MIL’ TONS: UMA IDENTIDADE CULTURAL MUSICAL MIL’ TONS: A MUSICAL CULTURAL IDENTITY
Alberto Carlos de Souza
Resumo
Estudo que busca discutir os lugares de memória nas obras fonográficas “Minas”
e “Geraes”, de Milton Nascimento, lançadas em 1975 e 1976, respectivamente; vistas pela
crítica da época como as mais representativas do “movimento” Clube da Esquina. Tais
obras foram engendradas num contexto em que o Brasil vivia um momento de forte
repressão política, circunstância na qual Milton e seus parceiros percebem a oportunidade
de, em “Minas” cantar para dentro, em suas raízes interioranas e, em “Geraes”, cantar para
fora, ao incorporar à sua musicalidade elementos latino-americanos. “Minas” e “Geraes”
têm o significado de serem “lugares sem frestas”, incapazes de serem tocados por um
sistema cuja premissa era a total falta de sensibilidade para o humano e o universal.
Palavras-chave: Música Popular Brasileira; Lugares de Memória; identidade cultural.
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