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APRESENTAÇÃO
O Segundo Volume da Revista “História e Diversidade” apresenta uma série de artigos oriundos de estudos e pesquisas de diferentes autores de distintas áreas de formação e atuação profissional, contemplando, assim, a proposta central da revista de ser um espaço destinado à publicação de textos de diferentes áreas do conhecimento, abarcando temas da História e Historiografia; Ensino de História; Formação de Professores; Diversidade Cultural e temáticas afins.
Tendo como objetivo principal a publicação de trabalhos de diferentes áreas do conhecimento e tendências teóricas, o II Volume de “História e Diversidade” apresenta textos de pesquisadores de instituições de ensino médio e superior de diferentes regiões do país.
O primeiro texto, com o título “Instrução e Modernidade: por uma reflexão sobre a educação e o trabalho no pantanal norte entre 1870 a 1930”, busca refletir sobre as práticas de ensino operadas no ambiente norte pantaneiro de Mato Grosso, com ênfase para as relações de trabalho e a temporalidade local desenvolvida entre os agregados e camaradas nas grandes propriedades agrárias. O estudo destaca que os projetos de “instrução” pública estavam correlacionados ao contexto “moderno”, de uma forma peculiar, uma vez que as modificações oriundas de um mercado mundial em expansão, carregadas de valores e preceitos “civilizados” atingiu o cotidiano local ensejando uma nova percepção do tempo que era o “tempo moderno”, o “tempo industrial”, o “tempo das usinas”.
O segundo estudo realiza um interessante estudo sobre as concepções de Koselleck e Hannah Arendt acerca das temporalidades, destacando as relações entre presente, passado e futuro na obra dos autores. O foco da análise está centrado no ensaio “Futuro Passado” de Koselleck, onde o historiador desenvolve considerações sobre as três instâncias da temporalidade, utilizando os conceitos de “espaço de experiência” e “horizonte de expectativa”. Na sequência, o estudo estabelece uma comparação entre
a posição de Koselleck e o pensamento de Hannah Arendt em torno destas questões, desenvolvido por esta filósofa com base em um insight de Franz Kafka.
O terceiro texto apresenta uma abordagem histórica sobre as estratégias de conquista da liberdade de homens e mulheres escravizados em Cuiabá, na segunda metade do século XIX, por meio da compra ou concessão, por parte dos seus senhores, de cartas de liberdade. A pesquisa destaca a importância do uso das Cartas de Alforrias como fontes que possibilitam estudar algumas formas de manumissão em diferenteslugares por trazerem informações sobre o perfil dos senhores e dos escravos; os valores escravistas expressos nas cartas, ou seja, especificidades que cada lugar tem e que determinará a forma de manumissão mais comum dos escravos.
O quarto texto, denominado Vozes D’África, apresenta o relato de experiência realizada com alunos do Ensino Fundamental e EJA de uma escola pública do município de Água Boa/MT, sobre a história e cultura africana e sua contribuição na formação
da identidade nacional.
O quinto artigo realiza um mapeamento sobre a formação docente a partir de teses publicadas pela CAPES no período de 2007 a 2009, explorando os modelos e paradigmas mais utilizados na formação docente.
O sexto estudo apresenta análise sobre o ensino das disciplinas de Física e Química em um curso de formação técnica, apontando as deficiências em relação aos aspectos didático/pedagógicos da atuação docente no processo de formação.
O sétimo texto apresenta um breve estudo sobre o projeto político-pedagógico do Curso de Letras de uma Instituição Pública de Educação Superior do Estado de Minas Gerais, objetivando desvelar os principais paradigmas na formação de professores que embasam as concepções pedagógicas do projeto pedagógico do referido curso.
A ênfase do oitavo estudo está centrada sobre a Sala de Recursos Multifuncionais e o processo de inclusão de alunos/as portadores de deficiências, como transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no ensino regular.
O estudo ressalta a importância das Salas de Recursos que possuem como principal objetivo oferecer condições para que o Atendimento Educacional Especializado ocorra de forma a contribuir para a apropriação do conhecimento científico desses/as alunos/
as e, dessa forma, contribuir para seu processo de inclusão escolar e social.
O nono texto analisa a contribuição dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu na formação e atuação pedagógica de docentes no Ensino Superior. Foram analisados os cursos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Física, Engenharia Mecânica e Ciências da Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apontando as deficiências referentes às questões pedagógicas e didáticas dos cursos destinados à formação de pesquisadores para a docência.
A décima investigação realiza uma análise sobre as experiências formativas do sistema prisional como fator de inclusão social e ressocialização, estabelecendo as possíveis conexões com a reincidência criminal. A pesquisa evidencia a não realização de autênticas experiências formativas no sistema prisional, além de não contribuir para a reinserção social do egresso do sistema prisional.
