|
Edição Atual
Revista Ecos Vol. 12 Nº 01 (2011)
Período de Aceite dos Artigos: 02/04/2012 a 30/04/2012.
Sumário
Nº |
Artigos |
Texto Completo |
LITERATURA |
1° |
MICRO-UTOPIAS URBANAS: “O BANQUETE DOS HERÓIS” PELO COLETIVO DE PERFORMANCE HERÓIS DO COTIDIANO
Gilson Motta
O texto apresenta o trabalho do Coletivo de Performance Heróis do Cotidiano, do Rio de Janeiro, destacando a performance “O banquete dos heróis”, baseada no texto “O banquete”, de Platão. Partindo do princípio de que a arte da performance estabelece no ambiente urbano uma outra forma de vivência das dimensões do espaço e do tempo, conforme os conceitos de “estética relacional”, de Nicolas (...) |
 |
 |
2° |
O ROMANCE DE FORMAÇÃO (BILDUNGSROMAN) NA MODA DE VIOLA: LITERATURA E SOCIEDADE NA MÚSICA CAIPIRA
Jean Carlo Faustino
Este artigo apresenta uma leitura das modas de viola sob a perspectiva do “romance de formação”, conforme foi conceituado por Bakhtin e Lukács. O recorte de análise é feito com base nas modas gravadas pela dupla caipira Tião Carreiro e Pardinho que, no século XX, se notabilizou pelo sucesso e reconhecimento na interpretação deste gênero musical integrante da chamada música caipira de raiz. (...) |
 |
 |
3° |
A LINGUAGEM PROSAICA DA POESIA CABRALINA
Lenise dos Santos Santiago
A partir dos poemas Morte e vida Severina, O cão sem plumas e O rio, abordaremos os questionamentos estéticos da linguagem na obra de João Cabral provocados pela refinada tessitura poética, em que o poeta por uma solução estilística adota a linguagem prosaica como signo metafórico para dar voz ao rio. Nisto apresentando a poesia cabralina como um laboratório de linguagem em que no trabalho (...) |
 |
 |
4° |
A PELE GRÁFICA E O POEMA SÓ: O MANUAL DE CIÊNCIA POPULAR DE WALTÉRCIO CALDAS EA FRASE DE ÁLVARO DE CAMPOS (VOU ATIRAR UMA BOMBA AO DESTINO)
Marcus Alexandre Motta
Esse texto propõe relacionar o Manual da cultura popular do artista plástico Waltércio Caldas e um poema de um só verso do heterônomo pessoano Álvaro de Campos. O intuito é apresentar um estado de pensamento, em progresso, sobre o aparato do ordinário como destino da arte ? entendendo por ordinário a intimidade com a existência (vida ou arte), sem a prova definitiva sobre o que é existir (...) |
 |
 |
5° |
A DANÇA DIONISÍACA EM LAVOURARCAICA E EM ZORBA, O GREGO, DO LITERÁRIO AO CINEMATOGRÁFICO
Maria de Lourdes Abreu de Oliveira, Francis Paulina Lopes da Silva
Relações e trocas entre o literário e o cinematográfico. Abordagem de textos de autores que tornem manifesta a experiência da dança, destacando-se o papel da civilização das imagens e a importância do olho da câmara no mundo contemporâneo. Zaratustra e Zorba, o Grego. O olhar e o olho armado na escritura literária. Técnicas cinematográficas a serviço da literatura e vice-versa. Alargamento (...) |
 |
 |
6° |
POESIAS CANTAM NA INTERCULTURALIDADE
Marly Gondim Cavalcanti Souza
A música constitui o ponto de partida para o diálogo entre e na poligrafia poética de Walt Whitman, Antônio Francisco da Costa e Silva e Léopold Sedar Senghor. Sendo eles diferentes na época, abrangendo os séculos XIX e XX; na cultura: americana, brasileira, francesa e senegalesa; e na língua: inglês, português e francês, apresentam semelhanças no processo criativo quando solicitam o léxico (...) |
 |
 |
7° |
RECONSTRUÇÕES DO LABIRINTO EM POEMAS E IMAGENS
Mônica Luiza Socio Fernandes
