ENSINO E PESQUISA NA UNIVERSIDADE: UNIVERSAIS, SINGULARES E IMPARCIAIS?
Milton Chicalé Correia
Resumo
O objetivo deste trabalho é demonstrar a partir de situações vivenciadas e testemunhadas como, em
geral, o ensino e a pesquisa na universidade são restritivos quanto à universalidade, singularidade e imparcialidade,
no que tange às abordagens consideradas sob o âmbito do senso comum e teológico, por exemplo, com especificidade
para o confronto entre o evolucionismo e o criacionismo, e suas inferências, ainda que, quanto a este, apresentamse evidências de caráter científico. Para isso, tendo como referenciais os modelos evolucionista e criacionista,
precedidos pelas situações exemplificadas, entendo ter delineado um quadro satisfatório para que os leitores se
situem e sejam subsidiados para assimilarem ou não as argumentações feitas. Desenvolvo tais argumentações
apresentando o suporte legal, os procedimentos metodológicos, as antropologias filosóficas e teorias pedagógicas,
o quadro sugestivo pertinente às tendências epistemológicas, teóricas e metodológicas, o suporte teórico e situações
evidenciadas e encerro com as considerações finais e respectivas referências.
Palavras-chave: Universidade, universais, singulares, imparciais, antropologias filosóficas, teorias pedagógicas,
evolucionistas e criacionistas.
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