A PERSONAGEM CONFIDENTE E A CRISE DE IDENTIDADE NO TEATRO DE NELSON RODRIGUES E AUGUSTO SOBRAL
Claudiomar Pedro da Silva
Resumo
Neste trabalho, propusemos uma reflexão acerca de dois textos cênicos que têm
alcançado um significativo destaque nos estudos literários e culturais de dois países, cuja
língua oficial é o português: trata-se de Portugal e Brasil. A produção teatral brasileira e
portuguesa conta com nomes que se apresentam em destaque pela crítica, como Nelson
Rodrigues, com a peça Vestido de Noiva e Augusto Sobral, com Memórias de uma mulher
fatal. Notadamente, as protagonistas destas peças estabelecem relações com as personagens
que atuam como confidentes, na incessante busca de resolver a crise de identidade; nessa
direção, para contribuir na reordenação identitária, a personagem Alaíde pode contar com
Madame Clessi, uma cocote de 1905; a Mulher-Fatal, personagem protagonista da peça de
Sobral, pode contar com Gestalt, uma máquina que tecnologicamente pode-se descrever
como superinformática e encontra-se a sua disposição.
Palavras-chave: personagem, confidente, Nelson Rodrigues, Augusto Sobral.
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