Metodologia
1 - Visão panorâmica do Ciclo de Intercâmbios e Reflexões
A realização do Ciclo de Intercâmbios e Reflexões terá a participação dos Institutos, Faculdades, Campi, Departamentos e representantes da sociedade e espera-se que os resultados possam ser revertidos em informações para a formulação dos indicadores de orientação do Fórum de Debates sobre o Ensino Superior a ser realizado pela PROEG/2007/2.
O ciclo terá como tema central a busca de novos paradigmas para o Ensino Superior, com discussões que busquem a redefinição do papel social da UNEMAT, de sua comunicação com a sociedade, e do redimensionamento do perfil profissional para o egressos desta instituição. Em um primeiro passo, a PROEG discute a idéia internamente, define grupos para as frentes de trabalho do ciclo. Posteriormente, no decorrer do CONEPE dos dias 18, 19 e 20 de Abril /2007, submete a proposição do ciclo à apreciação dos Institutos, Faculdades e Coordenadores de campi. Uma vez acatado cada campus promoverá os ciclos de modo a fazer com que as discussões fluam na dinâmica de mão dupla. A execução das atividades dos ciclos de intercâmbios e reflexões acontecerá as forma seguinte:
1º momento: planejamento dos ciclos, com a execução e avaliação dos resultados pelos departamentos, escolas, centros comunitários, sindicatos, clubes e entidades sociais, centros de pesquisa, estudo, comercio e outros.
O planejamento, organização e execução dos ciclos serão de responsabilidade dos departamentos e demais grupos representantes da sociedade. Aconselha-se que a sua coordenação seja através de portaria.
Os resultados deste primeiro momento serão captados pelos professores e técnicos da PROEG que se farão presentes nos ciclos, e os retratarão nos relatórios de acompanhamento de cada evento.
2º momento: planejamento dos seminários regionais, para a sistematização dos resultados dos ciclos, pelo campus, para a elaboração dos relatórios regionais.
A execução dos Seminários Regionais será de responsabilidade do Campus, e sua execução visará um segundo momento de discussões em que os representantes dos segmentos sociais que tenha participado das discussões no ciclo farão a apresentação dos resultados, com problemas e sugestões para que se proceda a sua sistematização em Relatórios Regionais. Para tanto, uma subcomissão será nomeada, aconselhando-se que a sua composição seja feita por professores e por representantes das comunidades, ambos articulados aos acontecimentos do ciclo e à realidade local.
3º momento: encaminhamento dos relatórios regionais à Comissão Geral de Sistematização e Encaminhamentos, composta por professores selecionados pela PROEG e COAVI para o procedimento da organização, interpretação e sistematização dos resultados dos seminários regionais, para deles destacar os indicadores para o Fórum de Debates sobre a realidade do Ensino Superior.
Considera-se o momento do Fórum, como aquele em que os resultados dos ciclos retornam à sociedade por meio de debates mais amplos, com o apoio e contribuição de autoridades no campo político e no científico, que serão convidados a discutir os novos paradigmas do Ensino Superior.
Aconselha-se que aos coordenadores dos ciclos e dos seminários regionais, bem como aos membros das subcomissões seja atribuído um acréscimo de dez horas aula, válidas apenas para o período de execução dos eventos.
As coordenadorias e divisões da PROEG estarão engajadas no planejamento e na organização do evento, segundo as especificidades que as caracterizam, são elas:
Assessorias
Coordenadoria de Registros e Controle Acadêmico
Coordenadoria de Expedição e Registro de Diplomas
Coordenadoria Central de Bibliotecas
Coordenadoria de Concursos e Vestibulares
Coordenadoria de Ensino Regular
Divisão de Bacharelados
Divisão de Licenciaturas
Divisão de Cursos Seqüenciais
Coordenadoria de Educação no Campo e Turmas Especiais de Graduação
Coordenadoria de Licenciaturas Plenas Parceladas
Coordenadoria do Programa de Ensino Superior Indígena
Coordenadoria de Educação Aberta e à Distância
A PROEG, por meio de sua equipe de assessores, coordenadores e chefes de divisões fará o acompanhamento dos ciclos regionais e contribuirá com os campi no planejamento, na organização e na avaliação dos mesmos, ou da forma como sua contribuição for solicitada.
2 - O papel da Comissão de sistematização
A Comissão de sistematização será nomeada pela PROEG e terá a responsabilidades de acompanhar os ciclos, estudar os resultados, sistematizar dados e informações dos seminários regionais e identificar os indicadores de orientação do Fórum/2007/2.
Também é de responsabilidade desta comissão o acompanhamento das ações propostas na Agenda COMUNIDADE-10, como forma de avaliação sistemática das mesmas e de divulgação dos resultados obtidos na transformação do Ensino Superior.
