács, a posição do narrador, conforme identificada por Adorno, a argumentação da dinâmica da criação de personagens de Forster e, por fim, a idéia de discurso no romance de Mikhail Bakhtin refletimos o fenômeno literário (...)

LITERATURA E LEITURA – CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE LITERATURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR

Elizete Dall´Comune Hunhoff

Cotejamos neste texto apresentar uma reflexão sobre o texto literário em sala de aula e sua possível influência no processo de amadurecimento intelectual do leitor. Para tanto baseamo-nos na importância que se deva dar aos estudos e pesquisas do professor, devido ser este profissional a pessoa que está mais próxima do aluno, ser em formação, e, portanto, mesmo involuntariamente, atuar como o (...)

O ENSINO DA LITERATURA, ENGESSADO POR LEIS E DECRETOS

Irene Severina Rezende

Nesse artigo, procurou-se pontuar alguns dos perigos, para o ensino da literatura, gerados pelas mudanças em Leis e decretos. Enfocou-se a importância do aprendizado da Literatura enquanto objeto estético e não como objeto histórico ou moral. O estudo realçou a ideia de que é preciso promover o ensino da Literatura focalizando-a enquanto produção estética, e não enquanto retratos históricos (...)

O SOL DE VIELIMIR KHLÉBNIKOV

Isaac Newton Almeida Ramos

Este artigo apresenta a análise de um poema futurista de Vielimir Khlébnikov, sem título, a partir de conceitos filosóficos e sob a luz da teoria da literatura. Utilizando-se de uma abordagem didática, são enfocados os elementos sonoros, morfossintáticos e, sobretudo, o plano semântico. O procedimento estético da vanguarda poética trouxe à cena esse poeta que revolucionou a literatura russa (...)

A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE ARTE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Leide Patrício Monteiro

O trabalho tem por objetivo o estudo sobre a prática docente dos professores de Arte que atuam no Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Santos/SP. Fundamentando-se em estudos de Barbosa, Freire, Nóvoa, entre outros, a pesquisa de abordagem qualitativa utilizou, como instrumentos de coleta, questionários que foram respondidos por professores de Arte. A análise parcial dos dados obtidos (...)

AS IMPOSSÍVEIS RENÚNCIAS DE AGOSTINHO NETO E ELIANE POTIGUARA (Carta para Eliane)

Leonel Cosme

Tenho de começar por dizer que a minha memória não regista, depois da Renúncia Impossível, do maior poeta negro angolano, Agostinho Neto, outro livro tão perturbador como é Metade cara, metade máscara, da escritora e poeta índia brasileira Eliane Potiguara, a cuja apresentação assisti, na cidade do Porto - Portugal, a 13 de Novembro de 2010.

DE ÁGUAS E AREIAS: UM ESTUDO COMPARATIVO PELO ESPAÇO LITERÁRIO NOS ROMANCES O LIVRO DOS RIOS, DE JOSÉ LUANDINO VIEIRA, E VOU LÁ VISITAR PASTORES: EXPOSIÇÃO EPISTOLAR DE UM PERCURSO ANGOLANO EM TERRITÓRIO KUVALE, (1992-1997), DE RUY DUARTE DE CARVALHO

Liliane Batista Barros

O enfoque deste trabalho é o espaço dos romances, sendo que em O livro dos rios, de Luandino Vieira, o espaço escolhido é o do rio Kuanza e em Vou lá visitar pastores, de Ruy Duarte de Carvalho, o olhar será sobre o deserto de Namibe. Nosso objetivo é verificar o modo de elaboração destes espaços textuais como representações sociais que imbricam a história e a memória.

A LITERATURA E AS QUESTÕES DO ENSINO

Luzia A. Oliva dos Santos

Este texto fará alguns apontamentos acerca do espaço que a literatura tem ocupado no ensino. Os aspectos que se evidenciam ao longo da reflexão são provenientes da experiência profissional das últimas três décadas, como também, das leituras e debates realizados no curso de Letras (UNEMAT- Sinop) em consonância com a prática, da qual se tem contato por meio de cursos de extensão na área de (...)

10°

"CADÊ O PROFESSOR DE LITERATURA DAQUI?" - UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LETRAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Marta Helena Cocco

Este artigo propõe uma reflexão sobre a formação acadêmica nos cursos de graduação, chamando a atenção para a responsabilidade pessoal do acadêmico em desenvolver sua autonomia como leitor e seu compromisso como formador de leitores, independentemente da forma como a literatura se apresenta no currículo escolar. Também menciona brevemente a defasagem do paradigma em que a estrutura (...)

