Faculdade de Educação - FAED

Licenciatura Plena em Pedagogia - Campus Universitário Juara

Informações sobre o Reconhecimento Habilitação Carga Horária Objetivos

Perfil do Licenciado Area de Atuação Matriz Curricular

Área de Atuação

• Exercer a docência nas modalidades previstas pelo curso desenvolvendo uma práxis pedagógica pautada nos princípios de competência, compromisso, criatividade, responsabilidade e atualização, na dimensão técnica, humana e político-social da educação.

• Compreender a realidade educacional no contexto das relações sócio-econômicas loco-regionais, adotando uma postura crítica, construtiva atuando como sujeito de transformação.

• Estar preparado para as mudanças advindas da introdução das Novas Tecnologias e linguagens dos meios de comunicação na educação, criando e recriando propostas significativas para a prática pedagógica.

• Desenvolver um trabalho sistemático de acompanhamento das atividades relacionadas ao processo ensino-aprendizagem, visando à integração do educando e o seu relacionamento com a realidade social e profissional, a partir da integração família - escola - comunidade.

• Planejar, executar e avaliar ações que promovam o desenvolvimento de crianças de zero a cinco anos, em suas várias dimensões, entre outras a psicomotora, afetiva, cognitiva e social.

• Criar e atuar em ambientes inovadores de aprendizagem de educandos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais de escolarização do Ensino Fundamental.

• Atuar criticamente em ambientes escolares e não-escolares, buscando a promoção da aprendizagem dos sujeitos em diferentes níveis e modalidades educativas.

• Considerar as peculiaridades individual e coletiva do educando com vistas à promoção da aprendizagem, respeitando-o em seu ciclo de desenvolvimento humano.

• Articular e adequar as diferentes áreas do conhecimento na formação plena dos educandos, considerando as diferentes etapas do desenvolvimento humano.

• Investigar e propor alternativas integradoras aos problemas socioculturais e educacionais, buscando a legitimidade da inclusão étnico-racial, religiosa, política, de gênero, de escolhas sexuais, dentre outras.

• Ter flexibilidade para trabalhar cooperativamente, estabelecendo a inter-relação do processo educativo com as demais áreas do conhecimento.

• Contribuir com a elaboração, implementação e avaliação de projetos e programas educacionais em ambientes escolares e não-escolares.

• Ser um profissional investigador das suas próprias práticas educativas, considerando as diversas influências do contexto sócio-cultural sobre o processo de ensino e aprendizagem.

• Utilizar, com propriedade, instrumentos avaliativos voltados aos processos educacionais e institucionais, em âmbitos escolares e não-escolares.

• Perceber-se e atuar criticamente como parte de uma biodiversidade sócio-ecológica que exerce e sofre ações neste ambiente.

Fale Conosco: coordecom@unemat.br