O décimo primeiro estudo apresenta investigação sobre formação docente e multiculturalismo e sua relação com a docência. O objetivo da pesquisa centrou-se na tentativa de compreensão sobre o multiculturalismo e sua relação com a prática docente entre os alunos dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, composto por sujeitos de diferentes áreas de formação e atuação profissional.
O décimo segundo texto centra sua atenção na compreensão das concepções pedagógicas de quatro IES públicas e as ações voltadas à formação docente e à prática pedagógica. Utilizando pesquisa documental, com ênfase para a análise de discurso, apesquisa salienta a existência de similaridades nos posicionamentos das IES quanto à competência docente, regime didático científico e formação em serviço de docentes. Desejamos a todos os leitores bons momentos de estudos e novos aprendizados.
Osvaldo Mariotto Cerezer
Organizador
Sumário
Nº |
Resumo |
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1 |
Instrução e Modernidade
Ana Carolina da Silva Borges
RESUMO: O objetivo deste artigo é buscar refletir sobre as práticas de ensino operadas no ambiente
norte pantaneiro, atentando-se para as relações de trabalho e a temporalidade local desenvolvida entre
os agregados e camaradas nas grandes propriedades agrárias, entre os anos de 1870 a 1930. Ao longo
desse período foi possível perceber o quanto os projetos de "instrução" pública estavam correlacionadas
ao contexto "moderno", de uma forma peculiar, uma vez que as modificações oriundas de um mercado
mundial em expansão, carregadas de valores e preceitos "civilizados" atingiu o cotidiano local, ensejando
uma nova percepção do tempo que era o "tempo moderno", o "tempo industrial", o "tempo das usinas".
Para percebermos esses aspectos utilizamos como tipologia documental os relatos dos viajantes, além
dos relatórios e mensagens dos governantes provinciais e estaduais.
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Futuro, Presente e Passado
José D' Assunção Barros
RESUMO: Neste artigo temos como objetivo desenvolver uma análise das recentes reflexões acerca das
sensações contemporâneas de ruptura entre Presente e Passado, examinando, em particular, o pensamento de dois autores
- Reinhart Koselleck e Hannah Arendt - sobre as relações entre Presente, Passado
e Futuro. O ponto de partida da análise refere-se ao ensaio Futuro Passado, escrito por Koselleck - um
ensaio no qual este historiador desenvolve suas principais considerações sobre as três instâncias da tem-
poralidade, utilizando os conceitos de "espaço de experiência" e "horizonte de expectativa". Em seguida,
é estabelecida uma comparação entre a posição de Koselleck e o pensamento de Hannah Arendt em
torno destas questões, desenvolvido por esta filósofa com base em um insight de Franz Kafka.
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Cartas de alforria, a luz da liberdade
Mauricélia Medeiros Silva
RESUMO: Pretendemos discutir neste artigo como homens e mulheres escravizados em Cuiabá, na
segunda metade do século XIX, criaram estratégias de conquista da liberdade através da compra ou con-
cessão por parte dos seus senhores de cartas de liberdade. As Cartas de Alforrias são fontes que nos pos-
sibilita estudar algumas formas de manumissão em diferentes lugares por trazerem informações sobre o
perfil dos senhores e dos escravos; os valores escravistas expressos nas cartas, ou seja, especificidades que
cada lugar tem e que determinará a forma de manumissão mais comum dos escravos. Vários foram os
fatores que interferiam nas formas de manumissões escravas. As alforrias não eram concessões fortuitas
dos senhores proprietários, mas, faziam parte de complexas relações sociais existentes no âmbito do sis-
tema escravista brasileiro do Oitocentos. Através de um minucioso estudo, foi possível verificar padrões
de comportamento econômico, social e cultural que contribuíram para que os cativos que viveram na
cidade de Cuiabá adquirissem a sonhada liberdade.
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Vozes da África
Waldiney Santana da Costa
RESUMO: O texto relata um trabalho realizado com alunos da Escola Estadual 9 de Ju-
lho, no município de Água Boa, MT. Os poucos estudos e debates em torno da cultura
negra, bem como as contribuições destas no processo da construção de nossa identida-
de, motivaram-nos a realizar as atividades propostas e relatadas aqui. Propomos nessas
atividades, o estudo de textos literários, a fim de análise da contribuição da cultura
africana na formação da identidade nacional. As atividades envolveram os alunos do
Ensino Fundamental e de EJA, atingindo de forma direta cerca de 1.500 alunos. Como
fatores primordiais, buscamos não só estimular a leitura de livros com a temática em
destaque, mas também promover a interação cultural por meio da literatura afro-bra-
sileira; ao desenvolver as atividades, visamos à aproximação do escritor e leitor para
a discussão de conhecimento, oportunizando a produção textual de poema, contos e
textos dissertativos que pudessem refletir a concepção de cada jovem em relação ao
tema, resultando na Coletânea Literária Vozes d'África: Verso e Prosa. Produção esta,
que fora lançada no 1o Café Literário de Água Boa-MT.
