Revista ECOS

Edição Atual


Revista Ecos Vol. 15 Nº 02 (2013)


Capa


Expediente



Sumário

Artigos Texto Completo
Literatura

RELIGIOSIDADE NO TEATRO MATO-GROSSENSE: UM ESTUDO SOBRE A PEÇA SINAL MISTERIOSO, DE PADRE POMBO.

Agnaldo Rodrigues da Silva

Resumo: Este ensaio discute o aspecto religioso no teatro de padre Pombo, um dos principais dramaturgos mato-grossenses, cuja produção deu-se na segunda metade do século XX. Como corpus da pesquisa, foi escolhida a peça teatral Sinal Misterioso, devido ao enfoque dado pelo escritor ao aspecto religioso, em um contraponto entre o bem e o mal, o céu e o inferno, a decadência e a ascensão moral (...)

A RELAÇÃO ENTRE XILOGRAVURAS E CANTIGAS NA CONSTITUIÇÃO DO PERFIL DA VIÚVA EM CRISE EM "DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS"

Clarissa Loureiro

Resumo: Este artigo se propõe a analisar como em "Dona Flor e seus dois maridos" a xilogravura e as cantigas se cruzam para exprimir o desenvolvimento psíquico da personagem "Flor", descobrindo-se uma viúva em crise pela convivência conflituosa entre a identidade que a sociedade lhe impõe e aquela que sua própria vivência lhe faz descobrir. A intenção, portanto, é se demonstrar como esta (...)

DA TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA: CLAUDE GUEUX DE VICTOR HUGO NO RÁDIO

Dennys da Silva Reis

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo discutir a transposição do texto literário para o texto radiofônico analisando assim o processo de tradução intersemiótica do "romance" Claude Gueux de Victor Hugo para a radionovela homônima de Hélène Bleskine. Para tanto, definiremos o que é tradução intersemiótica e linguagem radiofônica, e quais os procedimentos técnicos envolvidos na (...)

MACABIELA: UMA VIDA EM SEGREDO DE AUTRAN DOURADO E A HORA DA ESTRELA DE CLARICE LISPECTOR

Francisco Antonio Ferreira Tito Damazo

Resumo: A hora da estrela de Clarice Lispector e Uma vida em segredo de Autran Dourado são duas novelas de estilos distintos, mas que se assemelham quanto à significação de seus elementos temáticos. Distintas em seu plano de expressão, ambas as novelas convergem significativamente quanto ao plano do conteúdo. Suas protagonistas, Macabéa e Biela, respectivamente, ressentem o descolamento de (...)

O HERÓI DA CULTURA POP

Gabriela Lopes Vasconcellos de Andrade

Resumo: O trabalho O herói da cultura pop propõe produzir uma reflexão crítica sobre as temáticas e esferas discursivas que nasceram da leitura Mastigando Humanos (2006) de Santiago Nazarian. As temáticas foram escolhidas com base na análise literária da obra, pautada em seu universo ficcional e seu contextos de produção e publicação, o qual configuram um perfil da cultura adolescente e da (...)

PALHETAS DE CORES E VERSOS: VAN GOGH EM "LIVRO DE POSSUÍDOS" DE MARIA LÚCIA DAL FARRA

Ivo Falcão da Silva

Resumo: O diálogo estabelecido entre a poesia e a pintura não é um feito da contemporaneidade. O pacto travado entre as duas linguagens remonta (dentre outros autores ) a Horácio, em seu Poesis Ut Picturis (século V a. C.) em que já se problematizava uma trama em que envolvia os versos e as pinturas. Em suas postulações, a poesia é considerada como pintura que fala e, por sua vez, a pintura (...)

ENTRE A FORMAÇÃO E A DESILUSÃO: LITERATURA E SOCIEDADE NA MODA DE VIOLA

Jean Carlo Faustino

Resumo: Este artigo apresenta uma leitura das modas de viola sob a perspectiva do romance de formação em contraposição ao romance de desilusão conforme teorizado por Lukács, com o objetivo de compreender as transformações pelas quais passava a cultura caipira diante do que ficou conhecido como êxodo rural brasileiro em meados do século XX. As reflexões aqui presentes correspondem ao (...)

