Revista ECOS

Edição Atual


Revista Ecos Vol. 15 Nº 02 (2013)


AS MARCAS DO GÊNERO MASCULINO NA PUBLICIDADE BRASILEIRA: UMA QUESTÃO DE BOM LÉXICO

Edson Roberto Bogas Garcia
Eduardo César Catanozi


Resumo

Resumo: O objetivo do presente estudo é verificar a relação entre léxico, cultura e gênero social. A partir dessa investigação, intenciona-se averiguar a influência do léxico na construção de textos publicitários voltados ao público masculino. Nosso ponto de partida foi o pressuposto de que há uma constituição incessante de unidades lexicais em todo estado de língua, causada por dois fatores principais: necessidade comunicativa e imperativo de nomear objetos e atitudes. Entendemos que essa formação lexical é baseada nos aspectos culturais, compreendidos como as diversas formas de viver de uma determinada sociedade, ou de um determinado grupo. Podemos notar, dessa maneira, que a cultura é uma entidade dinâmica e, portanto, o léxico é um importante meio pelo qual podemos perceber as possíveis diferenças de cunho social, como, por exemplo, aquelas demonstradas em pesquisas sociológicas e sociolinguísticas que tendem a apontar, ainda hoje, uma visível distinção entre os sexos. Nesse contexto, acreditamos que a publicidade, integrante dessas proposições culturais, escolha criteriosamente seu público-alvo no intuito de obter sucesso em suas campanhas. Tendo em vista sua preocupação na elaboração de uma mensagem, supomos que tais filtros sejam diferentes para homens e mulheres.


Palavras-chave: léxico; aspectos culturais; gênero; publicidade; textos publicitários


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1806-0331
(impressa)

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2316-3933
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