Revista ECOS

Edição Atual


Revista Ecos Vol. 12 Nº 01 (2011)


A REPRESENTAÇÃO DO HERÓI BRASILEIRO NA MÍDIA IMPRESSA

Maria Luceli Faria Batistote, Luciana Garcia Gabas Coelho


Resumo

O personagem mítico, protagonista de obras ficcionais, permeia a realidade humana e traz à tona anseios e desejos das pessoas comuns. A figura do herói e sua representação, embasada no conceito filosófico de mito, é tema deste artigo, que tem como corpus de análise a capa da revista Veja, publicada em 10 de novembro de 2010, em que o protagonista do filme Tropa de Elite, capitão Nascimento, é considerado o primeiro super-herói brasileiro. A análise é elaborada com base na semiótica discursiva francesa, proposta por A. J. Greimas (s/d), e aborda os conceitos de semissimbolismo, figurativização e intertextualidade, que serão aplicados ao texto sincrético selecionado. Na abordagem dessa teoria a significação dos elementos da linguagem verbal e não verbal configuram-se a fim de tecer a composição do texto visual. A ideia da existência de um salvador para, se não todos, grande parte dos problemas que enfrentamos cotidianamente, aguça o imaginário das pessoas e nos faz acreditar na possibilidade da transformação de homens em heróis.


Palavras-chave: representação, semiótica francesa, mídia impressa.


Texto Completo:


<< Voltar





ISSN:
1806-0331
(impressa)

ISSN:
2316-3933
(online)

Fale Conosco: coordecom@unemat.br