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Mapeamento e paradigmas de formação docente
Harley Furlanetto Vilela
RESUMO: As teses publicadas pela CAPES entre os anos de 2007 e 2009 abordam as formações inicial
e continuada de professores de diferentes áreas do conhecimento. Nesse sentido, formulamos este texto
que propõe um breve estudo sobre modelos e paradigmas de formação docente encontrados nas teses
acima citadas. Os dados da pesquisa foram tratados sob a perspectiva da análise de conteúdo (Lauren-
ce Bardin, 2010), a fim de verificar como os modelos e paradigmas são concebidos nas atividades e no
desenvolvimento profissional docente. Constatamos nas teses concepções do paradigma clássico no pro-
cesso formativo de professores e, na dimensão inicial, o docente crer que ainda há a reprodução do que já
existe; na dimensão continuada, o professor deseja revitalizar-se, suprir deficiências da formação inicial.
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Um estudo de caso
Atna Gomes
RESUMO: Pretendemos discutir neste artigo como homens e mulheres escravizados em Cuiabá, na
segunda metade do século XIX, criaram estratégias de conquista da liberdade através da compra ou con-
cessão por parte dos seus senhores de cartas de liberdade. As Cartas de Alforrias são fontes que nos pos-
sibilita estudar algumas formas de manumissão em diferentes lugares por trazerem informações sobre o
perfil dos senhores e dos escravos; os valores escravistas expressos nas cartas, ou seja, especificidades que
cada lugar tem e que determinará a forma de manumissão mais comum dos escravos. Vários foram os
fatores que interferiam nas formas de manumissões escravas. As alforrias não eram concessões fortuitas
dos senhores proprietários, mas, faziam parte de complexas relações sociais existentes no âmbito do sis-
tema escravista brasileiro do Oitocentos. Através de um minucioso estudo, foi possível verificar padrões
de comportamento econômico, social e cultural que contribuíram para que os cativos que viveram na
cidade de Cuiabá adquirissem a sonhada liberdade.
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A docência no Projeto pedagógico do curso
Ana Olga Dias
RESUMO: Este trabalho apresenta um breve estudo sobre o projeto político-pedagógico do curso de
Letras de uma Instituição Pública de Educação Superior no Estado de Minas Gerais, objetivando des-
velar os principais paradigmas na formação de professores que embasam as concepções pedagógicas do
referido projeto. Traz um quadro panorâmico dos cursos de licenciatura no Brasil, quadro esse que foi
elaborado a partir de pesquisa efetivada por Angelina Barreto e Bernadete Gatti. Por meio de técnica
utilizada por Lawrence Bardin à análise de conteúdo, verifica-se que o curso de letras investigado tem
seu projeto político-pedagógico alicerçado nos seguintes paradigmas: professor reflexivo, professor pes-
quisador e autonomia do professor.
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Sala de recursos multifuncionais
Eliana Aparecida Carleto
RESUMO: Este trabalho visou compreender como se constituiu o programa de Educação Especial de-
nominado Sala de Recursos Multifuncionais e seu papel no processo de inclusão de alunos/as com de-
ficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no ensino regular,
na medida em que essas salas têm como principal objetivo oferecer condições para que o Atendimento
Educacional Especializado ocorra, de forma a contribuir para com a apropriação do conhecimento cien-
tífico desses/as alunos/as e, dessa forma, contribuir para seu processo de inclusão escolar e social. Ini-
cialmente, o trabalho traçou um breve histórico da educação especial; a seguir, buscou definir inclusão,
logo após fez um histórico das legislações vigentes sobre educação especial, e explicitou sobre sala de
recursos multifuncionais, contextualizando-o por meio da legislação que ampara a mesma. O estudo foi
ancorado por meio de pesquisa bibliográfica se valendo das discussões teóricas, da legislação vigente so-
bre educação especial além das contribuições de Carvalho (2000), Mantoan (2004, 2006), Novais (2010),
Paim (2005), Pérez (2004), Vygotsky (1998), dentre outros. O paradoxo exclusão/inclusão foi tratado
simultaneamente para que as reflexões pudessem caminhar em busca de uma educação democrática e
inclusiva. Tecemos nosso trabalho sabendo que a troca entre alunos/as, o confronto de pensamentos,
metodologias interativas e o conhecimento da diversidade, possibilitam a educação inclusiva. Por fim,
concluímos que se faz necessário ampliar os estudos sobre a prática pedagógica nas salas de recursos
e o processo de inclusão de alunos/as com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas
habilidades/superdotação no ensino regular.
