Caderno Fênix Ciência

Normas para Publicação

Tipo de Colaboração aceita pelo Caderno.

a. Artigos que representam a reflexão de pesquisadores/as (professores/as, servidores/as e acadêmicos/as) que tenham origem tanto em atividades de pesquisa, do ensino e/ou da extensão.

b. Artigos resultantes de investigações científicas, filosóficas, artístico-culturais, educacionais e tecnológicas.

c. Discussões teóricas problematizadoras do estado da arte de determinada Ciência, Filosofia, Artes que possibilitam a elaboração de questões relevantes para novas pesquisas.

d. Revisões críticas da literatura de determinado campo do saber que sejam importantes para o desenvolvimento dos conhecimentos.


Apreciação pela Conselho Editorial.

As contribuições são submetidos ao Conselho Editorial.

O Conselho Editorial será constituída por 5 membros, indicados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e homologados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O Conselho Editorial formará um Comitê Editorial que será responsável pela avaliação dos artigos.

O Comitê Editorial será constituído de 21 membros (3 membros por área de conhecimento), indicados pelos institutos/faculdades, conforme seu vínculo, e posteriormente homologados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

O Comitê Editorial será constituído por 7 (sete) Grupos Avaliativos, em conformidade com as áreas de conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Agrárias, Lingüística, Letras e Artes, Ciências Biológicas e da Saúde, das Ciências Exatas e da Terra, das Engenharias e Tecnologias

O Conselho Editorial contará com avaliadores externos.

Os/as autores/as serão comunicados quando da aceitação ou não dos seus trabalhos.

As modificações necessárias, na estrutura e/ou no conteúdo, serão notificados ao autor(a), que terá prazo máximo de 30 dias para a devolução.

O não atendimento do prazo máximo implicará na perda de direito de publicação

Em caso de aceitação do trabalho os/as autores/as serão comunicados da ordem de publicação.

Serão publicados no máximo dois artigos de cada área do conhecimento em cada caderno. Caso não hajam artigos para alguma área de conhecimento, este espaço poderá ser preenchido por artigo de outra área, em conformidade com a ordem de entrega.

Em cada edição será publicado somente um artigo por autor principal.

A renovação do Conselho Editorial será de três em três anos e do Comitê Editorial será de dois em dois anos.


Forma de Apresentação dos Originais.

As colaborações devem ser apresentadas em duas vias impressas em português, sendo uma delas sem a identificação do/a (s) autor/a (es).

O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 cm.

O texto impresso (duas cópias) deve estar acompanhado por cópia em disquete (Microsoft Office) que deve trazer uma etiqueta identificando o(s) autor(es), o título do artigo, telefone e e-mail para contato.

Os artigos deverão ter no mínimo 8 (oito) laudas e no máximo 25 (vinte e cinco) laudas, somando-se inclusive as referências bibliográficas e anexos.

Configuração da página: tamanho do papel (A4 – 21 cm X 29,7 cm); margem esquerda e superior 3 cm, margem direita e inferior 2 cm; todas as páginas deverão ser enumaradas com algarismos arábicos, centralizado na margem inferior.

Tipo de Letra: Times New Roman, corpo 12. As citações deverão ser incorporadas ao texto sem espaçamento especial. As notas, o resumo e unitermos (corpo 11) devem ser digitados em espaço simples. Os títulos das seções (se houver) devem ser separados do texto que os sucedem por espaço duplo.

Adentramento: parágrafos e exemplos tabulação 1,5 cm. Resumo e Unitermos iniciam na margem esquerda sem adentramento.

Quadros, gráficos, tabelas, mapas, etc:devem ser apresentados em folhas separadas do texto (no qualdevem ser indicados os locais em que serão inseridos), devem ser numerados, titulados corretamente e apresentar indicação das fontes que lhes correspondem. Sempre que possível, deverão estar confeccionados para a reprodução direta.

Disposição do texto: título centralizado, em maiúscula, em negrito, com asterisco indicando a sua origem no rodapé e, se houver subtítulo, em negrito, sem adentramento e apenas a primeira letra em maiúscula.

Nome (s) do (s)/a (as) autor (es)/a (as) na ordem direta, e na segunda linha à direita, abaixo do título, indicando em nota de rodapé o título universitário ou cargo que ocupa e instituição a que pertence.

O resumo deve iniciar a um espaço duplo abaixo do nome do autor, sem adentramento, após a palavra RESUMO em maiúscula, seguida de dois pontos e ter no máximo dez linhas em itálico. O resumo deve ser redigido tanto em português como em inglês (Abstract).

A expressão UNITERMOS, em maiúscula, seguida de dois pontos, a um espaço duplo debaixo do resumo e dois espaços duplos acima do início do texto. Utilizar no máximo cinco unitermos, em itálico, separadas por ponto e vírgula. Os unitermos devem estar tanto em português como em inglês (Keywords).

Referência de citações deve conter o sobrenome do autor, e, entre parênteses, data identificadora da obra e número da página, se for o caso.

Referências bibliográficas:a expressão REFERÊNCIAS BIBLlOGRÁFICAS em letras maiúsculas, centralizada, a um espaço duplo após o final do texto. A primeira obra deve vir a um espaço duplo abaixo da expressão REFERÊNCIAS BIBLlOGRÁFICAS. As referências devem seguir a NBR 6023/02 da ABNT.

Serão fornecidos gratuitamente ao(s)/à (s) autor(es)/à (s) de cada artigo dois exemplares do número do caderno em que seu artigo foi publicado.

O Caderno não se obriga a devolver os originais das colaborações.

Os trabalhos assinados são de inteira responsabilidade dos/as seus /suas autores/as.

Os colaboradores deverão encaminhar uma carta de autorização para publicação juntamente com a sua contribuição.


Critérios para Aprovação:

1. Ordem de chegada.

2. Adequação às normas de publicação.

3. Parecer favorável do Comitê editorial.

Os artigos serão avaliados por um dos membros de cada Comitê, observando-se maior afinidade com a área de conhecimento. Em caso de impossibilidade dessa avaliação ser feita pela Comitê Editorial, será consultado avaliador ad hoc.

Fale Conosco: coordecom@unemat.br