A REPRESENTAÇÃO DO HERÓI BRASILEIRO NA MÍDIA IMPRESSA
Maria Luceli Faria Batistote, Luciana Garcia Gabas Coelho
Resumo
O personagem mítico, protagonista de obras ficcionais,
permeia a realidade humana e traz à tona anseios e desejos das pessoas
comuns. A figura do herói e sua representação, embasada no conceito
filosófico de mito, é tema deste artigo, que tem como corpus de análise a
capa da revista Veja, publicada em 10 de novembro de 2010, em que o
protagonista do filme Tropa de Elite, capitão Nascimento, é considerado
o primeiro super-herói brasileiro. A análise é elaborada com base na
semiótica discursiva francesa, proposta por A. J. Greimas (s/d), e aborda
os conceitos de semissimbolismo, figurativização e intertextualidade, que
serão aplicados ao texto sincrético selecionado. Na abordagem dessa
teoria a significação dos elementos da linguagem verbal e não verbal
configuram-se a fim de tecer a composição do texto visual. A ideia da
existência de um salvador para, se não todos, grande parte dos problemas
que enfrentamos cotidianamente, aguça o imaginário das pessoas e nos
faz acreditar na possibilidade da transformação de homens em heróis.
Palavras-chave: representação, semiótica francesa, mídia impressa.
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