11°

LITERATURA E ARTE NO (ENTRE) MEIO DA VIAGEM: UM ESTUDO DE VISCONDE DE TAUNAY

Olga Maria Castrillon-Mendes

No entremeio da viagem o mundo se particulariza pelo olhar do viajante. Alfredo Taunay (Visconde de Taunay), constituindo-se viajante a partir da participação no conflito da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), em Mato Grosso, constrói imagens que carregam a força-motriz do conjunto da sua vasta obra. Este artigo busca compreender as impressões captadas pelo olhar que são utilizadas como (...)

12°

O ENSINO DAS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CURRICULUM ESCOLAR BRASILEIRO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Renata Beatriz Brandespin Rolon

As pesquisas sobre as literaturas africanas de língua portuguesa abordam a linguagem tecida pelos fios da imaginação de autores que, no plano ficcional, discutem e reescrevem a história de seu país. Nesse contexto, ao promover o contato com autores africanos de expressão portuguesa, a escola media e estabelece diálogos entre literatura brasileira e outras literaturas, entre culturas, (...)

LÍNGUA/LINGUÍSTICA
13°

CRENÇAS E CONTEXTO ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE MUDANÇA

Marki Lyons, Ana Antônia de Assis–Peterson

Este artigo tem como objetivo mostrar a relação entre crenças e contexto escolar, enfocando as crenças e ações de uma professora de língua inglesa e a maneira como se relacionam às crenças de outros atores da escola (outros professores, alunos e administradores). Por meio de pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, ao explorar crenças dos atores da escola, é possível entender quais são os (...)

14°

ENSINO DE GRAMÁTICA E ANÁLISE LINGUÍSTICA

Claudia de Souza Teixeira

Este artigo trata de diferentes abordagens no ensino de gramática e dá destaque à "análise linguística" (AL). Mostra que a prática de AL é essencial no ensino de língua portuguesa, pois capacita o aluno a compreender os usos dos recursos linguísticos e a utilizá-los nos diversos gêneros textuais.

15°

CONSTITUIÇÃO DE PRÁTICAS IDENTITÁRIAS DE PROFESSORES DE INGLÊS EM COMUNIDADES DIGITAIS

Dánie Marcelo de Jesus

O objetivo deste trabalho é investigar as práticas identitárias de três comunidades virtuais do Orkut, direcionadas para professores de língua inglesa – English Language Teachers, English Teachers in Brazil, Sou professor(a) de inglês. A finalidade é compreender como a identidade profissional dos professores é construída no discurso dos participantes. O estudo se insere numa perspectiva (...)

16°

LÍNGUA E ENSINO: UMA LEITURA DISCURSIVA

Eliana de Almeida

Perguntamos pelas práticas metodológicas de leitura e ensino de leitura na sala de aula em relação à reprodução das práticas escolares, sem propiciar acessos dos sujeitos do conhecimento – sujeito-aluno e sujeito-professor – ao objeto de estudos. Pela Análise do Discurso (Pêcheux, 1988; 2001; Orlandi, 1993; 2007), teoria crítica da linguagem, propomo-nos a um exercício discursivo de leitura, (...)

17°

A COMUNICAÇÃO EM FÓRUNS VIRTUAIS: UMA ANÁLISE DE APPRAISAL (The communication in virtual forums: an appraisal analysis)

Fabíola Aparecida Sartin Dutra

Este artigo tem como objetivo investigar dois fóruns on-line no intuito de verificar as ocorrências de avaliatividade presentes no discurso dos participantes. Para tanto, utilizará os pressupostos teóricos e metodológicos que embasam a comunicação mediada pelo computador, bem como o modelo a comunidade de investigação proposto por Garrison, et al. (2000); Garrison et al. , Rourke et al. (...)

18°

SOBRE MOMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO EM MATERIAIS DIDÁTICOS BRASILEIROS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

Flavia Braga Krauss de Vilhena

Consideramos que o trabalho com a constante construção da identidade a partir da exposição à alteridade, conforme preconizado pelos documentos educacionais oficiais, estaria potencializado a partir do contato formal com o espanhol. Entretanto, os livros didáticos produzidos no Brasil nem sempre propiciam o desenvolvimento deste aspecto. De acordo com nossa argumentação, não podemos (...)

