Simpósios
Simpósio 1
O ESTADO, A NAÇÃO E AS TRANSFORMAÇÕES DA FRONTEIRA OESTE NO LONGO SÉCULO XIX
Dr. Domingos Savio da Cunha Garcia (UNEMAT), Dr. João Edson de Arruda Fanaia (UNEMAT) e MSc. Acir Fonseca Montecchi (UNEMAT).
Este simpósio temático tem como objetivo discutir pesquisas, reflexões, projetos e trabalhos historiográficos que estão sendo desenvolvidos sobre a formação do Estado e da nação no longo século XIX (Hobsbawm), tendo como pano de fundo a fronteira oeste do Brasil. Está aberto a reflexões que dizem respeito a questão dos embates sobre a formação das fronteiras, sobre as forças políticas que se formaram e se entrelaçaram nesse processo, sobre as práticas discursivas das elites, as forças econômicas que se desenvolveram ao longo desse período e as transformações que o espaço urbano das diferentes povoações dessa região passou, tanto em seu aspecto arquitetônico como em seu aspecto antropológico e cultural.
Simpósio 2
ENSINO DE HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO
Dr. Carlos Edinei de Oliveira (UNEMAT), Dra. Marli Auxiliadora de Almeida (UNEMAT), Dra. Nilce Vieira Campos Ferreira (UFMT), MSc. Luís César Castrillon (UNEMAT / doutorando UFMT).
As produções acadêmicas sobre o Ensino de História e sobre a História e historiografia da Educação multiplicaram-se a partir do final do século XX, principalmente pelas ações de pesquisa dos programas de pós-graduação em História e em Educação. Neste sentido a proposta deste simpósio temático é oportunizar o intercâmbio de experiências que envolvam a pesquisa e o ensino de história e de história da educação. Na área do ensino de história serão bem vindos trabalhos que priorizarem o foco nas seguintes temáticas: fontes e estratégias de aprendizagem em História; fundamentos e modos constitutivos da aprendizagem no ensino de História nos diversos níveis de ensino presentes nas práticas docentes; produção curricular; análise de livros didáticos; políticas públicas relacionadas ao ensino de História; as especificidades e ações em relação às Leis 10 639/2003 e 11.645/08; formação de professores; expectativas de aprendizagem para o ensino de História; ensino de História e patrimônio; relações entre a teoria da história; história da historiografia e ensino de história. O simpósio também reunirá pesquisadores, professores da educação básica e ou acadêmicos de graduação que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/Capes na área de História e ou trabalhos interdisciplinares que envolvam o ensino de História. Em relação à Historiografia da Educação será objeto de análise trabalhos sobre políticas públicas, disciplinamento social, relação trabalho e educação, formação de sistemas de ensino, cultura escolar, história de instituições escolares, história da formação de professores, pesquisa para o estudo de história da educação.
Simpósio 3
HISTÓRIA ORAL E MEMÓRIA
Dr. Carlos Eduardo Souza de Carvalho (UFMT) e Caroline Martins Ojeda (mestranda UFMT)
Este simpósio tem por objetivo debater a História Oral Moderna e sua relação com a Memória. Apresentar a sua metodologia, os gêneros de História Oral, discutir a questão da entrevista, a colaboração, a passagem do oral para o escrito, o tratamento textual das entrevistas e os pressupostos éticos.
Simpósio 4
MEMÓRIA, PODER E CULTURA POLÍTICA
Dra. Maria do Socorro de Sousa Araújo (UNEMAT) e Dr. João Ivo Puhl (UNEMAT)
A cultura política abrange práticas que permeiam as dinâmicas sociais produzindo ambientes de produção de memórias que podem ser compartilhadas (ou não) pelos diversos atores sociais, sendo seus usos um componente fundamental na constituição de interesses e parâmetros identitários nas relações de poderes. Considerando que o conhecimento histórico opera com as múltiplas configurações do passado, cujas imagens se inscrevem nos jogos da memória (escrita, oral, visual, auditiva, etc.), este Simpósio Temático tem como propósito ser um espaço de debates e troca de experiências de pesquisa que abordem a relação entre história, memória e cultura política, pensando as representações e os usos políticos do passado.
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