Revista ECOS

Edição Atual


Revista Ecos Vol. 13 Nº 02 (2012)


ENSINO DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA: REVOLVENDO CRENÇAS E AERANDO DISCURSOS

Delvânia Aparecida Góes dos Santos & Ana Antônia de Assis-Peterson


Resumo

Neste estudo, apresentamos e discutimos alguns dos dados de pesquisa sobre crenças de professores de Inglês da escola pública, que atuam no Ensino Médio em Mato Grosso sobre o papel que os professores atribuem ao ensino de inglês nos dias de hoje e às suas próprias práticas pedagógicas. O principal objetivo do estudo foi identificar crenças que indicassem evidências semânticas de um contradiscurso em formação ou que mostrassem sentidos em favor da ressignificação do ensino público no Ensino Médio. O método empregado para registrar crenças se baseia no enunciados metafóricos para mostrar crenças nos discursos que circulam em determinadas esferas e entre certos grupos sociais. Crenças, nesse modelo de metáfora e construção subjetiva, são vistas como resultantes de um processo de atribuição e não como produtos verbais. Os resultados indicaram a formação de um contradiscurso à crença hegemônica de que a escola pública é lugar de um não ensino.


Palavras-chave: crenças; enunciados metafóricos; professores de Inglês; escola pública; discurso contra-hegemônico.


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ISSN:
1806-0331
(impressa)

ISSN:
2316-3933
(online)

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