19°

DO BÁSICO A VARIANTES EM DOM CASMURRO

Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida, Manoella Neres Jubilato, Cátia Schreiner

O texto está composto de uma parte teórica e outra prática. O objetivo da primeira parte é, com base em manuais de crítica textual, tratar sucintamente do conceito, objeto, interdisciplinaridade, funções e objetivo da filologia ou crítica textual. O objetivo da segunda parte é levantar algumas variantes de natureza diversa encontradas no cotejo de testemunhos de Dom Casmurro (Machado de Assis).

20°

PERCEPÇÃO DE SONS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PELO MODELO DE ASSIMILAÇÃO PERCEPTUAL

Mara Silvia Reis

A percepção de sons é hoje uma das variáveis de investigação nos estudos de aprendizagem do sistema fonológico de língua estrangeira. Nas últimas décadas, diversas teorias ou modelos foram propostos na tentativa de explicar o quanto a experiência linguística com a língua materna afeta tanto a percepção quanto a produção de fala não nativa. Este artigo apresenta um dos modelos de percepção de (...)

21°

ENSINO DE SINTAXE – DA LÍNGUA AO DISCURSO – UM PERCURSO POSSÍVEL

Milena Borges de Moraes

O presente artigo teve como objetivo principal, a partir dos pressupostos-metodológicos da Análise de Discurso de orientação francesa, tecer uma leitura discursiva de dois exercícios de sintaxe retirados do livro didático "Português: língua, literatura, produção de texto", destinado a alunos do Ensino Médio. Diante do estudo realizado, observamos que embora o livro didático esteja sendo (...)

22°

A ACROSSEMIA EM LÍNGUA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA E O ENSINO DE MORFOLOGIA LEXICAL

Pedro Antonio Gomes de Melo

A incompreensão do fenômeno lexical da Acrossemia resulta na inadequação terminológica e de conceitos relacionados às formações acrossêmicas, causando dificuldades à compreensão do léxico português, interferindo, dessa forma, no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de morfologia lexical de língua portuguesa variante brasileira. Afirmar que as siglas, os siglônimos e os acrônimos - (...)

23°

ENSINO DA ESCRITA: O USO DE CONECTORES EM TEXTOS ACADÊMICOS

Sulemi Fabiano

A questão que norteia a pesquisa é: como um aluno em formação, ao se apropriar de uma teoria, utiliza os conectores para dar a ver sua inserção em uma área do conhecimento? Temos como objetivos: a) investigar como o aluno vai se apropriando da escrita do texto acadêmico por meio do uso dos conectores e b) observar a recorrência ao discurso "do outro" como instância apelativa da (...)

RESENHA
24°

RODRIGUES, Nelson. Vestido de noiva, em Teatro completo I: peças psicológicas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. p. 108-167.

Claudiomar Pedro da Silva

Em vinte e oito de dezembro de 1943, no teatro Municipal do Rio de Janeiro, estreiou não só mais uma peça de Nelson Rodrigues, como também o início de uma nova dimensão ao teatro brasileiro. Pode-se dizer que Vestido de Noiva inaugurou um modo de fazer teatro nunca antes visto em nosso país, utilizando recursos inéditos e rompendo os padrões da época. Nesse sentido, a peça é posta no nível (...)

25°

RODRIGUES, Agnaldo. A Penumbra - Contos de introspecção. UNEMAT Editora (Editora da Universidade do Estado de Mato Grosso): Cáceres, Mato Grosso, Brasil, 2004.

Elsa Rodrigues dos Santos

Agnaldo Rodrigues é professor universitário na Universidade do Estado de Mato Grosso, da Faculdade de Letras – Campus Tangará da Serra. É ensaísta, crítico e contista. Entre as suas publicações, destacam-se: O Futurismo e o Teatro (2003), Ensaios em Literatura Comparada (2004). Tem vários contos publicados em periódicos diversos, além de artigos e ensaios no âmbito da literatura e do teatro.

26°

CASSIRER, Ernest. Linguagem e Mito. 4ed. Tradução de J. Guinsburg, Mirian Scahnaiderman. São Paulo: Perspectiva, 2009.

Neila Salete Gheller Froehlich

O autor defende a ideia de que o conhecimento científico é também simbólico, de modo que todo conhecimento e sua relação do homem com o mundo se dá no âmbito das diversas "formas simbólicas". Nessa direção, um dos problemas que surge ao estudar Cassirer é buscar uma definição do que ele entende por forma simbólica e quais os parâ-metros adotados para conceituar essa forma.





ISSN:
1806-0331
(impressa)

ISSN:
2316-3933
(online)

Fale Conosco: coordecom@unemat.br