A Jornada de Pedagogia da UNEMAT, doravante denominada Jornada de Educação (JORNEDUC), tem se firmado como importante espaço de interlocução de saberes e de trocas de experiências que, em última instância, repercutem no cotidiano das práticas educativas das escolas de Mato Grosso.
Em sua 12ª edição, o evento contempla um tema do campo do Currículo, uma vez constatadas a sua urgência e sua relevância social e científica, emanadas, especialmente, do momento histórico atual das escolas do sistema público de ensino de Mato Grosso e da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Por um lado, desde a década de 1990, com a introdução do Ciclo Básico de Alfabetização (CBA), a Educação Escolar Básica de Mato grosso vivencia um processo de transformação de sua estrutura e organização curricular. A intensificação desse processo verifica-se com a implantação da organização curricular por ciclos de formação humana nas escolas públicas, especialmente a partir da vigência da Resolução do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE/MT) nº 262/2002, de 05/11/2002, que “Estabelece as normas aplicáveis para a organização curricular por ciclos de formação no Ensino Fundamental e Médio do Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso”. Por outro lado, a UNEMAT, especialmente a partir de 2006, interpelada especialmente por Diretrizes Curriculares Nacionais, articuladas com normas exaradas pela respectiva instância Estadual, vem realizando adequações curriculares de seus cursos de graduação.
Tal processo de transformação curricular abrange e atravessa o cotidiano educativo escolar da Educação Básica e da Única IES estadual e guarda semelhanças com as transformações curriculares vivenciadas em outros Estados brasileiros. Desse quadro, advém a necessidade de que a IES e as Escolas da Rede de Educação Básica se articulem para questionar -e refletir sobre- as transformações curriculares que se abatem sobre ambas, apoiadas em suporte teórico consistente. E, de que, para esse questionamento e reflexão, promovam o diálogo com estudiosos do campo do currículo de outros estados brasileiros, possibilitando um salto de qualidade na produção científica estadual e regional no campo do currículo, ampliando a compreensão da transformação curricular ora vivenciada e a possibilidade de renovação da prática pedagógica nas Escolas da Educação Básica e na UNEMAT.
Em suma: trata-se de um evento consolidado e de um tema que abrange e atravessa a Educação Básica e a Instituição de Ensino Superior Estadual. Portanto, é indispensável que o Estado apoie essa iniciativa, que se propõe promover reflexões e debates em torno dos desafios contemporâneos do Currículo e das Práticas pedagógicas.