Simpósios
Literatura e Vida Social
Literatura, História e Memória Cultural
SIMPÓSIOS – ENSALAMENTO
Lliteratura e Vida social
SALA 1: Coordenadores: Elisabeth Battista; Irene Severina Rezende.
TEMA: Teatro, Literatura, Cinema.
-
O TEATRO POLÍTICO ANGOLANO: A REVOLTA DA CASA DOS ÍDOLOS, DE PEPETELA (Adilson Vagner de Oliveira).
-
O teatro político de Chico Buarque, Ruy Guerra e Pepetela: Calabar e A Corda (Sidnei Boz).
-
O TEATRO PSICOLÓGICO DE NELSON RODRIGUES E AUGUSTO SOBRAL: VESTIDO DE NOIVA E MEMÓRIAS DE UMA MULHER FATAL (Claudiomar Pedro da Silva).
-
CINEMA E LITERATURA: CONFLUÊNCIA DAS ARTES NOS FILMES “ROMANCE” E “AUTO DA COMPADECIDA” DE GUEL ARRAES (Reila Márcia Borges Rodrigues; Agnaldo Rodrigues da Silva).
-
O FEMININO E O PODER EM O ABAJUR LILÁS, DE PLÍNIO MARCOS (Dimas Evangelista Barbosa Junior).
-
O ASPECTO religioso em o Pagador de Promessas, DE Dias Gomes E In Nomine Dei, DE José Saramago (Elisângela Da Silva Nazareth).
-
O MITO NO TEATRO DE PADRE POMBO: SINAL MISTERIOSO E O ÚLTIMO PELOTÃO (Luiza Bernadete Faria Silva).
SALA 2: Coordenadores: Olga Maria Castrillon Mendes; Isaac Newton Almeida Ramos
TEMA: Literatura, Póeticas e Representação do feminino.
-
IDENTIDADE FEMININA NAS OBRAS REUNIÃO DE FAMÍLIA DE LYA LUFT E A IMITAÇÃO DA ROSA DE CLARICE LISPECTOR (Katia Fraitag).
-
EM ÁGUAS PROFUNDAS – MIA COUTO POR MIA COUTO (Léia da Silva Gomes Torres).
-
O TRABALHO DOMÉSTICO COMO FORMA DE CERCEAMENTO À MULHER MOÇAMBICANA NA OBRA A CONFISSÃO DA LEOA, DE MIA COUTO (Sandra Maria Gonçalves da Silva).
-
A VOZ E O SILÊNCIO NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES NA LITERATURA ANGOLANA (Valdeire Verneque Dias).
-
A REPRESENTAÇÃO DA ORALIDADE NA OBRA NOSSO MUSSEQUE DE LUANDINO VIEIRA (Claudia Eliane Zortea).
-
Ecovisão e poesia em Pedro Casaldáliga (Edson Flávio Santos).
-
“KYVAVERÁ” E A NARRATIVA POÉTICA DE IVENS CUIABANO SCAFF (Idalina Meurer; Elisabeth Battista).
LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA CULTURAL
Sala 3: Coordenadores: Dante Gatto; Luzia Oliva dos Santos.
TEMA: Representação literária: entre formas narrativas e formas do trágico.
-
O CALOR DE “FRIO”: O PERCURSO DO HERÓI NO CONTO DE JOÃO ANTONIO (Clairton José Weber).
-
O TRÁGICO DA CONDIÇÃO FEMININA EM PIEDADE DE JOSÉ DE MESQUITA (Magda Silvia Darini Silva).
-
A REPRESENTAÇÃO DO TRÁGICO NA ‘PENTAGONIA’ DE REINALDO ARENAS (Geni Mendes de Brito).
-
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA CRIAÇÃO LITERÁRIA E PSICANÁLISE (Cláudia Farias Pezzini).
-
MÁSCARAS COMO IDEIA DE PERTENCIMENTO SOCIAL (Ivete Ferreira Barbosa Corrêa).
-
A ARTE DO NARRADOR NO ROMANCE DO FUNDO DO POÇO SE VÊ A LUA, DE JOCA REINERS TERRON (Rozenice Evangelista Sanches).
-
A HISTÓRIA IMÊMORE DO ACRE SOB A ÓTICA DE GALVEZ IMPERADOR DO ACRE (Jeciane de Paula Oliveira).
-
O ESPIRIUAL PROFANADO E O MUNDANO SACRALIZADO (Elcione Ferreira Silva; Aroldo José Abreu Pinto).
Sala 4: Coordenadores: Walnice Vilalva, Aroldo José Abreu Pinto
TEMA: Literatura Brasileira: estética, recepção e formas da oralidade
-
A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO NA OBRA SAROBÁ DE LOBIVAR MATOS (Josielma de Souza Ferreira Coelho).
-
A HISTÓRIA DA LITERATURA BRASILEIRA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL (Jocineide Catarina Maciel de Souza).
-
A RECEPÇÃO E A QUEBRA DE EXPECTATIVA EM A PRIMEIRA SÓ, DE MARINA COLASANTI (Karla Cristina dos Santos Ferreira).
-
O POÉTICO EM NARRATIVAS DE IDOSOS DE ALTO ARAGUAIA-MT (Leandro Rodolfo Resende)
-
O OLHAR POÉTICO NA OBRA DE VERA RANDAZZO (Maria Aparecida Soares Ferreira Banfi).
-
“O ESPELHO” A CONFIGURAÇÃO DA JANELA DA ALMA (Nasione Rodrigues Silva; Walnice Vilalva).
-
A PERSPECTIVA HOMOERÓTICA NO CONTO NEM ROMEU NEM JULIETA, DE JOÃO SILVÉRIO TREVISAN (Samuel Lima da Silva).
-
ELEMENTOS DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO NO CONTO “CORPO FECHADO” - GUIMARÃES ROSA (Francieli Santos Rossi).
-
A ARTE DE NARRAR: O CAMINHO DA LITERATURA ORAL AO MARAVILHOSO (Iolanda Cristina do Nascimento Garcia).
|