CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE CONTAR HISTÓRIAS NA ESCOLA
Ana Maria S. Zilles & Jeferson R. Kern
Resumo
Diversas áreas de conhecimento têm destacado a importância das narrativas, tanto
de cunho ficcional quanto de experiências pessoais, nas sociedades humanas. Elas são
abordadas, por um lado, relativamente ao caráter autobiográfico de constituição do eu, e por
outro, como prática social, mediando a interação constitutiva entre o eu e o outro, num
processo que se estende à criação e manutenção da própria cultura. Neste estudo, são
examinados dados sobre narrativas na escola, em Santa Maria do Herval, RS, focalizando o
papel dos professores como mediadores do processo de aprendizado da leitura por crianças
através da contação de histórias como prática pedagógica. Procedimentos de pesquisa
qualitativa conduzem à obtenção dos dados. A observação participante em diversas escolas
mostra que a maioria dos professores do Ensino Fundamental não conta histórias em aula.
A análise de entrevistas semi-estruturadas com aqueles que o fazem revela concepções da
prática de contar histórias muito apropriadas e alinhadas com a literatura especializada
sobre narrativas. Conclui-se que é necessário melhorar a formação dos professores sobre
essa prática social e desenvolver políticas educacionais locais mais apropriadas a esse
respeito.
Palavras-chave: Narrativas, Práticas Escolares, Ensino Fundamental, Formação de Professores, Políticas Educacionais
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