CINEMA E EDUCAÇÃO: PENSANDO EM UMA PROPOSTA DE ENSINO DO CINEMA BRASILEIRO
Salete Paulina Machado Sirino
Resumo
Neste texto, reflete-se sobre a necessidade de uma proposta metodológica para
o ensino do Cinema Brasileiro, com vistas à formação de professores para a utilização
desta no ensino fundamental e médio. Têm-se, portanto, a crença de que tal proposta
deveria conter uma base teórica sobre a história do Cinema Brasileiro – principais
movimentos, filmes e cineastas e - modelos de análise da forma e conteúdo fílmicos.
Embora, reflita-se, também, sobre a relevância da obrigatoriedade de duas horas
mensais de produção audiovisual nacional nas Escolas de Educação Básica, conforme
prevê o Projeto de Lei nº 7507/2010, argumenta-se de que tal obrigatoriedade será mais
produtiva, se houver um investimento em formação de Professores para o uso educativo
do Cinema Brasileiro. Como adendo, apresenta-se uma breve análise da sequência
inicial do filme Cidade de Deus.
Palavras-chave: Educação e Cultura, Educação e Cinema Brasileiro, Formação de Professores. Tecnologias de Informação e Comunicação, Filme Cidade de Deus.
Texto Completo:
<< Voltar