O Caderno Fênix Ciência do Estudante é uma proposição
que nasceu da perspectiva de incentivar a elaboração escrita criteriosa
por parte dos estudantes da graduação e pós-graduação
Lato Sensu. Percebemos que há muitos trabalhos importantes elaborados
e que estão guardados. Afirmamos que há a necessidade de tornar
público os conhecimentos que são produzidos nos mais diferentes
níveis, momentos e espaços institucionais.
A atitude da publicação dos trabalhos possui no mínimo
dois referenciais importantes. O primeiro condiz com a carreira de profissionalização
do estudante. Ao publicar um artigo, tem este um ponto significativo para a
vida profissional. Abrem-se caminhos, principalmente na vida acadêmica
e da pesquisa para aqueles que tratam de tornar público as elaborações
e os seus trabalhos. Com o estudante também é valorizado o pesquisador
que dedica seu tempo e seus conhecimentos para orientá-lo.
Destarte essas situações, queremos elevar a relevância
do Caderno para a própria UNEMAT. Compreendemos que este procedimento
fará com que haja uma ambiência institucional cada vez mais favorável
ao debate acadêmico, isto é, que coloca como centro do falar e
do pensar a ciência, a filosofia, a cultura, a realidade concreta pensada.
A riqueza do debate acadêmico proporcionará a elevação
da capacidade intelectual dos sujeitos cognoscentes que formam a comunidade
acadêmica da UNEMAT.
O ambiente acadêmico não está desligado da Sociedade.
Dessa forma, quanto mais acadêmica for a Universidade maior será a
abertura, a capacidade de diálogo e de busca de solução
de problemas com a sociedade do seu entorno. A Universidade é por excelência
o espaço da teorização e da produção do
conhecimento. Reconhecer os conceitos, as metodologias, as técnicas
que tenham pertinência social é uma exigência ética
e intelectual para aqueles que fazem o cotidiano da Universidade.
As problemáticas societais e as epistemológicas, como salientou
Boaventura de Sousa Santos, estão intrigadas. Não há,
portanto, limites e possibilidades que não devam ser questionadas, integradas
e refletidas. A proposição que apresentamos é que o conhecimento
possa se constituir em práxis social transformadora das estruturas de
exclusão.
Aos estudantes fica o nosso convite. Escrever é uma arte que deve ser
exercida desde logo. O rigor e a criatividade são dimensões que
devem evoluir cognitivamente.
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