Revista ECOS

Edição Atual


Revista Ecos Vol. 12 Nº 01 (2011)


CINEMA E EDUCAÇÃO: PENSANDO EM UMA PROPOSTA DE ENSINO DO CINEMA BRASILEIRO

Salete Paulina Machado Sirino


Resumo

Neste texto, reflete-se sobre a necessidade de uma proposta metodológica para o ensino do Cinema Brasileiro, com vistas à formação de professores para a utilização desta no ensino fundamental e médio. Têm-se, portanto, a crença de que tal proposta deveria conter uma base teórica sobre a história do Cinema Brasileiro – principais movimentos, filmes e cineastas e - modelos de análise da forma e conteúdo fílmicos. Embora, reflita-se, também, sobre a relevância da obrigatoriedade de duas horas mensais de produção audiovisual nacional nas Escolas de Educação Básica, conforme prevê o Projeto de Lei nº 7507/2010, argumenta-se de que tal obrigatoriedade será mais produtiva, se houver um investimento em formação de Professores para o uso educativo do Cinema Brasileiro. Como adendo, apresenta-se uma breve análise da sequência inicial do filme Cidade de Deus.


Palavras-chave: Educação e Cultura, Educação e Cinema Brasileiro, Formação de Professores. Tecnologias de Informação e Comunicação, Filme Cidade de Deus.


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