Revista ECOS

Edição Atual


Revista Ecos Vol. 07 Nº 01 (2007)


Capa


Expediente


Revista Completa


Sumário

Artigos Texto Completo
LITERATURA

CONTOS BREVES, DE CESÁRIO PRADO: UM LIMIAR NA CONTÍSTICA MATO-GROSSENS

Agnaldo Rodrigues da Silva

Este ensaio é um estudo sobre a estrutura narrativa do livro Contos Breves, de autoria do escritor matogrossense Cesário Prado. Trata-se de uma obra publicada em 1962 e que se transformou em uma fonte fundamental para compreender a contística em Mato Grosso no século XX.

TRAÇOS DE ESTILO DE RICARDO RAMOS E A (IN) CONVENIÊNCIA DA CRÍTICA SOBRE TERNO DE REIS, DE 1957

Eleusa Ferreira da Silva e Aroldo José Abreu Pinto

Parte integrante dos estudos empreendidos pelo Projeto "Organização do Acervo de Ricardo Ramos" (2007-2009), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – Brasil, este artigo faz um levantamento dos principais traços de estilo de Ricardo Ramos apontados pela crítica em torno da obra Terno de Reis (1957) no ano de sua publicação. Analisados parte dos (...)

IMAGEM E MEMÓRIA EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS

Walnice Matos Vilalva

Em Grande Sertão: Veredas, as imagens figuram a experiência longínqua, realizando-se em forma e matéria. Um jogo com diversos componentes formais obedece a regras e a estratégias preciosas de duração na elaboração narrativa. Essas estratégias constituem um modo de organização que se estabelece a partir de elementos inseparáveis: a manipulação da experiência passada pelo narrador conjugada à (...)

NOVO MUNDO: UM JORNAL DE LINGUAGEM SEM FRONTEIRAS

Yasmin Jamil Nadaf

Em 1945, após o término da 2ª Guerra Mundial, na pequena cidade de Guiratinga, região de extração garimpeira em meio ao sertão de Mato Grosso, surgiu o periódico literário Novo Mundo, visando à fraternidade intelectual e humana e à difusão da cultura entre os povos das três Américas. O jornal, idealizado e editado pelo escritor Raimundo Maranhão Ayres, desapareceu possivelmente em 1954, e (...)

LINGUÍSTICA

A PERSUASÃO EM MÉDICI E EM CHICO BUARQUE

Edilene Gasparini Fernandes

Este trabalho promove uma aproximação entre o discurso de posse do Presidente Médici e quatro músicas de Chico Buarque cujos temas giram em torno da repressão militar. Aproximando dois tipos de discursos inversamente opostos, usamos como ferramentas a verificação dos termos gramaticais, como verbos e pronomes, a constatação dos usos de certos lugares, no sentido aristotélico do termo, e a (...)

A INSCRIÇÃO DO SUJEITO NA LINGUAGEM: UM CONTRAPONTO ENTRE BENVENISTE E LACAN

Flávio Roberto Gomes Benites

O trajeto que aqui fazemos tenta mostrar que há uma multiplicidade de estudos possíveis a partir da linguagem. Assim, marcamos uma relação da linguagem com a questão do sujeito por considerá-lo um campo fértil de reflexões cujo desenvolvimento se deu (ou se dá), de uma maneira ou de outra, graças ao seu vínculo com os estudos da linguagem. Devido à amplitude que a temática sujeito-linguagem (...)

REGULAÇÕES DE PODER NO DISCURSO JORNALÍSTICO

Maria Luceli Faria Batistote

Com base nos princípios da Análise do Discurso de linha francesa, especialmente as contribuições teóricas de Bakhtin (1997), Pêcheux (1988), Authier-Revuz (1990), Maingueneau (1993), a pesquisa tem por objetivo descrever e interpretar, focalizando as heterogeneidades enunciativas, aspectos da representação identitária, social e cultural do índio Paresí. Os itens analisados forneceram (...)

A LINGUAGEM NÃO-PADRÃO NA LITERATURA TRADUZIDA: TEORIAS E POLÍTICAS SOB ANÁLISE

Maristela Cury Sarian

Este artigo tem por objetivo refletir sobre algumas questões concernentes à tradução dialetal. Para iniciar essa discussão, apresento a visão estruturalista, passando a me ater à vertente pós-estruturalista da tradução, especialmente no que diz respeito a seu viés político, relacionado à presença de linguagem não-padrão na literatura traduzida e ao papel que as editoras exercem no momento de (...)

AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO MÉDIO

Mônica Cidele da Cruz

Este texto tem por objetivo discutir, à luz de teorias sociointeracionistas, as condições de produção de textos escritos no nível médio. Para isso, assisti a aulas de Redação no período de três meses para observar a prática pedagógica do professor durante o trabalho com a escrita em sala de aula. O corpus de análise, neste artigo, consiste em três textos produzidos nas aulas de redação, bem (...)

10°

A PESQUISA COMO DIMENSÃO DO PROCESSO FORMATIVO NA GRADUAÇÃO

Nilsa Brito Ribeiro e Valdir Heitor Barzotto

Trabalho destinado a contribuir para a reflexão sobre a importância de a pesquisa estar vinculada à formação, no decorrer das disciplinas de graduação, desde o ingresso do aluno na universidade. A partir da experiência na formação de profissionais da área de Letras e na pesquisa sobre a presença da pesquisa no interior das disciplinas deste curso, estabelece-se uma discussão sobre os (...)





ISSN:
1806-0331
(impressa)

ISSN:
2316-3933
(online)

Fale Conosco: coordecom@unemat.br