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A dimensão pedagogica na formação de professores na Pos graduação
Hailton Barreiros de Oliveira
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo analisar a possível contribuição dos programas de Pós-
graduação Stricto Sensu na formação e atuação pedagógica de docentes no Ensino Superior. Na perspec-
tiva da pesquisa qualitativa para a coleta e análises dos dados, recorremos a um amplo acervo de fontes
bibliográficas e de documentos disponibilizados nos endereços eletrônicos da Universidade Federal de
Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objeto de estudo foi os cursos
de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Física, Engenharia Mecânica e Ciências da Saúde destas
universidades. As análises mostraram que uma formação pedagógica e didática sólida ainda está muito
longe de ser efetivada em tais cursos, que afirmam formar pesquisadores e professores para a docência.
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Experiências formativas no sistema prisional
Adriana Simonassi Damasceno
RESUMO: Os contornos que a criminalidade tem assumido nos levam a refletir sobre as novas configu-
rações da sociedade contemporânea ensejada pelos efeitos da globalização, da ascensão e consolidação
do neoliberalismo e das transformações do mundo do trabalho ocasionadas pela reestruturação produ-
tiva. Tais processos são resultantes da crise estrutural do capital, e muito contribuem para intensificar os
processos de precarização do trabalho e aumentar os índices de desemprego. Tendo como referência esse
panorama social, a presente investigação teve como objetivo analisar as experiências formativas do sis-
tema prisional como fator de inclusão social e ressocialização estabelecendo as possíveis conexões com
a reincidência criminal. Partimos do suposto que nos estabelecimentos prisionais não há referências e
nem condições concretas para a implementação de procedimentos pedagógicos que contribuam para o
desenvolvimento das competências complexas, que configuram o trabalho intelectual, principalmente,
aqueles que assegurem o exercício da crítica, da participação política ou do acesso aos conhecimentos
necessários para enfrentar os desafios propostos pela atual configuração da sociedade contemporânea,
tendo em vista a formação de um profissional com autonomia intelectual e ética. Para tanto, foi realizada
uma pesquisa bibliográfica e documental, ancoradas nas seguintes categorias: trabalho, políticas educa-
cionais, inclusão social. Apesar de reconhecer algumas controvérsias epistemológicas entre Karl Marx e
Paulo Freire, os autores serão mobilizados para o engrandecimento das reflexões e análises deste estudo.
A pesquisa evidenciou a não realização de autênticas experiências formativas no sistema prisional, além
de não contribuir para a reinserção social do egresso do sistema prisional.
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Formação docente e multiculturaluismo
Alexandre Pereira
RESUMO: A presente pesquisa centra-se na compreensão sobre o multiculturalismo e sua relação com
a docência entre os alunos dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal
de Uberlândia. O universo da pesquisa contou com a colaboração de quinze mestrandos e doutorandos,
sendo 06 (seis) Pedagogos (as), 04 (quatro) Licenciados em Letras, 01 (um) Licenciado em Química,
01 (um) em Física, 01 (um) formado em Normal Superior, 01 (um) Médico e 01 (um) Jornalista. Os
objetivos do estudo são investigar qual a compreensão dos sujeitos sobre multiculturalismo e as relações
estabelecidas por eles no ambiente de trabalho com a temática multicultural; identificar as dificuldades
e os desafios encontrados para lidarem com as diferenças culturais em suas práticas pedagógicas. Para
coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado com questões abertas e de múltipla escolha,
abrangendo aspectos sobre formação acadêmica, tempo de formação e atuação profissional, nível de
ensino em que atua e questões sobre multiculturalismo e docência.
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Concepções pedagógicas de docentes
Jociene Carla Bianchini Ferreira
RESUMO: Buscando compreender as concepções pedagógicas de quatro IES públicas, o estudo teve
por objetivo, verificar se os documentos oficiais institucionais propõem ações que resultem na forma-
ção pedagógica docente. O método utilizado foi pesquisa documental, focada na análise de conteúdo.
Observou-se similaridade nos posicionamentos das IES quanto à competência docente, regime didático
científico e formação em serviço de docentes. Entretanto, três IES priorizaram o conhecimento especí-
fico em detrimento do pedagógico, e somente uma IES referiu-se à necessidade de um redirecionamento
das práticas pedagógicas dos docentes não licenciados. Conclui-se a necessidade da descrição clara e in-
cisiva de ações efetivas para a formação pedagógica nos documentos e a importância e responsabilidade
individual e pessoal de cada docente na construção do ser e fazer pedagógico.
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