SOBRE MOMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO EM MATERIAIS DIDÁTICOS BRASILEIROS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
Flavia Braga Krauss de Vilhena
Resumo
Consideramos que o trabalho com a constante construção da identidade a partir da exposição à alteridade, conforme preconizado pelos documentos educacionais oficiais, estaria potencializado a partir do contato formal com o espanhol. Entretanto, os livros didáticos produzidos no Brasil nem sempre propiciam o desenvolvimento deste aspecto. De acordo com nossa argumentação, não podemos corroborar com uma posição discursiva que se sustente no estancamento de estereótipos culturais; sob pena de propiciarmos construções identitárias que se pretendem homogêneas, hegemônicas. Assim, cabe aos professores de língua espanhola para brasileiros, conjuntamente pensar e construir metodologias alternativas de ensino que reconheçam e saibam se aproveitar do processo de relativização e conscientização do político inerente às línguas, à cultura que esta abarca e ao processo educativo.
Palavras-chave: ensino-aprendizagem; língua espanhola, análise de material didático; relação língua e cultura; movimentos identitários.
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