ENSINO DA GRAMÁTICA DO INGLÊS NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA: CONTEXTUALIZAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM AULAS DE INGLÊS/LE
Joara Martin Bergsleithner
Resumo
O presente estudo teve como objetivo investigar o ensino da gramática do inglês
no contexto da escola pública e a contextualização da prática pedagógica, envolvendo
forma, significado e função, em aulas de inglês como LE (BERGSLEITHNER, 2002, 2006;
CELCE-MURCIA, 1992; LARSEN-FREEMAN, 1991, 1995). Treze professores de treze
escolas de Ensino Médio da rede pública estadual de Ilhéus (BA) foram investigados sobre
a instrução formal ou o ensino da gramática do inglês. Os dados foram coletados através da
aplicação de um questionário e da observação e anotação das práticas pedagógicas dos
professores e analisados por meio de uma perspectiva qualitativa e quantitativa. Os
resultados mostram que dos professores que contextualizaram o ensino da gramática ou a
instrução formal do Inglês/LE, a maioria adotou uma instrução explícita para ensinar os
aspectos formais e mencionar as regras gramaticais e, somente um professor intercalou a
abordagem explícita e implícita. Os resultados também mostram que, em geral, existe uma
relação entre as respostas dos professores a respeito da contextualização do ensino da
gramática e sua prática pedagógica da instrução formal em aulas de inglês/LE.
Palavras-chave: Ensino da gramática do inglês/LE, prática pedagógica, instrução formal,contextualização, escola pública.
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