O labirinto com seus enigmas e mistérios sempre exerceu fascínio sobre os homens, o que, de certa forma, explica a reincidência do tema nas mais diversas artes ao longo da história. Nesta proposta de cunho comparatista, procuramos ampliar os significados das retomadas desse elemento arquetípico ao estabelecer relações de intertextualidade entre as metáforas e as imagens configuradas na (...) |
 |
 |
8° |
CINEMA E EDUCAÇÃO: PENSANDO EM UMA PROPOSTA DE ENSINO DO CINEMA BRASILEIRO
Salete Paulina Machado Sirino
Neste texto, reflete-se sobre a necessidade de uma proposta metodológica para o ensino do Cinema Brasileiro, com vistas à formação de professores para a utilização desta no ensino fundamental e médio. Têm-se, portanto, a crença de que tal proposta deveria conter uma base teórica sobre a história do Cinema Brasileiro – principais movimentos, filmes e cineastas e - modelos de análise da forma (...) |
 |
 |
9° |
MRS. DALLOWAY: DA LITERATURA AO CINEMA
Vinícius Rangel Bertho da Silva
Londres, 1925: Virginia Woolf publica um dos romances centrais de sua obra ficcional, Mrs. Dalloway. A trama gira em torno de um dia de Clarissa Dalloway, uma dama da alta sociedade inglesa que está às voltas com seu ecos de seu passado e com uma festa que dará naquela noite. O romance surpreende crítica e público por adotar uma forma pouco explorada pela Literatura de então, o que fez de (...) |
 |
 |
LINGUÍSTICA |
10° |
LÍNGUA E MEMÓRIA: EFEITOS DE SENTIDO NA MANUTENÇÃO DA CULTURA
Águeda Aparecida da Cruz Borges
Este texto apresenta reflexões e análises sobre o funcionamento da memória na língua e seus efeitos de sentido na/para a manutenção da cultura. Entrelaçamos alguns ‘fios’ discursivos, por exemplo, sobre como os processos de naturalização, oficialização, convenção, interdição da língua que são determinantes nos processos de identificação do sujeito. No caso específico, o enfoque é dado ao (...) |
 |
 |
11° |
INDIVIDUAL DIFFERENCES IN WORKING MEMORY CAPACITY AND L2 READING COMPREHENSION
Joara Martin Bergsleithner
Esta resenha tenta, brevemente, estabelecer uma relação entre as diferenças individuais em relação à capacidade de memória de trabalho e compreensão de leitura. Primeiramente, a resenha discute resultados de estudos realizados sobre tal relação, levando em consideração a primeira língua ou língua materna (L1). Em seguida, revela evidências para tal relação na língua estrangeira ou segunda (...) |
 |
 |
12° |
A REPRESENTAÇÃO DO HERÓI BRASILEIRO NA MÍDIA IMPRESSA
Maria Luceli Faria Batistote, Luciana Garcia Gabas Coelho
O personagem mítico, protagonista de obras ficcionais, permeia a realidade humana e traz à tona anseios e desejos das pessoas comuns. A figura do herói e sua representação, embasada no conceito filosófico de mito, é tema deste artigo, que tem como corpus de análise a capa da revista Veja, publicada em 10 de novembro de 2010, em que o protagonista do filme Tropa de Elite, capitão Nascimento, (...) |
 |
 |
13° |
“PEDAGOGIAS CORPORAIS”: DISCURSOS SOBRE GÊNERO E
DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA
Rubenilson Pereira de Araújo, Flávio Pereira Camargo
Nosso objetivo, neste trabalho, é apresentar resultados parciais de um estudo de caso sobre práticas discursivas no ambiente escolar. Para nossas reflexões, neste artigo, delimitamos como recorte as entrevistas realizadas com as professoras e os professores, a diretora e a coordenação pedagógica, cujas informações obtidas nos levam ao questionamento sobre qual o lugar do gênero e da (...) |
 |
 |
|