ESTADO E POLÍTICAS DE LINGUA AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA COMO PRODUÇÃO DE SENTIDOS
Ana Maria Di Renzo, Francielli Carolina Durigon
Resumo
Este artigo é resultante da nossa participação no projeto de Cooperação Internacional sob o título "História das Ideias Linguísticas" e que no Brasil se ocupa Ética e
Política das Línguas, cujo objetivo é (re)construir a história da constituição do saber metalinguístico sobre a língua portuguesa, a partir de uma posição histórica sobre a produção
do conhecimento, logo dos seus processos de produção. Dessa forma, pode-se não
somente ter acesso à forma como o saber sobre a língua no Brasil se constituiu, mas
também como esse mesmo saber constituiu o homem "sujeito nacional", o cidadão
brasileiro. Portanto, a história de que falamos, isto é, fazer história das ideias linguísticas
é tratar a própria produção do conhecimento sob a perspectiva de uma política do
conhecimento sobre linguagem, o que nos convoca tratar, também, da ética, que, segundo Orlandi (1999), toca "o modo como funcionam os princípios que fundamentam a
vida social". Assim sendo, estudamos a formação do Estado brasileiro, conjugada com
a instituição da Língua Nacional e o surgimento da Escola. Isto nos permitiu, portanto,
através da (re)leitura discursiva de arquivos, dar visibilidade ao saber produzido sobre
a língua e a constituição do sujeito nacional, a partir das condições próprias da nossa
história. E, tocados por essa questão, escolhemos o Colégio Liceu Cuiabano de Mato
Grosso num período que compreende o final do século XIX e início do século XX, precisamente, na primeira República. Período em que passando de Colônia a Estado
independente era preciso gramatizar e/para ensinar a língua nacional. Resulta dessa
reflexão nosso interesse pela criação dos grandes Colégios do país e pela formação
do cidadão brasileiro que vamos ter como produto da relação Estado/Língua/Sujeito. A
construção de instrumentos lingüísticos, pela sua divulgação e pela produção que
vai elaborando, institui uma política de língua que, por conseguinte, vai dando forma
e identidadea um cidadão. Nosso interesse está no que ele representou na construção do
saber sobre a língua no Brasil e na constituição do cidadão Mato-grossense Brasileiro.
Em outras palavras, a construção tanto da língua quanto do saber sobre ela está
intimamente relacionada com a formação do Estado, processos que nos mostram os
modos de sua constituição, logo, da sua história. Ao propormos tal estudo, objetivamos explicitar essa história, aliando a construção do saber sobre a língua, o nascimento da
Escola e a constituição do sujeito nacional.
Palavras-chave: Língua, História, Discurso, políticas de língua
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