AS MARCAS DO GÊNERO MASCULINO NA PUBLICIDADE BRASILEIRA: UMA QUESTÃO DE BOM LÉXICO
Edson Roberto Bogas Garcia
Eduardo César Catanozi
Resumo
Resumo: O objetivo do presente estudo é verificar a relação entre léxico, cultura e gênero
social. A partir dessa investigação, intenciona-se averiguar a influência do léxico na
construção de textos publicitários voltados ao público masculino. Nosso ponto de partida
foi o pressuposto de que há uma constituição incessante de unidades lexicais em todo
estado de língua, causada por dois fatores principais: necessidade comunicativa e
imperativo de nomear objetos e atitudes. Entendemos que essa formação lexical é baseada
nos aspectos culturais, compreendidos como as diversas formas de viver de uma
determinada sociedade, ou de um determinado grupo. Podemos notar, dessa maneira, que a
cultura é uma entidade dinâmica e, portanto, o léxico é um importante meio pelo qual
podemos perceber as possíveis diferenças de cunho social, como, por exemplo, aquelas
demonstradas em pesquisas sociológicas e sociolinguísticas que tendem a apontar, ainda
hoje, uma visível distinção entre os sexos. Nesse contexto, acreditamos que a publicidade,
integrante dessas proposições culturais, escolha criteriosamente seu público-alvo no intuito
de obter sucesso em suas campanhas. Tendo em vista sua preocupação na elaboração de
uma mensagem, supomos que tais filtros sejam diferentes para homens e mulheres.
Palavras-chave: léxico; aspectos culturais; gênero; publicidade; textos publicitários
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