Justificativa
A PROEG pretende, com o Ciclo de Intercâmbios e Reflexões, coletar os indicadores de natureza político-administrativa e pedagógica que irão orientar a programação do 2º Fórum de Debates do Ensino Superior/2007.
O referido fórum terá um momento preliminar, o Ciclo de Intercâmbios e Reflexões para o levantamento da problemática do ensino superior e suas possíveis soluções, a divulgação de experiências positivas. Resultados estes que irão oferecer os indicadores de orientação para a programação do Fórum de Debates sobre o Ensino Superior/2007. Através dos indicadores de orientação será possível vislumbrar a realidade do ensino universitário. A participação aberta visa evitar a reincidência aos discursos desgastados ou circulares de sempre, com a tendência irrefletida e restrita, limitando-se a procurar culpados, cujos resultados se mostram inócuos à melhoria da qualidade do ensino. Com a construção coletiva e de base dos indicadores de orientação, a PROEG espera poder refletir as realidades do ensino e da aprendizagem no âmbito acadêmico e as ações dinâmicas e múltiplas que o constituem e cujos resultados refletem-se no cotidiano e na organização social. O protagonismo da comunidade em geral não é usual no universo das discussões acadêmicas. Contudo, a sua opinião é valiosa na conformação do perfil do profissional que se pretende formar no ensino superior. Isto porque a participação social revela as diversas facetas de um profissional pensado para atender às necessidades e anseios da sociedade.
Sendo o ciclo uma situação em que as realidades se confrontam, esta poderá ser uma oportunidade única de aproximação entre a Universidade e a Comunidade, em que surgem os acordos e parcerias, compromissos e ações conjuntas estabelecidas para a viabilização das medidas que garantem o ingresso, a permanência e a conclusão dos estudos (do acadêmico), em um ensino superior de qualidade.
O Ciclo de Intercâmbio e Reflexões deve acontecer simultaneamente em todos os municípios em que a UNEMAT possui campus, cujos departamentos formam os professores que atuam na rede pública de ensino. Assim, o ciclo terá três momentos:
- Reunião com os coordenadores de campi para: socializar e colocar a idéia do ciclo em discussão e aprimorá-la com a contribuição dos mesmos; elaborar o cronograma dos debates regionais.
- Realização do evento propriamente dito nos campi, com a participação de professores e acadêmicos, também com a participação das respectivas Secretarias Municipais de Educação, (professores, pais e alunos), entidades representantes dos vários seguimentos sócio-econômicos e culturais. Os resultados dos eventos regionais ou locais serão apresentados através de relatórios parciais e posteriormente enviados à PROEG.
- Elaboração do Relatório Final que ressalta os indicadores de orientação do Fórum.
A PROEG, juntamente com a Comissão de Avaliação Institucional (COAVI) constituirá uma comissão permanente de estudos e avaliação tanto dos relatórios regionais com a representação da realidade; da vontade; do compromisso da comunidade acadêmica e da comunidade em geral para com o ensino superior e as propostas de transformação. Para tanto, a PROEG, juntamente com a COAVI buscará organizar os resultados dos relatórios regionais em três aspectos:
1 - A formação do profissional que atua ou atuará no mercado de trabalho, sem perder de vista as dimensões de sua cidadania.
2 - A realidade e as possibilidades do ensino superior, ante os egressos dos cursos de licenciaturas e de bacharelados da UNEMAT.
3 - A relação Universidade e Comunidade, frente ao papel desta como co-responsável na formação educacional de crianças, jovens e adultos organizadores e transformadores dos contextos sociais em que estão inseridos.