Revista ECOS

Edição Atual


Revista Ecos Vol. 13 Nº 02 (2012)


MIL’ TONS: UMA IDENTIDADE CULTURAL MUSICAL MIL’ TONS: A MUSICAL CULTURAL IDENTITY

Alberto Carlos de Souza


Resumo

Estudo que busca discutir os lugares de memória nas obras fonográficas “Minas” e “Geraes”, de Milton Nascimento, lançadas em 1975 e 1976, respectivamente; vistas pela crítica da época como as mais representativas do “movimento” Clube da Esquina. Tais obras foram engendradas num contexto em que o Brasil vivia um momento de forte repressão política, circunstância na qual Milton e seus parceiros percebem a oportunidade de, em “Minas” cantar para dentro, em suas raízes interioranas e, em “Geraes”, cantar para fora, ao incorporar à sua musicalidade elementos latino-americanos. “Minas” e “Geraes” têm o significado de serem “lugares sem frestas”, incapazes de serem tocados por um sistema cuja premissa era a total falta de sensibilidade para o humano e o universal.


Palavras-chave: Música Popular Brasileira; Lugares de Memória; identidade cultural.


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ISSN:
1806-0331
(impressa)

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2316-3933
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