Especialização em Educação Física Escolar

Programa de Formação Continuada do Coeduc/UNEMAT
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu
Especialização em Educação Física Escolar: a educação do corpo na cultura escolar

Proposta Político-Pedagógica do Curso


O Núcleo de Estudos sobre Corpo, Educação e Cultura (COEDUC/UNEMAT), em parceira com o Departamento de Educação Física, do Campus Universitário de Cáceres, da Universidade do Estado de Mato Grosso, na busca de contribuir com a produção e difusão do conhecimento, propõe promover numa perspectiva de educação continuada, as modalidades de curso lato sensu de pós-graduação e/ou de aperfeiçoamento e extensão, a formação de professores no campo da Educação Física Escolar e áreas de ensino correlatas na Educação Básica, com o objetivo de desenvolver, por meio do estudo das relações histórico, sociais e culturais da educação do corpo no contexto da escola, a elaboração de projetos educativos interculturais no processo de ensino e nas práticas pedagógicas.

Com isso, busca-se promover a formação continuada como uma ação concreta que visa cumprir o papel social da universidade, como agente de transformação da realidade escolar brasileira, por meio de uma proposta pedagógica pautada na reflexão-ação frente o desafio da educação de crianças, jovens e adultos, na escola.

Em específico, pretende-se contribuir com a reflexão sobre as possibilidades e as atuais dificuldades de ensino da Educação Física Escolar, em contexto nacional, regional e local ao promover o confronto dos conhecimentos teóricos com a experiência prática vivenciada cotidianamente pelo professor. Com base nessas premissas apresentamos a proposta de desenvolvimento do Programa de Formação Continuada de Docentes do COEDUC, denominada de Educação Física Escolar: a educação do corpo na cultura escolar.

OBJETIVOS DO CURSO

Promover a formação continuada em nível de curso de pós-graduação lato sensu e/ou de aperfeiçoamento e extensão, de professores de Educação Física ou áreas correlatas da Educação Básica, com base na análise crítico-reflexivo das dimensões históricas, sociais e culturais que fundamentam as práticas pedagógicas, a organização curricular e os modelos de ensino frente aos processos de educação do corpo deferidos no âmbito da escola e Educação Física Escolar.

METODOLOGIA

Os módulos serão desenvolvidos de forma semi-presencial, tendo como eixo articular a prática pedagógica dos professores em exercício na Educação Básica, serão ofertadas horas aulas presenciais e horas aulas de laboratório/intervenção na escola, em periodicidade mensal. A forma presencial prevê aulas:

- Sextas-feiras, nos períodos: vespertino (14 às 18 h) e noturno (19 às 23 h);

- Sábados, nos períodos: matutino (8 às 12 h) e vespertino (13:30 às 17:30 h);

- Domingos, pela manhã (8 às 12 h).

No mês de janeiro ocorrerá o período concentrado de aula para melhor atender aos alunos do curso.

Para os alunos, que apresentarem dificuldades no acompanhamento dos estudos será oferecido na semana subseqüente um horário especial de estudo com o (a) professor (a) da disciplina. As atividades de laboratório/intervenção serão cumpridas em cada disciplina do curso, que em suas ementas, ofertarem a elaboração e desenvolvimento de projetos de intervenção investigativa na escola, a fim de promover a reflexão dialética da teoria e da prática pedagógica exercida cotidianamente pelo (a) professor (a) na escola. Caso o (a) aluno (a) não esteja em exercício profissional na escola, ficará obrigado a definir uma escola-campo para realização das atividades de ensino programadas no curso. O cronograma será fechado em acordo com o corpo docente e discente, após o primeiro módulo. As aulas serão oferecidas nas dependências físicas (salas de aula) disponibilizadas ao Departamento de Educação Física, do Campus de Cáceres/UNEMAT.

AVALIAÇÃO

Para obter o certificado do curso de pós-graduação lato sensu, aperfeiçoamento e/ou extensão, o aluno deverá satisfazer as seguintes exigências:

I. Freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista;

II. Aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento), aferido no processo formal de avaliação, em cada disciplina;

III. Aprovação do trabalho de conclusão do curso, podendo ser artigo científico, referente a um dos trabalhos de investigação desenvolvidos ao longo do curso, por banca científica, no caso de certificação para curso de pós-graduação lato sensu.

Fale Conosco: coordecom@unemat.br