Faculdade de Educação - FAED

Licenciatura Plena em Pedagogia - Campus Universitário de Sinop

Informações sobre o Reconhecimento Habilitação Carga Horária Objetivos

Perfil do Licenciado Matriz Curricular

Perfil do Licenciado

Ao profissional não basta ter conhecimento sobre o seu trabalho. É fundamental que saiba mobilizar esses conhecimentos, transformando-os em ação. Dessa forma, as competências, saberes e valores do profissional do curso de Pedagogia estão configurados em quatro eixos, que tem a pesquisa como princípio formador, a flexibilização como construção de saberes diferenciados e a inserção profissional como possibilidade de transformação. Esses grandes eixos são os seguintes: conhecimentos pedagógicos, compreensão e domínio de conteúdos específicos da formação, participação social e postura política, e investigação do e no cotidiano educativo a partir da articulação teoria-prática.

Nessa perspectiva espera-se o egresso do curso seja antes de tudo, um professor. Além disto, um pesquisador na área da educação e articulador dos processos educacionais da escola. Um profissional com condições de diagnosticar e atuar na heterogeneidade do campo de trabalho caracterizada, por um lado, pela pulverização dos conhecimentos, por outro, pelos múltiplos locais para o exercício profissional: escolas, empresas, sindicatos, movimentos sociais, hospitais, etc. necessita ainda, ser capaz de coordenar a busca, participativa, de alternativas de ação.

Impõe-se, também a este profissional uma postura constante de novas contribuições teórico-práticas na área da educação. Este perfil de quem considera o estudo como parte de sua profissão, deverá somar-se a uma atitude ativa de recriação de conhecimentos, de investigação da própria prática, de atenção crítica à realidade sociocultural que o cerca. Este(a) Pedagogo(a) define-se como um cidadão atuante para poder auxiliar no processo de consolidação da cidadania de seus alunos. Tendo o aluno como perspectivas de:

Assumir uma postura ético-profissional na educação;

Compreender o estágio como momento da formação que se exercita a atividade profissional apoiada nas reflexões desenvolvidas no decorrer do processo formativo.

Saber-fazer na educação no enfrentamento de situações adversas no processo aprendizagem e saber gerir as mais diferentes atividades que constituem a sua profissão;

Como sujeito histórico-social, constituir-se e significar-se como sujeito de intervenção, com responsabilidades sociais e políticas, que na prática, na trajetória de sua profissão se constrói, por isso compreender a formação na ação;

Ser um sujeito com competências e saberes para planejar, ensinar, orientar situações de estudos, preparar materiais, utilizar recursos tecnológicos para uma metodologia criativa e eficiente, avaliar e compreender conteúdos específicos disciplinares da formação;

Ser um profissional capaz de inserir-se na comunidade e saber se posicionar junto à classe;

Ser sujeito participativo com conhecimentos pedagógicos e capacidade de mobilizar saberes, recursos tecnologias para intervir na realidade;

Ser profissional com competências para fazer da sua prática uma reflexão crítica para produção de novos conhecimentos e novas formas de agir no processo ensino-aprendizagem.

Ser profissional capacitado à investigação de situações apresentadas no campo educacional captando as contradições.

Saber mapear problemas e contextos do processo aprendizagem, para análise, argumentação e produção de conhecimentos.

Ser um cidadão ético e profissional com compromissos e valores humanos e sociais para a construção e efetivação da boa convivência numa sociedade justa, solidária e includente.

Compreender o contexto histórico, sociocultural e científico dos processos de formação humana, de produção do conhecimento e de organização do trabalho pedagógico, na perspectiva de uma educação crítica, que contribua para a transformação social;

Dominar os conteúdos das diferentes áreas de conhecimento que lhe cabem ensinar e as respectivas didáticas e metodologias de maneira a poder conceber, planejar e administrar situações de ensino e aprendizagem;

Compreender a vinculação teoria-prática que orienta as decisões do fazer docente, transformando seus conhecimentos cientificos específicos e a teoria pedagógica em prática pedagógica escolar, selecionando e organizando os conteúdos de modo a superar a compartimentalização atual das disciplinas, mediante a construção coletiva de formas pedagógicas que tomem a inter e a transdisciplinaridade como princípios;

Buscar a articulação entre a escola e o mundo das relações sociais e produtivas através de procedimentos metodológicos apoiados em bases epistemológicas adequadas;

Organizar e gerir o espaço escolar de forma democrática, internamente e em suas articulações com a sociedade;

Desenvolver o ensino numa perspectiva investigativa, refletindo sobre sua própria prática docente, desenvolvendo saberes educacionais, a partir das questões nela experienciadas;

Desenvolver pesquisas no campo teórico-metodológico da educação e especificamente da docência.

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