COILIC - COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURA COMPARADA - Anais

Simpósios

Literatura e Vida Social

Literatura, História e Memória Cultural

SIMPÓSIOS – ENSALAMENTO

Lliteratura e Vida social

SALA 1: Coordenadores: Elisabeth Battista; Irene Severina Rezende.

TEMA: Teatro, Literatura, Cinema.

  1. O TEATRO POLÍTICO ANGOLANO: A REVOLTA DA CASA DOS ÍDOLOS, DE PEPETELA (Adilson Vagner de Oliveira).

  2. O teatro político de Chico Buarque, Ruy Guerra e Pepetela: Calabar e A Corda (Sidnei Boz).

  3. O TEATRO PSICOLÓGICO DE NELSON RODRIGUES E AUGUSTO SOBRAL: VESTIDO DE NOIVA E MEMÓRIAS DE UMA MULHER FATAL (Claudiomar Pedro da Silva).

  4. CINEMA E LITERATURA: CONFLUÊNCIA DAS ARTES NOS FILMES “ROMANCE” E “AUTO DA COMPADECIDA” DE GUEL ARRAES (Reila Márcia Borges Rodrigues; Agnaldo Rodrigues da Silva).

  5. O FEMININO E O PODER EM O ABAJUR LILÁS, DE PLÍNIO MARCOS (Dimas Evangelista Barbosa Junior).

  6. O ASPECTO religioso em o Pagador de Promessas, DE Dias Gomes E In Nomine Dei, DE José Saramago (Elisângela Da Silva Nazareth).

  7. O MITO NO TEATRO DE PADRE POMBO: SINAL MISTERIOSO E O ÚLTIMO PELOTÃO (Luiza Bernadete Faria Silva).

 

 

SALA 2: Coordenadores: Olga Maria Castrillon Mendes; Isaac Newton Almeida Ramos

TEMA: Literatura, Póeticas e Representação do feminino.

  1. IDENTIDADE FEMININA NAS OBRAS REUNIÃO DE FAMÍLIA DE LYA LUFT E A IMITAÇÃO DA ROSA DE CLARICE LISPECTOR (Katia Fraitag).

  2. EM ÁGUAS PROFUNDAS – MIA COUTO POR MIA COUTO (Léia da Silva Gomes Torres).

  3. O TRABALHO DOMÉSTICO COMO FORMA DE CERCEAMENTO À MULHER MOÇAMBICANA NA OBRA A CONFISSÃO DA LEOA, DE MIA COUTO (Sandra Maria Gonçalves da Silva).

  4. A VOZ E O SILÊNCIO NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES NA LITERATURA ANGOLANA (Valdeire Verneque Dias).

  5. A REPRESENTAÇÃO DA ORALIDADE NA OBRA NOSSO MUSSEQUE DE LUANDINO VIEIRA (Claudia Eliane Zortea).

  6. Ecovisão e poesia em Pedro Casaldáliga (Edson Flávio Santos).

  7. “KYVAVERÁ” E A NARRATIVA POÉTICA DE IVENS CUIABANO SCAFF (Idalina Meurer; Elisabeth Battista).

 

LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA CULTURAL

Sala 3: Coordenadores: Dante Gatto; Luzia Oliva dos Santos.

TEMA: Representação literária: entre formas narrativas e formas do trágico.

  1. O CALOR DE “FRIO”: O PERCURSO DO HERÓI NO CONTO DE JOÃO ANTONIO (Clairton José Weber).

  2. O TRÁGICO DA CONDIÇÃO FEMININA EM PIEDADE DE JOSÉ DE MESQUITA (Magda Silvia Darini Silva).

  3. A REPRESENTAÇÃO DO TRÁGICO NA ‘PENTAGONIA’ DE REINALDO ARENAS (Geni Mendes de Brito).

  4. CONSIDERAÇÕES ACERCA DA CRIAÇÃO LITERÁRIA E PSICANÁLISE (Cláudia Farias Pezzini).

  5. MÁSCARAS COMO IDEIA DE PERTENCIMENTO SOCIAL (Ivete Ferreira Barbosa Corrêa).

  6. A ARTE DO NARRADOR NO ROMANCE DO FUNDO DO POÇO SE VÊ A LUA, DE JOCA REINERS TERRON (Rozenice Evangelista Sanches).

  7. A HISTÓRIA IMÊMORE DO ACRE SOB A ÓTICA DE GALVEZ IMPERADOR DO ACRE (Jeciane de Paula Oliveira).

  8. O ESPIRIUAL PROFANADO E O MUNDANO SACRALIZADO (Elcione Ferreira Silva; Aroldo José Abreu Pinto).

 

Sala 4: Coordenadores: Walnice Vilalva, Aroldo José Abreu Pinto

TEMA: Literatura Brasileira: estética, recepção e formas da oralidade

  1. A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO NA OBRA SAROBÁ DE LOBIVAR MATOS (Josielma de Souza Ferreira Coelho).

  2. A HISTÓRIA DA LITERATURA BRASILEIRA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL (Jocineide Catarina Maciel de Souza).

  3. A RECEPÇÃO E A QUEBRA DE EXPECTATIVA EM A PRIMEIRA SÓ, DE MARINA COLASANTI (Karla Cristina dos Santos Ferreira).

  4. O POÉTICO EM NARRATIVAS DE IDOSOS DE ALTO ARAGUAIA-MT (Leandro Rodolfo Resende)

  5. O OLHAR POÉTICO NA OBRA DE VERA RANDAZZO (Maria Aparecida Soares Ferreira Banfi).

  6. “O ESPELHO” A CONFIGURAÇÃO DA JANELA DA ALMA (Nasione Rodrigues Silva; Walnice Vilalva).

  7. A PERSPECTIVA HOMOERÓTICA NO CONTO NEM ROMEU NEM JULIETA, DE JOÃO SILVÉRIO TREVISAN (Samuel Lima da Silva).

  8. ELEMENTOS DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO NO CONTO “CORPO FECHADO” - GUIMARÃES ROSA (Francieli Santos Rossi).

  9. A ARTE DE NARRAR: O CAMINHO DA LITERATURA ORAL AO MARAVILHOSO (Iolanda Cristina do Nascimento Garcia).

Fale Conosco: coordecom@unemat.br