V Encontro Regional de História

JUSTIFICATIVA

A relevância do apoio ao evento é essencial para que sejam efetivadas as condições mínimas necessárias ao que se propõe o evento, ou seja, proporcionar um espaço de trocas de experiências sobre o conhecimento histórico atual, tendo em vista a necessidade de atualização constante de todos os envolvidos com a produção, divulgação e melhoria do conhecimento e ensino de História. O objetivo do encontro justifica-se pela importância de oportunizar debates e intercâmbios constantes entre pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação em História e demais interessados com os rumos da produção historiográfica e da sua importância para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da sociedade. A realização do evento auxilia no fortalecimento da área de História no estado de Mato Grosso através da interação entre os diversos pesquisadores e grupos de pesquisa, da discussão historiográfica e dos debates sobre as fontes históricas e suas possibilidades de exploração. A importância está na contribuição aos participantes que terão a oportunidade de entrar em contato com as pesquisas que estão sendo desenvolvidas por estudiosos de Mato Grosso e convidados de outros estados e universidades. A relevância principal reside na troca de experiências e, conseqüentemente, novos aprendizados, possibilitados pelos debates e discussões que serão realizadas nas diversas instâncias do evento, como as conferências, mesas-redondas, grupos temáticos, oficinas e mini-cursos. O encontro oportunizará o aprofundamento das discussões sobre o campo da escrita da história em suas diversas perspectivas e possibilidades, auxiliando os profissionais da área na compreensão e renovação do saber histórico. Esse aprendizado repercutirá nas concepções e ações que estes profissionais irão desenvolver dentro de seus campos de investigação/ação e no ensino de história. A melhoria do ensino de História nas instituições públicas e privadas do estado de Mato Grosso é algo necessário e urgente, tendo em vista a defasagem ainda presente e a necessidade das escolas acompanharem as mudanças e inovações que o campo do conhecimento histórico vem produzindo. Toda mudança e melhoria no conhecimento histórico repercutirá numa mudança na sociedade em que a escola está inserida, dando sentido ao papel político e social da mesma.

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