Licenciatura Plena em Pedagogia - Campus Universitário Juara
Informações sobre o Reconhecimento
Habilitação
Carga Horária
Objetivos
Perfil do Licenciado
Area de Atuação
Matriz Curricular
Área de Atuação
• Exercer a docência nas modalidades previstas pelo curso desenvolvendo uma práxis pedagógica pautada nos princípios de competência, compromisso, criatividade, responsabilidade e atualização, na dimensão técnica, humana e político-social da educação.
• Compreender a realidade educacional no contexto das relações sócio-econômicas loco-regionais, adotando uma postura crítica, construtiva atuando como sujeito de transformação.
• Estar preparado para as mudanças advindas da introdução das Novas Tecnologias e linguagens dos meios de comunicação na educação, criando e recriando propostas significativas para a prática pedagógica.
• Desenvolver um trabalho sistemático de acompanhamento das atividades relacionadas ao processo ensino-aprendizagem, visando à integração do educando e o seu relacionamento com a realidade social e profissional, a partir da integração família - escola - comunidade.
• Planejar, executar e avaliar ações que promovam o desenvolvimento de crianças de zero a cinco anos, em suas várias dimensões, entre outras a psicomotora, afetiva, cognitiva e social.
• Criar e atuar em ambientes inovadores de aprendizagem de educandos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais de escolarização do Ensino Fundamental.
• Atuar criticamente em ambientes escolares e não-escolares, buscando a promoção da aprendizagem dos sujeitos em diferentes níveis e modalidades educativas.
• Considerar as peculiaridades individual e coletiva do educando com vistas à promoção da aprendizagem, respeitando-o em seu ciclo de desenvolvimento humano.
• Articular e adequar as diferentes áreas do conhecimento na formação plena dos educandos, considerando as diferentes etapas do desenvolvimento humano.
• Investigar e propor alternativas integradoras aos problemas socioculturais e educacionais, buscando a legitimidade da inclusão étnico-racial, religiosa, política, de gênero, de escolhas sexuais, dentre outras.
• Ter flexibilidade para trabalhar cooperativamente, estabelecendo a inter-relação do processo educativo com as demais áreas do conhecimento.
• Contribuir com a elaboração, implementação e avaliação de projetos e programas educacionais em ambientes escolares e não-escolares.
• Ser um profissional investigador das suas próprias práticas educativas, considerando as diversas influências do contexto sócio-cultural sobre o processo de ensino e aprendizagem.
• Utilizar, com propriedade, instrumentos avaliativos voltados aos processos educacionais e institucionais, em âmbitos escolares e não-escolares.
• Perceber-se e atuar criticamente como parte de uma biodiversidade sócio-ecológica que exerce e sofre ações neste ambiente.