I Seminário Matogrossense de Geografia

Justificativa

Na região sudoeste mato-grossense, composta por 25 municípios, o único curso de Geografia ofertado é pela Unemat - Campus universitário de Cáceres. Nesse sentido, além da graduação têm-se envidados esforços, iniciados em 1998 através da SEMAGEO, para atender a demanda de formação continuada para os egressos e professores da rede pública e privada de ensino da região. Verificou-se que a realização de apenas um evento anual de cunho geográfico não atende a demanda. Nesta perspectiva, tem-se como iniciativa para sanar a situação apresentada esta proposta de evento, a ser realizado no primeiro semestre de cada ano. A proposta é diferenciada, visto que se propõe a edição das palestras e dos debates (perguntas e respostas) em um DVD que possa ser utilizado como material para-didático dos professores e demais profissionais ligados aos temas.

As temáticas das palestras dessa primeira edição atenderão as demandas de informação referente ao: Ensino de Geografia, Meio ambiente, Novas tecnologias na Geografia, Clima e Urbano. Vislumbra-se que a temática da palestra voltada ao Ensino de Geografia (que se repetirá em todas as edições) visa discutir as problemáticas relacionadas as práticas de ensino, livro didático, alfabetização cartográfica, projeto de sociedade e inclusões sociais, e formação docente, cuja reflexão será transposta para a realidade regional; a relacionada ao meio ambiente terá como meta debater os processos da natureza e as questões socioambientais; a pertinente a Novas tecnologias buscará evidenciar as tecnologias espaciais e sua contribuição no ensino e pesquisa da ciência geográfica; a pertinente ao clima será focada na discussão de como o clima vem sendo afetado pelos diferentes modo de produzir; e a relativa ao urbano prevê a explanação a respeito de como a cidade se produz e reproduz, como compreende um todo ao mesmo tempo homogêneo e heterogêneo, como as pessoas se inserem e são inseridas neste espaço, acompanhando também os diferentes modos produtivos e as diferentes urbanizações que produzem e todas as diferenciações de apropriação do espaço urbano que ocorrem sob determinadas lógicas socioespaciais.

A região sudoeste mato-grossense encontra-se distante das regiões sudeste e sul, onde ocorre a maioria dos eventos científicos nacionais e internacionais, inclui nesse grupo os pertinentes a Geografia, o que demanda para participação dos profissionais da região a necessidade de tempo e recursos financeiros para estarem se atualizando via participação em eventos científicos. Além deste fato considera-se como obrigação da Unemat e dos órgãos públicos ligados a pesquisa e a difusão do conhecimento, como o caso da Fapemat, possibilitar e contribuir para melhoria da qualidade do ensino e pesquisa, via ação extensionista como é o caso dos eventos científicos.

Fale Conosco: coordecom@unemat.br