ENSINO DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA: REVOLVENDO CRENÇAS E AERANDO DISCURSOS
Delvânia Aparecida Góes dos Santos & Ana Antônia de Assis-Peterson
Resumo
Neste estudo, apresentamos e discutimos alguns dos dados de pesquisa sobre
crenças de professores de Inglês da escola pública, que atuam no Ensino Médio em Mato
Grosso sobre o papel que os professores atribuem ao ensino de inglês nos dias de hoje e às
suas próprias práticas pedagógicas. O principal objetivo do estudo foi identificar crenças
que indicassem evidências semânticas de um contradiscurso em formação ou que
mostrassem sentidos em favor da ressignificação do ensino público no Ensino Médio. O
método empregado para registrar crenças se baseia no enunciados metafóricos para mostrar
crenças nos discursos que circulam em determinadas esferas e entre certos grupos sociais.
Crenças, nesse modelo de metáfora e construção subjetiva, são vistas como resultantes de
um processo de atribuição e não como produtos verbais. Os resultados indicaram a
formação de um contradiscurso à crença hegemônica de que a escola pública é lugar de um
não ensino.
Palavras-chave: crenças; enunciados metafóricos; professores de Inglês; escola pública; discurso contra-hegemônico.
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