O perfil do profissional que comporá a Comissão deverá ter as seguintes características:
•Gestor, professor e/ou pesquisador do quadro de professores efetivos da UNEMAT.
•Conhecimento do organograma e do fluxograma da UNEMAT em suas dimensões político-administrativas e pedagógicas.
•Formação voltada para a pesquisa.
•Familiarização com a diversidade e pluralidade sócio-culturais que constituem o contexto das IES brasileiras e internacionais, bem como dos problemas por elas enfrentados.
•Formação tecnológica de informatização.
•Experiência na promoção de eventos
•Experiência em organização, sistematização e interpretação de dados e informações contidos em eventos tal como o que ora se apresenta.
3 - O papel de cada representante das diversas instâncias da UNEMAT na realização do evento
- Chefes de Departamentos: A nomeação de uma comissão local que irá organizar, projetar e executar as ações do ciclo, também registrar os resultados em relatórios com a avaliação dos mesmos, elaborada pelos participantes. Confecção dos certificados e entrega dos mesmos aos participantes.
- Representação social: As pessoas que representarão a opinião da sociedade, contribuem com críticas ou questionamentos dirigidos ao Ensino Superior e sugestões de alternativas de superação dos problemas colocados à discussão no decorrer do evento. Também, cabe à sociedade cobrar a socialização dos resultados alcançados na operacionalização das propostas para a melhoria desta modalidade de ensino.
- Coordenação do campus: a proposição e acompanhamento na execução do evento bem como da avaliação de seus resultados. Divulgação e convite à participação de pessoas da comunidade. Nomeação de uma comissão para a elaboração do relatório com os resultados dos seminários regionais, sistematizados.
- Pró-reitores, Diretores de Institutos e Faculdades: apoio pedagógico e logístico ao campus e departamentos.
4 - Sugestões de atividades e temas para o evento
Para o Ciclo de Intercâmbios e Reflexões, a PROEG entende que a seleção das atividades, bem como dos temas, seja de competência de cada campus, que o fará em atendimento às peculiaridades de suas respectivas realidades, necessidades e interesses.
Mesmo assim, esta pró-reitoria reserva-se o direito de sugerir o que segue:
1 - Palestras - uma para cada dia.
2 - Mesas redondas com a participação do coletivo social.
3 - Oficinas, segundo os temas propostos e outros sugeridos pela comunidade.
4 - Painéis, segundo os temas propostos e outros sugeridos pela comunidade.
5 - Conferências: segundo os temas propostos e sugeridos.
6 - Seminários de sistematização dos resultados obtidos nos ciclos.
4.1 - Temas:
O papel social da UNEMAT nos processos históricos transformações sociais e culturais das diversas comunidades atendidas por esta IES.
A comunicação como uma via de aproximação, entendimento entre Universidade e Comunidade.
A importância da parceria entre a Universidade e a Comunidade como via para o alcance do sucesso no ensino superior.
4.2 - Duração do evento
Dois a cinco dias, conforme as necessidades dos campi.
Carga horária: 40 h.
4.3 - Cronograma de ação (proposta)
AÇÃO |
OBJETIVO |
ORGANIZAÇÃO |
MÊS 2007 |
PERÍODOS (PRAZOS) |
1-Composição da Comissão organizadora |
Realizar a reunião com os diretores de institutos e faculdades, e com os coordenadores de campus. (Elaborar Relatório Final). |
COMISSÃO: PROEG e COAVI |
MARÇO |
26/03/07 |
2-Contato para definição dos temas a serem discutidos no ciclo |
Convidar as SMEs, escolas e demais órgãos e instituições para a participação
Informar a comunidade em geral a respeito do evento |
COMISSÃO, Institutos e Faculdades, Campus, Departamentos: |
ABRIL |
18, 19 e 20 |
3- Solicitação dos materiais e definição dos locais de realização das frentes de trabalho do evento |
Organizar e propiciar os recursos necessários a cada frente de trabalho |
Campi e Departamentos |
MAIO |
1ª e 2ª quinzenas |
4- Participação nos ciclos regionais. Seminários regionais para a sistematização dos resultados dos ciclos |
Representar a PROEG em cada evento regional, participar dos intercâmbios, expor experiências e coletar resultados. |
(departamentos e professores)
Coordenador e subcomissão |
JULHO |
1ª e 2ª quinzenas |
5- Elaboração do Relatório Final do Ciclo de Intercâmbios e Reflexões. Divulgação dos resultados no CONEPE |
Registrar e organizar os dados dos relatórios regionais. Montar o relatório final. Divulgar. |
COMISSÃO
PROEG e COAVI |
AGOSTO |
1ª e 2ª quinzenas |