Metodologia
a) Conferências - pesquisadores discutirão concepções de ensino de ciências e de matemática e apresentarão relatos de experiências, de pesquisas e de possibilidades de articulação com espaços de educação não formal que possam contribuir para a consolidação de políticas de Educação Científica da Universidade e de outros segmentos da educação.
b) Mesas Redondas - pesquisadores e representantes de instituições de educação e de fomento para a educação científico-tecnológica se reunirão para sessões de debates que possibilitem o despertar do interesse científico de acadêmicos dos vários cursos sobre o ensino de ciências, bem como incentivar o interesse na formação continuada de professores de ciências e de matemática, como também de pedagogos, procurando o engajamento deles na formulação de políticas educacionais para a melhoria do ensino de Ciências.
c) Oficinas e Mini-cursos - Consiste na oportunidade de pesquisadores, professores e acadêmicos/as envolvidos em produção de equipamentos, de experimentos em Ciências e robótica e de jogos matemáticos apresentarem seus trabalhos e oferecer formas alternativas e experimentais de atividades no ensino de Ciências e de Matemática para a comunidade acadêmica e comunidade das escolas de ensino básico.
A metodologia adotada na realização deste Seminário visa a problematização do ensino de Ciências, de maneira democrática, abrindo possíveis caminhos para a formulação de políticas de melhoria para o ensino de ciências e de matemática que contemple as vozes de todos.
d) Seção de Painéis - É o espaço de divulgação de trabalhos de pesquisa e de extensão para a comunidade acadêmica e de divulgação de experiências didáticas no ensino de Biologia, Matemática, Física e Química em escolas da Educação Básica.