ANTONIO CARLOS NÓBREGA EM SEU LUNÁRIO PÉRPETUO: UM OLHAR INTERMIDIÁTICO

Luís Adriano Mendes Costa

Resumo: No ano de 2002, quando estreou o espetáculo Lunário Perpétuo, o músico pernambucano Antonio Carlos Nóbrega chegou à marca de trinta anos de convívio com a cultura popular. O título do disco e de uma de suas canções é versão abreviada do livro que circulou no Nordeste brasileiro até meados do século passado: Lunário e Prognóstico Perpétuo para Todos os Reinos e Províncias, de autoria (...)

FAHRENHEIT 451: O ESVAZIAMENTO DA PALAVRA

Marinês Andrea Kunz
Daniel Conte

Resumo: Este trabalho analisa a narrativa literária Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, e sua versão fílmica, dirigida por François Truffaut, no que tange à transposição do literário ao fílmico, primeiramente. Também analisa os textos quanto ao conteúdo e ao discurso, no sentido de estudar os significados veiculados. Ambos os textos apresentam uma sociedade em que a palavra não tem lugar, em (...)

10°

A PRIMAVERA, DE ANTONIO VIVALDI E O TRIO EM LÁ MENOR DE MACHADO DE ASSIS: UM ESTUDO DA RELAÇÃO DA LITERATURA COM A MÚSICA

Marise Gândara Lourenço

Resumo: Trata-se de um estudo sobre a relação entre a Literatura e a Música, adotando como principais corpus para análise o concerto nº1 - A primavera, de Antonio Vivaldi, e o conto, de Machado de Assis, intitulado Trio em lá menor. Esta relação é tão antiga quanto à existência dessas duas artes e se estabelece de formas múltiplas: a concepção de música dos gregos, na tragédia, tinha a (...)

11°

TITUS ANDRONICUS REVISITADO: AS ADAPTAÇÕES FÍLMICAS DE JANE HOWELL E DE JULIE TAYMOR DA PEÇA SHAKESPEARIANA

Rebeca Pinheiro Queluz

Resumo: Este artigo analisa a adaptação de "Titus Andronicus" feita por Julie Taymor em contraponto a adaptação de Jane Howell da mesma peça. Foram estabelecidas algumas diferenças e semelhanças entre as performances e examinadas algumas interpolações e transposições nas duas adaptações. Finalmente, foram salientadas as diferentes abordagens da violência presente na peça shakespeariana nas (...)

12°

EL OJO, LA LENTE: UM ESTUDO SOBRE "ESTRICTAMENTE NO PROFESIONAL" DE JULIO CORTÁZAR

Ricardo Ramos Costa

Resumo: Neste trabalho, proponho apresentar as relações entre o texto de Julio Cortázar, "Estrictamente no profesional", e as fotografias de Sara Facio e Alicia D'Amico. O texto e as fotografias em questão fazem parte do livro Territorios, de Julio Cortázar (primeira edição de 1978). Este livro (qualificado pelo autor como almanaque) é composto por textos criados a partir de várias obras de (...)

13°

ENTRE A VANGUARDA DA METALINGUAGEM E A METALINGUAGEM DA VANGUARDA: A IMAGÍSTICA PICTÓRICA NA POESIA VISUAL DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO

Rosângela Queiroz

Resumo: Este artigo reflete sobre o consistente diálogo transtextual que a poesia eminentemente metalinguística de João Cabral de Melo Neto trava, desde a sua constituição, com a pintura, atribuindo a esta arte visual o status de influência mais pontual sobre o construtivismo cabralino já em seus primórdios. Empenhado na elaboração de uma dicção poética capaz da maior aproximação possível (...)

14°

AS BODAS DE SANGUE DE GARCÍA LORCA E CARLOS SAURA

Syntia Alves

Resumo: O presente trabalho propõe uma análise comparativa entre a peça Bodas de Sangue, de Federico García Lorca, e o filme homônimo de Carlos Saura. Análise visa comparar a recriação da obra de Lorca por Saura a partir do conceito de Gilles Deleuze de "teatro menor", entendendo que o cineasta faz um ensaio crítico operando pela subtração de marcadores de poder, em especial a linguagem (...)

Liguística
15°

AS MARCAS DO GÊNERO MASCULINO NA PUBLICIDADE BRASILEIRA: UMA QUESTÃO DE BOM LÉXICO

Edson Roberto Bogas Garcia
Eduardo César Catanozi

Resumo: O objetivo do presente estudo é verificar a relação entre léxico, cultura e gênero social. A partir dessa investigação, intenciona-se averiguar a influência do léxico na construção de textos publicitários voltados ao público masculino. Nosso ponto de partida foi o pressuposto de que há uma constituição incessante de unidades lexicais em todo estado de língua, causada por dois fatores (...)

16°

NOMES DE RUAS DE UM BAIRRO DE CÁCERES-MT: NAS TRILHAS DA MEMÓRIA E DA HISTÓRIA

Maristela Cury Sarian

Este artigo apresenta um breve estudo de fotografias de rostos dos ministros do Governo Dilma Rousseff que saíram do cargo durante o ano de 2011 acusados de envolvimento em esquemas de corrupção. Com o objetivo de olhar para o corpo enquanto objeto discursivo e por considerar ainda a relação indissociável entre imagem e suporte, elegemos textos jornalísticos publicados na revista Veja que (...)

17°

FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA DE UMA EDUCADORA DE ESCOLA PÚBLICA: ENTRE O PENSAR E O FAZER

Norma Gisele de Mattos
Solange Maria de Barros

Neste artigo buscamos refletir sobre o programa Auxílio à Editoração do CNPq, objetivando analisar discursivamente o programa colocando-o em relação aos demais desenvolvidos. Para isso reunimos um conjunto de documentos constituídos de relatórios de gestão, Plano Plurianual, Resolução Normativa, procurando compreender o lugar da circulação do conhecimento na política científica e o lugar da (...)

18°

O DISCURSO INFOGRÁFICO E A PRODUÇÃO DE UMA POSIÇÃO-SUJEITO LEITOR DE INFORMAÇÃO INFOGRAFADA

Silvia Regina Nunes

Resumo: Neste artigo, problematizamos práticas de leitura contemporâneas. Através da análise de um infográfico eletrônico, com foco no trajeto de leitura permitido pela relação clique-link, mostramos a produção de uma posição-sujeito da informação infografada. Discutimos a maneira como as práticas de leitura contemporâneas estão afetadas por um movimento de esquematização, o qual produz (...)

19°

OCUPAÇÃO LUSITANA NA AMÉRICA DO SUL: BRASIL COLÔNIA

Taisir Mahmudo Karim
Jocineide Macedo Karim

Resumo: Neste estudo, analisamos o movimento de ocupação urbana da Colônia Portuguesa na América do Sul, o Brasil. Em especial vamos analisar a urbanização da costa brasileira e do sertão central da América do Sul. Especificamente, abordamos os modos de ocupação a partir das práticas sociais dos que ali vivem, observando o funcionamento sócio-histórico determinante do acontecimento que (...)

Artigos de Professores de Educação Básica
20°

A DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO ROMANCE: UM ESTUDO SOBRE MULATO, DE ALUÍSIO AZEVEDO

Lucimara da Silva Ferreira
Marilza Garcia Gomes

Este artigo faz um estudo sobre a discriminação racial no romance O mulato, de Aluísio Azevedo, em uma linha de reflexão que dialoga com as tendências atuais que debatem a literatura e a vida social nos países de língua portuguesa, neste caso o Brasil. Situado no Realismo/Naturalismo, as obras de Aluísio Azevedo aderem ao cientificismo próprio do período, colocando em cena personagens que (...)





ISSN:
1806-0331
(impressa)

ISSN:
2316-3933
(online)

Fale Conosco: coordecom@unemat.br