Projeto Entrelinhas - PROEC

Histórico

A leitura exerce um papel fundamental na vida das pessoas, pois tudo ao redor se produz por atos de leitura, no uso do código escrito e na compreensão dos sentidos, porém a leitura é um ato de reflexão contínuo.

A educação humana pode ser concebida como totalidade e a linguagem como parte fundantal e constituinte da realidade histórica. O que interessa não é o que o sujeito aprendiz domina, mas é como ele é capaz de manifestar, em diferentes circunstâncias, o seu pensamento, sua imaginação, seu desejo, seu conhecimento, suas dúvidas e suas certezas; bem como de se perceber e entender no outro, de maneira crítica e dialógica, essas mesmas manifestações dentro do seu contexto histórico ? cultural.

A interação assume como objeto de ensino da linguagem, a competência para a relação entre seres humanos, para o alcance das relações dialógicas, nas mais diferentes formas de linguagem. Interagimos através do corpo, dos gestos, de imagens, de escultura, de dança, das mais variadas e diversas expressões verbais e não-verbais, orais ou escritas.

A linguagem é produzida no cotidiano fruto da cultura compartilhada entre sujeitos históricos e reconhece ainda que é através dela que o ser humano produz seus conhecimentos. Trata-se de perceber, nas linguagens, as representações de um povo e percebê-las como o patrimônio cultural e simbólico. Além disso, é a linguagem que possibilita a organização das vivências individuais e coletivas e, com isso, constrói histórias e identidades.

A linguagem é, enfim, considerada como mediadora da apropriação e valorização de culturas diversas, permitindo às pessoas ao olhar para si mesmo, para o outro e para o mundo. Assim, a variação lingüística presente entre nós é compreendida como manifestação da cultura constitutiva das línguas humanas. É considerar que não existem variedades fixas e sim diferentes modos e formas de linguagem que coexiste em determinados espaços sociais, e que essas variedades encontram-se dependentes de muitos fatores, tais como os geográficos, os sociais e econômicos e os relacionados à faixa etária e ao gênero dos indivíduos.

Fale Conosco: coordecom@unemat.br