O ROMANCE DE FORMAÇÃO (BILDUNGSROMAN) NA MODA DE VIOLA: LITERATURA E SOCIEDADE NA MÚSICA CAIPIRA
Jean Carlo Faustino
Resumo
Este artigo apresenta uma leitura das modas de viola sob a perspectiva do
“romance de formação”, conforme foi conceituado por Bakhtin e Lukács. O recorte de
análise é feito com base nas modas gravadas pela dupla caipira Tião Carreiro e Pardinho
que, no século XX, se notabilizou pelo sucesso e reconhecimento na interpretação deste
gênero musical integrante da chamada música caipira de raiz. Com base numa
classificação do conjunto completo das modas gravadas pela dupla em questão,
realizada com base no tema de suas narrativas, são aqui tratadas às seguintes modas:
Boiadeiro Punhos de Aço, representante do grupo de modas com narrativas de
boiadeiros; Mineiro do Pé Quente, representante do grupo das modas com narrativas
centradas na figura de proprietários; Boi Cigano, do grupo temático das modas com
elementos mágicos; Minha Vida, do grupo das modas que tem violeiros como
protagonistas; e Herói Sem Medalha, do grupo que tem bois como elemento central do
enredo de suas narrativas.
Palavras-chave: música, caipira, viola, literatura, moda.
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