Revista ECOS

Edição Atual


Revista Ecos Vol. 11 Nº 02 (2011)


ENSINO DE SINTAXE – DA LÍNGUA AO DISCURSO – UM PERCURSO POSSÍVEL

Milena Borges de Moraes


Resumo

O presente artigo teve como objetivo principal, a partir dos pressupostos-metodológicos da Análise de Discurso de orientação francesa, tecer uma leitura discursiva de dois exercícios de sintaxe retirados do livro didático "Português: língua, literatura, produção de texto", destinado a alunos do Ensino Médio. Diante do estudo realizado, observamos que embora o livro didático esteja sendo avaliado por especialistas, antes de chegar para os professores escolherem nas escolas, há ainda um conceito de ensino de língua arraigado na estrutura e reconhecimento de nomenclaturas gramaticais por parte desses especialistas, e não pelo funcionamento da linguagem.


Palavras-chave: livro didático; sintaxe; língua; discurs.


Texto Completo:


<< Voltar





ISSN:
1806-0331
(impressa)

ISSN:
2316-3933
(online)

Fale Conosco: coordecom@unemat.br