Revista ECOS

Edição Atual


Revista Ecos Vol. 06 Nº 03 (2007)


Capa


Expediente


Revista Completa


Sumário

Artigos Texto Completo
LITERATURA

RECONSTRUÇÃO PARÓDICA E DESAUTOMATIZAÇÃO NO CONTO "A NOITE DA PAIXÃO", DE DALTON TREVISAN

Olinda Cristina Martins Aleixo

Este trabalho tem como objetivo analisar a forma como o escritor curitibano Dalton Trevisan realiza a reconstrução paródica do episódio da Paixão de Cristo no conto "A noite da Paixão", por meio de procedimentos literários irônicos, que promovem a desautomatização e a problematização da narrativa oficial, provocando a releitura crítica do discurso religioso.

O HOMEM SEM IDENTIDADE: REFLEXÕES SOBRE A ESFERA DO TRABALHO

Shirlene Rohr de Souza

Propõe-se uma reflexão a respeito do homem e das atividades que ele desempenha. O homem contemporâneo, pressionado pelas inúmeras exigências da vida moderna, entrega-se a um trabalho sem fim, inúmeras vezes repetido e muitas vezes destituído de um sentido final. Hannah Arendt, em A condição humana, discute as circunstâncias que levaram o homem a se mover no ciclo vicioso do trabalho-consumo, (...)

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PARA LOBIVAR MATOS: UM NOME JÁ RECONHECIDO PELA CRÍTICA

Susylene Dias de Araújo

Lobivar Matos (1915-1947), poeta que em Areôtorare, seu livro de estréia, no ano de 1935, apresentavase como desconhecido, é o assunto deste artigo, na tentativa de reunir alguns escritos sobre sua vida e obra para assim contrariar a perspectiva inicial de um artista relegado ao esquecimento. Acreditamos que no momento em que a visada crítica se volta para esta produção, os estudos culturais (...)

O SAGRADO E O PROFANO EM "ENTRE TINIEBLAS", DE ALMODÓVAR

Edilene Gasparini Fernandes

No artigo analisamos as imagens do sagrado e do profano representadas no filme Entre tinieblas, de Almodóvar, lançado em 1983. Leituras bíblicas entrelaçam-se com a visão almodovariana sobre a supremacia do poder feminino dentro de um cenário barroco, carregado pela presença do desejo, tão comum às suas obras

A HISTÓRIA REVISTA: O ESPAÇO DA PARÓDIA NAS CIDADES INVENTADAS DE FERREIRA GULLAR

Adriana Lins Precioso

A paródia é identificada, neste trabalho, como um dos recursos utilizados pelo texto literário para recuperar e questionar acontecimentos comprovados historicamente. Para isso, serão analisadas três narrativas da obra Cidades Inventadas de, Ferreira Gullar, marco de estréia do poeta como contista

CRÍTICA DO IMAGINÁRIO E CIÊNCIAS HUMANAS NA INTERPRETAÇÃO DO POEMA: POR UMA POÉTICA DA CONTEMPLAÇÃO

Rosana Rodrigues da Silva

Este trabalho resume a fundamentação teórica da crítica do imaginário de Gilbert Durand, por meio da qual se compreende a contemplação poética. Admite-se uma abordagem, fundamentada em diferentes suportes teóricos, os quais, mantidas suas diferenças, podem contribuir para a análise literária. Desse modo, questões sobre poética são retomadas, da mesma forma que a psicanálise nos ajuda a (...)

HUMANO, CONSIGNADO HUMANO (Manoel de Barros e a linguagem)

José Carlos Pinheiro Prioste

A poesia de Manoel de Barros destaca a palavra como invenção de um mundo no qual a oposição não constitui paradoxos, mas uma unidade complementar dos contrários. O conhecimento racional defende a separação entre o sentir e o pensar para estabelecer um método seguro e firme de uma avaliação exata da realidade e da verdade. A poesia prefere a contradição de um pensar em que os contrários, como (...)

PIEDADE E CONCEIÇÃO (entre o altar e as algemas)

Irene Severina Rezende

O artigo consiste no estudo de dois contos, quais sejam, No Moinho, do português de Eça de Queiroz, e Missa do Galo, do brasileiro Machado de Assis. Neles é enfocado o aspecto sonhador que aproxima as duas personagens femininas: Piedade e Conceição. Tal aproximação, tanto dos contos, quanto das personagens, deu-se pelo fato de seus autores serem grandes observadores das sociedades em que (...)

A LEITURA COMO PRESSUPOSTO AO ENSINO DE LITERATURA

José Pereira da Silva Neto

Atualmente parece haver uma preocupação maior quanto à especificidade do ensino de literatura, seja em qual nível for de escolaridade. E este fato, pelas produções editoriais que compõem o mercado, começa a tomar forma e corpo a partir das pesquisas acadêmicas dos anos 70.

LINGUÍSTICA
10°

A ORGANIZAÇÃO INTERATIVA NO GÊNERO ENTREVISTA: UMA ABORDAGEM HETEROGÊNEA SOBRE AS PRÁTICAS DISCURSIVAS E SOCIAIS

Neusa Inês Philippsen

Nosso objetivo neste artigo, que se filia à Lingüística Aplicada, à Sociolingüística Interacionista e à Análise Dialógica do Discurso, é averiguar o processo interacional e dinâmico de construção de significados em um contexto institucional, o jornal, como o espaço selecionado para a investigação da linguagem "em ação". O gênero escolhido é uma entrevista, que traz como estrutura tópica o (...)

11°

RAZÕES DA VIOLÊNCIA – A NOVA RETÓRICA

Tânia Pitombo-Oliveira

O texto Razões da violência, retirado do jornal A Folha de São Paulo, será analisado seguindo os conceitos teóricos propostos no livro Tratado da argumentação – a nova retórica, de Chaïm Perelman e Lucie Tyteca. A escolha desse texto deu-se pela atualidade do tema e também porque o entrevistado, Paulo Lins, é o autor do livro Cidade de Deus, que inspirou o filme homônimo e que trata, de (...)

12°

LINGUAGEM PELA LINGUAGEM – OS GESTOS DE INTERPRETAÇÃO NO TRABALHO DE RITA LEE

Patricia Vasconcelos Almeida

Este trabalho, com características transdisciplinares, visa observar à luz da Análise do Discurso, o percurso que Rita Lee percorreu no momento em que se predispôs a traduzir, em seu último CD intitulado: "Rita Lee aqui, ali, em qualquer lugar", algumas canções dos Beatles. Para tais análises, levamos em consideração a concepção de sujeito e de linguagem, não somente em termos de língua para (...)

13°

A ORIGEM DA NOMENCLATURA MÉDICA, O TEXTO CIENTÍFICO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A TRADUÇÃO MÉDICA

Paula Tavares Pinto Paiva

Este artigo tem como objetivo apresentar considerações em relação à origem da nomenclatura médica e a aspectos da linguagem encontrada em textos científicos, assim como discutir suas implicações para o trabalho do tradutor de textos médicos.





ISSN:
1806-0331
(impressa)

ISSN:
2316-3933
(online)

Fale Conosco: coordecom@unemat.br