Cinemat - PROEC

Justificativa

O desempenho dos estudantes brasileiros em vários indicadores avaliativos como vestibulares, ENEM, SAEB, Prova Brasil, PISA, entre outros, que avaliam sobretudo a capacidade de leitura, tem demonstrado que o trabalho com a leitura é uma das áreas em que a escola precisa avançar urgentemente.

Diante dessa conjuntura e ciente da importância da leitura na vida do cidadão, na região Centro-oeste, o município de Cáceres foi contemplado por meio da Prefeitura Municipal de Cáceres tendo a frente à Secretaria Municipal de Educação, com atividades cujo propósito é levar às escolas o exercício da leitura. Tais ações estão filiadas ao PROLER - Programa Nacional de Incentivo a Leitura vinculado à Fundação Biblioteca Nacional cujas ações visam promover a valorização da leitura em todo o país. Esse programa tem demonstrado boa capacidade de inserção ou mesmo de reinserção de sujeitos, escolarizados ou não, ao mundo da leitura e da escrita, assim como a revalorização por outros modos das ações daqueles que tem uma aproximação mais intensa com essas duas necessidades básicas de um cidadão. Tanto que a partir do ano de 1992, este programa vem desenvolvendo diversas atividades através de Comitês formados em vários estados brasileiros potencializando e inovando na construção de alternativas de leitura e de escrita.

No entanto, neste âmbito, surge uma necessidade de envolvimento não só de profissionais vinculados às escolas com os seus respectivos alunos, como também buscar o envolvimento de outros segmentos da sociedade para demonstrar o quanto se fazem necessárias à leitura e a escrita em nosso cotidiano. Nesse sentido de ampliação, propomos o projeto “Leituras de mundo e escritas da vida: encontro de saberes”, com intuito de multiplicar o atendimento e busca de inserção ao mundo da leitura e da escrita. Assim, a UNEMAT juntamente com a Prefeitura Municipal de Cáceres podem, à luz do PROLER, realizar diversas ações que venham a estimular a mobilização social em favor da ampliação da leitura e da escrita para uma parcela mais ampla da população desta cidade, bem como interagir o saber acadêmico e o saber popular, visando à geração de novos conhecimentos.

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