Matriz Curricular do Curso de Letras
O curso de Letras, em implantação, com habilitação em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa foi aprovado pela Resolução n.º 237 de 7 de dezembro de 2007, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão-CONEPE, e seu processo de reestruturação encontra-se no órgão competente da UNEMAT, para posterior encaminhamento ao Conselho Estadual de Educação para aprovação.
Identificação
Curso: Licenciatura Plena em Letras
Habilitação: Língua e Literaturas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa
Duração do curso: 8(oito) semestres, no mínimo, e 12 (doze), no máximo.
Período de funcionamento: Noturno
Número de vagas: 40
Regime: semestral
Objetivos
1. Contribuir para o crescimento cultural do Estado de Mato Grosso, em todas as suas regiões, pelo fato de manter, em seu espaço, conhecimentos sobre língua e literatura no Brasil.
2. Formar futuros professores/pesquisadores interessados nos estudos de linguagem, de língua inglesa e de literaturas.
3. Servir, pela formação cultural e artística específica que produz, de núcleo para outros cursos como os de jornalismo, tradução, etc.
4. Fundamentar a formação de qualquer pessoa em qualquer outra atividade na sociedade e na estrutura do Estado.
Matriz Curricular
O curso de Letras constitui-se de dois eixos: Núcleo Comum e Núcleo Específico.
O Núcleo Comum ocorre durante os quatro semestres, em que os alunos terão o conhecimento de disciplinas de formação básica. O objetivo dessa etapa justifica-se pela pluralidade de leituras não centradas na especificidade do curso. O Núcleo Específico ocorre a partir do quinto semestre e compreende a formação específica, incluindo as disciplinas de concentração e as optativas.
O Estágio Supervisionado ocorre a partir do 5º semestre, com um total de 450h/a, assim distribuído: 30 h/a no 5º semestre, 120h/a no sexto, 150h/a no sétimo e 150 no oitavo semestre. Do total da carga horária, 210 h/a serão destinadas aos estudos das teorias lingüísticas e literárias e de língua inglesa e 240h/a, às atividades de orientação, observação, monitoria e regência.
Funções das disciplinas
a) de Língua Portuguesa:
- Desenvolver a capacidade de investigação, de análise e de reflexão crítica sobre as questões estruturais e lingüísticas do português do Brasil.
b) de Literaturas
- Desenvolver a capacidade de investigação, de análise e de reflexão crítica sobre as literaturas de língua portuguesa.
c) de Língua Inglesa
- Desenvolver as habilidades de ouvir, falar, ler, entender e escrever na língua inglesa.
Perfil do Profissional de Letras
- Interculturalmente competente, capaz de lidar, de forma crítica com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e consciente de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.
- Deve ter domínio da língua portuguesa e estrangeira e das literaturas, com relação às suas estruturas, funcionamento e manifestações culturais, e consciência da diversidade lingüística e cultural.
- Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação cultural como processo contínuo, autônomo e permanente.
Trabalho de Conclusão de Curso
A relação indissociável entre ensino, pesquisa e extensão tem, na monografia produzida pelos alunos da graduação, a possibilidade real da tríade de sustentação da produção acadêmica.
Voltada para a solução de problemas relacionados à área de lingüística, da lingüística aplicada e da literatura do curso, a monografia tem uma orientação de caráter pedagógico (ensina, exercita, treina, e habilita a refazer os caminhos da ciência), e possibilita ao aluno a se instrumentalizar, a se habilitar para trabalhar com as normas da metodologia científica e a desenvolver a sua capacidade argumentativa.
Atividades Complementares
Compreende-se por atividades complementares a participação do aluno em simpósios, seminários, encontros, palestras e outras atividades promovidas pelo Departamento de Letras ou de áreas afins. Essas atividades compreendem 200 horas e buscam possibilitar ao aluno maior inserção nas questões relativas ao processo educacional e ao ensino, capacitando-o para o mercado de trabalho, através de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais.