A DANÇA DIONISÍACA EM LAVOURARCAICA E EM ZORBA, O GREGO, DO LITERÁRIO AO CINEMATOGRÁFICO
Maria de Lourdes Abreu de Oliveira, Francis Paulina Lopes da Silva
Resumo
Relações e trocas entre o literário e o cinematográfico. Abordagem de textos
de autores que tornem manifesta a experiência da dança, destacando-se o papel da
civilização das imagens e a importância do olho da câmara no mundo contemporâneo.
Zaratustra e Zorba, o Grego. O olhar e o olho armado na escritura literária. Técnicas
cinematográficas a serviço da literatura e vice-versa. Alargamento do horizonte
perceptivo do narrador: revolução visual na tessitura literária. Do hipotexto ao
hipertexto: Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar e LavourArcaica, de Luiz Fernando
Carvalho, com destaque para a personagem feminina: a linguagem da coreografia
dionisíaca de Ana, nos textos literário e cinematográfico. Confronto entre os impulsos
dionisíacos e apolíneos manifestos, levando à morte da personagem.
Palavras-chave: Literatura e cinema; Dança; Zaratustra e Zorba, o Grego; Lavoura Arcaica e LavourArcaica.
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