Caderno Fênix Ciência

Concepção Filosófica do Caderno

Fênix Ciência é um Caderno da UNEMAT organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, caracterizando-se como uma tentativa de ampliar o espectro das temáticas e discussões que visam contribuir para a compreensão da educação, em suas múltiplas relações, levando à público as produções dos/as pesquisadores/as da Instituição. Podem ser incorporados artigos de autores/as não ligados/as à UNEMAT, que tenham uma reflexão desenvolvida e sistematizada em relação à teoria e à prática das Ciências Humanas, das Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Agrárias, Lingüística, Letras e Artes, Ciências Biológicas e da Saúde, das Ciências Exatas e da Terra, das Engenharias e Tecnologias, dando-lhes caráter interdisciplinar e interinstitucional.

O nome Fênix procura ser sugestivo, sob o aspecto dos ideais concretizáveis que fazem “surgir das cinzas” do sistema escolar, das estruturas sociais, dos ambientes naturais, culturais e lingüísticos as aventuras da produção do pensamento livre, criativo e emancipador que se propõe objetivar o fazer transformador da realidade sócio-econômica, ecológica, educacional e simbólica excludente, tendo como horizonte a constituição de uma sociedade democrática e participativa.

São das cinzas da exclusão que devem surgir os projetos que promovem a superação. As cinzas são os resultantes e as estruturas estruturadas de dominação edificadas na história. O Caderno Fênix Ciência deve ser um espaço para a práxis instituinte, uma estrutura estruturante de um novo fazer homem e mulher na história. É a perspectiva que não se faz passiva no meio destruidor de ideais libertários, mas que engendra e evidencia as possibilidades superadoras dos modelos que escravizam a humanidade a situações de ignorância e de pobreza; e aos sistemas políticos e econômicos que primam pela corrupção, malversação de dinheiro público, patrimonialismo, apadrinhamento e paternalismo.

O Caderno Fênix Ciência deve ser na verdade uma “agora”, isto é, um espaço público de discussão de idéias. Idéias que não significam um simples fazer academicista, mas idéias que estejam comprometidas com a história, com a vida cotidiana dos oprimidos. Idéias que não somente ilustram a vida dos oprimidos, mas que sejam desafiadoras, inquietantes, indignadoras, que possam nos tirar da passividade que assassina nossas possibilidades de um fazer superador e transformador.

Discutir é propor a indignação. É evidenciar a contradição. É dialetizar as visões de mundo. Indignar-se não é porém apavorar-se, desesperar-se. A indignação é a capacidade da práxis desejante e esperançosa, que pela “tolerância histórica”, faz construir um saber desestruturador do poder dominador e castrador da imaginação criativa e livre dos homens e das mulheres. A práxis da indignação não é um saber-fazer queixante, mas é crítico, e por ser crítico, é propositivo. A proposição é a capacidade de visualizar o futuro e de criar utopias ou condições e situações desejáveis e possíveis.

O Caderno Fênix Ciência deve ser um instrumento e um meio dos que se propõem construir um saber-fazer, um conhecimento, um pensamento, enfim um criar constante de relações situacionais que promovam o ensino e a aprendizagem. A relação ensino-aprendizagem é a práxis que não se dá somente nos ambientes das salas de aula, mas são todas as ações comunicativas que os homens e as mulheres estabelecem no seu cotidiano, isto é, na sua história e no construir do conhecimento. Desse modo o Caderno Fênix Ciência objetiva aglutinar as iniciativas que se situam num horizonte mais amplo da diversidade cultural e da multiplicidade de relações sociais que produzem a realidade educacional, cultural, filosófica, científica de nossos tempos

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